quinta-feira, março 28 2024

opiniao

2014 foi interessante para a TV, especialmente se assistida online. Com a popularização cada vez maior de serviços de streaming e novos players na produção de conteúdo, o ano trouxe surpresas e muita coisa boa original e de qualidade. Conhecemos novas histórias, personagens marcantes. Este ano publiquei a lista primeiro na Super Interessante, a convite deles. A lista foi editada em novembro e, de lá pra cá, ressalto, tivemos uma mudança.

carrie

Isso porque Homeland, que estava impecável, desandou sobremaneira em seus capítulos finais e não tenho sequer a coragem de mantê-la na posição original (e na lista). O estrago que os roteiristas aprontaram você pode ler na crítica do André Costa, da qual ratifico sem ressalvas (e sem choro, Carrie!). Sem mais delongas, aqui segue a (sempre polêmica) lista dos dez melhores destaques deste ano, de acordo com a opinião pessoal do editor deste site (e quem me conhece sabe o quanto foi doído não poder colocar The Good Wife em primeiro, mas sejamos justos acima de tudo, né?).

theknick

01. The Knick (EUA: Cinemax; Brasil: Max)

O ano é 1900. A medicina começa a dar os passos mais avançados em termos de diagnóstico e cirurgia na proeminente Nova York. Liderada pelo Dr. John Thackery (Clive Owen), a equipe de médicos do hospital Knickerbocker em Nova York está no epicentro de novas descobertas possibilitadas pela revolução industrial numa sociedade que ainda não aboliu costumes monárquicos e apresenta problemas sociais devastadores. Com direção de Steven Soderbergh, The Knick foi uma série pouco baldada em 2014 (talvez por ser exibida num canal não tão popular), mas trata-se de um drama relevante e pungente. A produção de época é impecável, desde os figurinos à majestosa cenografia, que permite uma imersão completa e inquestionável naquele universo. São 10 capítulos que trazem um primor de produção que hoje está cada vez mais escasso na TV graças ao cuidado extremo que seus realizadores tem com cada aspecto desta grandiosa série, em especial à sua trilha eletrônica que, ao mesmo tempo contrapõe com a época e evoca a modernidade experimentada pelos personagens na vidrada do século passado. The Knick certamente é o drama mais excepcional do ano e um must see para fãs de séries e de uma boa história.

truedetective

02. True Detective (HBO)

Nic Pizzolatto surpreendeu o mundo com um mistério arrebatador, construído de forma meticulosa e contado numa roupagem com narrativa intrincada, cenários incríveis e atuações poderosas. Matthew McConaughey e Woody Harrelson estrelaram na TV em alto estilo com True Detective, sucesso instantâneo da HBO que trouxe a relação conflituosa e conturbada entre dois detetives bastante peculiares e diferentes, que precisaram se juntar – no passado e no presente – para resolver uma onda de horrendos e macabros crimes ocorridos no agrário estado da Louisiana, EUA. Carregado com uma atmosfera sempre sombria e enigmática, este drama antológico certamente é a Emmy Tape de vários de seus atores, em especial McConaughey, que merecerá todos os prêmios a que for indicado. True Detective volta em 2015 com uma história completamente diferente, sim, mas a de 2014 já ficou marcada como uma das melhores coisas que a TV colocou no ar nos últimos tempos.

tgwdestgoodwife

03. The Good Wife (EUA: CBS; Brasil: Universal Channel)

É sintomático que a TV aberta norte-americana está cada vez mais incapaz de produzir séries relevantes em temática e estilo narrativo, papel que hoje ficou com as TVs fechada e canais de streaming. Fato é que The Good Wife segue como uma das poucas produções que fogem da curva e, em sua sexta temporada, continua com um fôlego invejável. O drama da advogada e esposa de político Alicia Florrick evoluiu e, de mero procedural jurídico, tornou-se um thriller político intenso, que constantemente balanceia histórias que contém ótimos casos de tribunal e intrigas do alto escalão do poder, num texto fluido e repleta de atuações memoráveis, seja pela protagonista Julianna Margulies como do elenco fixo e convidado que reúne grandes nomes como Christine Baranski, Archie Panjabi, Alan Cumming, Carrie Preston, Michael J. Fox, Matthew Perry, John Noble e por aí vai. Não se engane pelo título: de “boa esposa”, a série só tem o nome.

