quarta-feira, abril 24 2024

Por Bruno Carvalho

Na última segunda-feira, o canal americano NBC divulgou a sua programação para o Mid Season 2012, período que compreende os meses de Janeiro a Abril do próximo ano, com a introdução de algumas séries novas como The Firm, Smash, Are You There, Chealsea? e o retorno de 30 Rock e The Voice. Mas o que chamou a atenção de toda a imprensa especializada, espectadores e críticos de TV foi a mais do que notada ausência de Community, que a partir do início do ano, está fora da programação do canal e sem uma data confirmada para retorno. Não é novidade pra ninguém que a comédia criada por Dan Harmon nunca conseguiu emplacar com o grande público – o que de certa forma acontece de forma generalizada na NBC, canal que amarga uma das últimas posições em audiência nos EUA.

Por outro lado, produções medíocres como Up All Night, Whitney e até mesmo dramas insossos como Grimm continuarão exibidas neste período. Mesmo sem confirmar o cancelamento, o afastamento de Community da grade sinalizou que esta pode muito bem ser a última temporada desta incrível sitcom, considerada por muitos (e por mim) como a melhor da TV atualmente ao lado de Louie. E por que isso? Por números de audiência? A NBC não tem nenhuma série cômica que se destaque tanto assim a ponto de uma produção tão genial como Community ser preterida, especialmente considerando que as comédias de Christina Applegate e Whitney Cummings ganharam passe livre para continuar. Isso está errado.

NBC, salve Community!

Salve roteiros primorosos e subversivos no lugar de textos preguiçosos à la Chuck Lorre. Personagens ricos e bem construídos, histórias inteligentes e divertidas em vez da baixaria que toma conta da TV em porcarias como 2 Broke Girls, Mike & Molly e Two and a Half Men. Salve a criatividade, a inventividade. É assim que quer ser lembrada, NBC? Vocês já seguraram a onda de 30 Rock e hoje colhem os frutos com prêmios e mais prêmios graças aos excelentes roteiros de Tina Fey. Dan Harmon não faz diferente. Semana após semana ele entrega episódios que são verdadeiras obras primas, do Natal incontrolável de Abed até as batalhas de paintball; os clássicos revivals do cinema; as homenagens ao spaghetti western, aos filmes de máfia, dramas noir e por aí vai.

Salve Community. Em que outra série de comédia hoje veríamos um texto tão afiado e corajoso, que num momento discute múltiplas linhas do tempo e em outro recria um cenário apocalíptico dominado por zumbis – tudo no pano de fundo de uma faculdade comunitária? Salve o triunfo da linguagem, da metalinguagem e das ótimas referências que valorizam e homenageiam a cultura pop (ao contrário das porcas referências que a denigrem, como na cansativa e repetitiva The Big Bang Theory). Salve Abed, o nerd verdadeiro, a divertida destruidora de buzz Britta, os politicamente incorretos Pierce e Shirley e os carismáticos Dean Pelton, Senõr Chang, Troy, Annie e o incorrigível Jeff Winger.

Salve Troy and Abed in the Morning, For a Few Paintballs More, Critical Film Studies, Advanced Dungeons & Dragons. Salve a qualidade que vocês tem em mãos. Salve esta comédia que deve figurar entre as grandes sitcoms do canal, ao lado de Parks and Recreation, The Office, 30 Rock, Friends e Seinfeld. Precisamos dela no ar.

Salve Community, NBC.

Six seasons and a movie“.

40 comments

  1. Parabéns pelo texto. Realmente, se o cancelamento vier a acontecer… Não sei como viverei sem Community, com tanta sitcom ruim passando, Community é a série que me faz sorrir. Espero de coração que a NBC não cancele uma das melhores séries do últimos anos.

  2. Eu já dei uma chorada desde ontem, mas estou tentado ficar esperançosa. Existem muitos pontos que levam a crer que Community não será cancelada, not just yet. E bom, é a NBC, por lá eles dão chances às séries. Vai voltar e vai ter a 4ª temporada, que aí sim pode ser a última para fechar o ciclo universitário e eu me daria por satisfeita então…

    Então agora que eu estou do lado esperançoso (e já aderi a campanhas no Facebook!) tem outra coisa me incomodando na programação da NBC pro mid-season.

    Eu estava esperando Awake há meses, ficava emocionada toda vez que via o preview, potencial incrível, todos os críticos dizendo que foi o melhor piloto da temporada e agora nada??? Não há menor previsão. Alguns dizem que a NBC está preocupada com o tom dark da série ser muito pesado, que não sabem como estruturar a série. Se esta for uma decisão para melhorar a qualidade de Awake, dando mais tempo aos responsáveis para aprimorá-la, ótimo. Mas se Awake nunca chegar à tv vai ser muito frustrante…

  3. Ah, claro, esqueci do mais importante.

    Quando Cougar Town voltar, precisamos de um episódio em que o Trravis reclame de Community ser tirada do ar!

