quinta-feira, março 28 2024

listaligadalp

Até alguns anos atrás, a aspiração de todo e qualquer ator era chegar a Holywood, o ápice da carreira, participando de produções caras e recebendo cachês milionários. Para isso, um dos degraus que os levavam ao estrelato nas telonas eram as séries de TV, na qual vários dos atores que fazem sucesso atualmente começaram (como George Clooney, por exemplo). No entanto, desde algum tempo, as produções televisivas vêm se tornando cada vez mais ambiciosas e criativas. Somando-se a isso, o surgimento de canais como AMC e Showtime (além de um investimento maior da HBO na qualidade de suas séries) tornaram a TV um veículo tão relevante quanto o cinema, atraindo elencos que até então só podiam ser imaginados nas telonas. Portanto, nós do Ligado em Série apontamos aqui alguns exemplos de atores e atrizes consagrados em Hollywood que também encontraram espaço nas séries de TV.

Glenn Close

glenn close

A atriz viveu o auge de sua carreira cinematográfica nos anos 80, incluindo aí Fatal Attraction (Atração Fatal) como seu trabalho mais memorável, quando virou sucesso de crítica e público, conquistando nada menos que 5 indicações ao Oscar. No entanto, a partir de meados da década de 90, Close deixou de receber convites interessantes para atuar e pouco a pouco sua carreira foi sendo reduzida a participações em filmes de pouca expressão. Foi então que, em 2005, a atriz foi convidada a integrar o elenco da quarta temporada de The Shield, do canal FX, no qual interpretou a Capitã Monika Rawling. Mas o sucesso veio mesmo com a inescrupulosa advogada Patty Hewes, de Damages, também no FX, em 2007. Seu sucesso rendeu sua volta às telonas m grande estilo: foi novamente indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação no filme Albert Nobbs.

Kevin Spacey

Kevin Spacey

O ator vencedor de 2 estatuetas do Oscar virou sinônimo de sucesso na Academia. Participando dos premiados American Beauty (Beleza Americana), L.A. Confidential (Los Angeles – Cidade Proibida), dentre tantos outros, Spacey ainda encontra tempo para participar da produção e da direção de seus filmes. Portanto, foi com grande entusiasmo que o público reagiu quando foi anunciado que o mesmo faria parte do elenco de House of Cards, a primeira série original do Netflix. E Kevin Spacey correspondeu plenamente às expectativas: contando com um roteiro inteligente, aliado a diretores de renome, como David Lynch e Jodie Foster, o ator já pode marcar a série como mais um tiro certeiro.

Jessica Lange

jessica lange

A veterana atriz que foi sexy symbol na década de 70 iniciou sua carreira no cinema com a refilmagem do clássico King Kong, e alguns anos depois ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme Tootsie, fato que viria a se repetir em 1995, quando conquistou a estatueta com o filme Reds. Após amargar um período de afastamento de produções importante na indústria, Lange foi chamada por Ryan Murphy para integrar o elenco da série American Horror Story, produção que lhe devolveu o estrelato, com vários prêmios, como o Globo de Ouro e o Emmy.

Alec Baldwin

alec baldwin

O ator que se especializou em interpretar vilões na década de 90, e também famoso pelo clássico Beetlejuice (Os Fantasmas se Divertem), viu sua carreira tomar um rumo inesperado ao aceitar participar de 30 Rock, comédia produzida por Tina Fey e exibida pela NBC. Devido à série, Baldwin conquistou diversos prêmios, entre eles 2 Emmys e 3 Globos de Ouro.

Charlie Sheen

charlie sheen

As comédias dos anos 80 e 90 foram o ápice da carreira de Charlie Sheen nos cinemas. Abusando do humor escrachado e da paródia a outros filmes, produções como Loaded Wepon (Máquina Quase Mortífera) e Top Gang são lembradas até hoje pelos fãs da Sessão da Tarde. No entanto, com o tempo a ideia de seus filmes começou a se repetir e abominações como Scary Movie 3 (Todo Mundo em Pânico 3) já não faziam o sucesso de antes. Então Chuck Lorre o convidou para protagonizar a série Two And a Half Men, na qual Sheen interpretaria um milionário que mora em Beverly Hills, no qual vive em meio a drogas, bebidas e prostitutas, ou seja, uma versão… dele mesmo. Com isso, Charlie Sheen se tornou o ator mais bem pago da TV, chegando ao ponto de ganhar mais de 1 milhão de dólares por episódio. Depois de 8 temporadas, uma briga com o produtor Chuck Lorre o afastou definitivamente do show.

Anna Paquin

anna paquin

Uma das atrizes mais jovens da história a ganhar um Oscar (por The Piano, em 1993, aos 11 anos), Anna Paquin chegou ainda a participar de outras produções como Amistad e a franquia X-Men. Então, a atriz aceitou o convite para protagonizar True Blood, série que se tornou um fenômeno mundial durante sua exibição na HBO.

Kathy Bates

kathy bates

Para quem já assistiu Misery (Louca Obsessão), é impossível olhar para Kathy Bates e não lembrar da personagem mais marcante de sua carreira (que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz, inclusive). Bates também participou de outras produções importantes, como Titanic e Fried Green Tomatoes (Tomates Verdes Fritos). Apesar disso, a atriz enfrentou um hiato de alguns anos sem conseguir papeis de destaque no cinema, o que a levou a aceitar convites para voltar a atuar na TV, em séries como Six Feet Under, Two And a Half Men, Harry’s Law e American Horror Story.

Kiefer Sutherland

kiefer sutherland

Um dos maiores astros dos anos 80 e 90, Sutherland participou de produções memoráveis, como Stand by Me (Conta Comigo), The Lost Boys (Os Garotos Perdidos), A Few Good Men (Questão de Honra) e A Time to Kill (Tempo de Matar). Como aconteceu com a maioria dos astros dessa lista, Kiefer viu as oportunidades de interpretar personagens importantes em produções de destaque rarearem com o tempo. No entanto, sua vida mudou completamente ao ser convidado para protagonizar a série 24, que o eternizou como Jack Bauer, ressuscitou sua carreira e encheu seus bolsos.

Aproveite os comentários abaixo e lembre de mais famosos que foram pra TV.

2 comments

  1. Só uma correçãozinha: Jessica Lange ganhou o Oscar de melhor atriz por Céu Azul, não por Reds.

Deixe um comentário