quinta-feira, março 28 2024

leftovers1x09

[contém spoilers] Assim como nos melhores episódios de LOST, um dos capítulos mais fortes desta irregular primeira temporada de The Leftovers foi justamente aquele com um flashback que trouxe uma contextualização maior dos sobreviventes do 14 de outubro, e me pergunto por que ele veio tão tarde na temporada. Mais do que isso, The Gaveys at Their Best esclarece vários pontos obscuros da trama, encaixando as peças que faltavam para que o nosso envolvimento com esta errática série se tornasse mais completo.

Posicionando a narratica um dia antes da Partida Repentina até o momento do seu acontecimento, a série pôde mostrar o contraste e o impacto que o evento trouxe na vida das personagens que estamos acompanhando, explicando, ainda, a motivação por trás de ações erráticas e/ou incompreensíveis como a de Laurie Garvey se juntando aos Remanescentes Culpados ou dando uma dimensão ainda maior à angústia da “heroi” Nora Durst.

Além disso, a direção de Daniel Sackhein e o roteiro de Lindelof com Kath Lingenfelter foram extremamente felizes em introduzir e destacar diversos elementos que se tornaram recorrentes no “futuro” da série e que os mais atentos certamente notaram, numa espécie de “pista x recompensa” ao contrário, desde a perseguição de Garvey pelo cervo que invade casas, o cigarro, a adoção do cachorro e as várias referências prévias à perda que se tornam relevantes por já sabermos o que vem em seguida, mas ainda assim jamais se tornando menos interessante (em especial a ponta da mulher que perde o bebê no primeiro capítulo).

Construído em uma crescente que culmina justamente no momento chave da premissa da série (com a ajuda da excelente trilha-sonora de Max Richter), The Garveys at Their Best foi essencialmente eficaz em retratar não só os Garveys como todos os personagens em situações frágeis ou até mesmo constrangedoras instantes antes do acontecimento, do pastor prestes a entrar no carro que colocara sua mulher em coma à Patti, que tornar-se-á a líder do grupo que quer lembrar o mundo anos depois do que ocorreu naquele dia. Ainda reforço que este capítulo poderia ter vindo um pouco antes na temporada para dar o significado que muitas vezes procuramos em The Leftovers. De toda a forma, um ótimo episódio.

4star

The Leftovers fará uma pausa na exibição no dia 31/08 e retornará para o capítulo final em 07/09 devido a um feriado nos EUA.

1 comment

  1. acredito que justamente por estar no final da temporada é que esse episódio funcione tão bem. se viesse antes talvez o impacto seria menor.

Deixe um comentário