  4. Realmente uma ótima comédia e que merece continuar no ar. Mas confesso que não vejo essa coisa tão extraordinária em Community. Vai ver eu não tenho esse senso crítico tão apurado pra séries, mas acho que Modern Family, até agora, é a melhor comédia no ar. De qualquer forma, volto a afirmar que Community é uma ótima série e que merece sim continuar no ar!

  5. Eu gosto de Community, mas esse episódio do Natal incontrolável de Abed é um dos mais insuportáveis de toda a série. A segunda temporada, aliás, foi a mais fraca. Agora que melhoraram na terceira, querem cancelar?

  6. Eu indico Community pra todos os meus amigos. É de longe a melhor comédia a que assisto, seguida por Modern Family. Estou cansado até de The Big Bang Theory, acho que não funciona mais. Community pelo menos faz algo de diferente. Salve Community!

  7. Tem q lançar o movimento Occupy NBC pra fazer eles salvarem COMMUNITY

  8. Community é a melhor comédia. Uma pena estar na corda bamba. Infelizmente, séries ruins têm audiência (Two & A Half Men e Glee, por exemplo), quanto séries geniais são pouco assistidas.

  9. Sou muito fã de Community, e espero muito que ela não acabe. Dito isto, essa temporada está bem aquém das anteriores na minha opinião.

  10. A notícia é que Awake deve ficar pra Summer ou Fall Season, mas que deve ser exibida sim. Vou apurar mais.

  11. LOUIE é a melhor comédia … eu vi 3 episodios de Community e ñ achei tão legal assim como falam!

  12. Nossa ótimo texto. Comédia igual a Community: jamais, eu não entendo como TBBT tem audiência e Community não…
    Enfim #SaveCommunity

  13. Apesar desta temporada estar mais fraquinha que as anteriores (tirando o ótimo Remedial Chaos Theory), ainda assim a série ainda tem muito gás, com certeza mais do que TBBT ou T&AHM. Por favor, NBC, não cancele Community agora. A TV está em falta de comédias boas!

  14. Desde os primeiros rumores que ja estav triste e desanimado,ai depois veio esse fora do Mid-season,ai fiquei triste com força,mas lendo o texto (ispirador,diga-se de passagem) não há muito a dizer,ta tudo ai… SALVEM COMMUNITY

  15. “considerada por muitos (e por mim, ao lado de Louie) como a melhor da TV atualmente.”

    Corrigido!! =)

  16. Salve Community!!! Séria super divertida…mas como isso não dá ponto de audiência?!!! Vai virar cult.

  17. Fiquei triste! Americano é muito tapado mesmo, ficam dando audiência para aquele lixo do “Two and a half man” e uma obra prima como “community” quase ninguém assiste (se compararmos números). Realmente fará muita falta todo esse pessoal.

    Ps: Jeff e o reitor cantando kiss from a rose no karaokê foi hilário!

  18. Infelizmente o grande público americano tem o mesmo problema do grande publico brasileiro, aquele misto gostoso de preguiça e ignorancia, pra que ver essas comédias geniais que fazem você pensar se eu posso rir de uma piada de peido?
    E la vamos nós, depois de perder “Arrested Development”(na minha opnião a melhor comédia ja feita) perder mais uma sitcom que não pode ser definida com outra palvra se não GENIAL.
    Salvem “Community” porque só quem conhece sabe a necessidade das “Six seasons and a Movie”.

  19. Sou fã de Community desde o primeiro episódio, mas sinceramente, nessa temporada só se salva um episódio.
    Está fraco sim e o Abed virou um Sheldon da vida, mais sem graça impossível.

  20. Adoro Community, mas ela não é tão genial assim (o que ela faz e fez outras tão anárquicas quanto já fizeram) e nem TBBT é tão cansativa . Há bobagens homéricas no ar, como a bobinha 2 broke girls, mas ó, não existe nenhuma conspiração universal que impeça a gente de ver 2 ou 3 comédias de cada vez. Não entendo o raciocínio de detonar para salvar.

  21. Texto altamente crítico baseado no gosto pessoal de quem o escreveu. Se gosta da série e a acha tão fantástica assim, para confirmar o que pensa não é necessário denegrir outras séries que, se estão no ar, é porque existem pessoas que assistem e se divertem. Valorize seu gosto e não desvalorize o alheio.

  22. Eu não entendo como glee, are you there chealsea?, entre tantas outras séries chatas e cansativas conseguem mais audiência que community. Vou sentir muita falta da série, que junto com Modern family e how I met your mother, é a minha favorita

Deixe um comentário