sábado, abril 20 2024

chaves

Desde 11/08 a série El Chavo del Ocho (Chaves) está sendo exibida “em HD” pelo canal aberto SBT. A notícia foi dada pelo diretor Murilo Fraga em sua conta pessoal no Twitter. A conversão, aqui, nada mais é do que uma literal “esticada” na imagem para que ela preencha telas de 16:9 no formato digital, eliminando as barras laterais que seguravam a razão de aspecto em 4:3.

[Senhor Barriga vem ao Brasil na Comic Con XP]

Ao contrário de filmes antigos que, gravados em películas, podem ser convertidos para alta definição, El Chavo del Ocho foi totalmente gravado em formato analógico, então a mudança é uma simples gambiarra. O leitor Fábio Mendes explica melhor o processo que foi feito e ilustra com uma imagem:

Estão simplesmente fazendo o mesmo que os canais Viva, Cartoon Network HD e TBS na TV paga: esticando e deformando a imagem SD 4:3 nativa pra ocupar a tela toda em widescreen 16:9. Aí um exemplo de como está indo ao ar: http://i.imgur.com/wZMkqew.jpg. Desde segunda, dois episódios foram exibidos assim como teste. Provavelmente, a intenção deles no futuro é fazer isso com todas as atrações da grade (novelas, filmes) que não tenham opção HD (o que, no SBT, é MUITA COISA).

Deixe um comentário