newsroom

04. The Newsroom (HBO)

É uma pena que Aaron Sorkin está se despedindo da TV e levando consigo um dos roteiros mais ricos da telinha. O showrunner “brinca” com palavras e comanda os talentosos intérpretes (mais uma vez destaque para Emily Mortimer e Jeff Daniels) como se estes fossem uma extensão orgânica de seu ágil e afiado texto, rotineiramente carregado de mensagens político-sociais válidas num mundo cada vez mais conservador e intolerante. Ambientada na fictícia redação de uma emissora que passa por dificuldades de audiência, The Newsroom é um exercício instigante que utiliza fatos jornalísticos recentes para discutir pontos de vista, ética e realizar uma profunda análise do mercado de notícias. Na terceira e última temporada de apenas seis capítulos, o canal ACN precisa sobreviver à competitividade desleal que virou o meio, ainda mais agora que qualquer cidadão com um smartphone na mão pode ser um repórter em potencial que não se preocupa em checar suas fontes ou exercer a função sobre preceitos morais. The Newsroom tem um universo peculiar próprio que sempre entrega um capítulo memorável e emocionante, qualquer que seja o tema. E aquele final… Ah, Sorkin! Você fará muita falta na telinha!

youretheworst

05. You’re the Worst (EUA: FXX; Brasil: n/a)

É muito bom encontrar uma comédia nova hoje em dia, ainda mais quando a TV está abarrotada de sitcoms com personagens que vomitam clichês, piadas recicladas e bordões. You’re The Worst vai na contra-mão de tudo isso contando a singela e divertida história de um casal que não tem absolutamente nada em comum a não ser uma visão egoísta e egocêntrica do mundo. Estrelam os excelentes Chris Geere (como Jimmy) e Aya Cash (como Gretchen) numa sitcom de câmera única que narra deliciosas desventuras de duas complicadas personalidades que se apaixonam e querem ficar juntos o tempo todo, mas sem jamais admitir. Cheia de humor rápido, reviravoltas e sacadas geniais, essa comédia do FXX foi uma das melhores novidades da última temporada de estreias e é uma pena que ainda não tenha chegado ao Brasil.

houseofcards

06. House of Cards (Netflix)

Subversiva e surpreendente, essa série da Netflix voltou com tudo em 2014 continuando a história do frio, calculista e sempre intrigante Frank Underwood (num dos melhores papeis da carreira de Kevin Spacey) em sua escalada ao cargo máximo do poder executivo americano. Mestre da manipulação, ele seguiu articulando o seu show particular de troca de favores, agora como o “homem mais poderoso do mundo” e trouxe consigo um dos momentos mais chocantes da TV no ano (sem spoilers aqui para quem não viu) e muitas reviravoltas. O drama intensificou a sua complicada trama que envolve crimes de colarinho branco, estelionato e decepção nos sórdidos bastidores de Washington D.C., sempre beneficiado pelas performances vibrantes de todo o elenco coadjuvante, encabeçado, claro, por Robin Wright.

VeepDestaque

07. Veep (HBO)

A comédia estrelada pela talentosíssima Julia Louis-Dreyfus (eternamente de Seinfeld), certamente merece os holofotes por ter construído uma das melhores temporadas de uma série cômica em muitos anos. Detentora de um timing impecável – tanto os roteiristas como os experientes intérpretes coadjuvantes (em especial Tony Hale, de Arrested Development), Veep definitivamente estabeleceu-se em 2014 como uma das melhores comédias da década, dona de um humor rasgado e inteligente que ultrapassa os limites do nonsense e do politicamente incorreto, sem apelações, e sempre digno de nota.

siliconvalley

08. Silicon Valley (HBO)

A referência máxima em termos de “série nerd” hoje continua sendo The Big Bang Theory, mas enquanto aquela prefere explorar os estereótipos batidos, a novata Silicon Valley da HBO chega para dar uma abordagem mais real e diferente. Ambientada na região tecnologicamente proeminente que dá título à produção, esta comédia narra a história de um divertido e peculiar grupo de geeks, liderado por Erich (T.J. Miller) e Richard (Thomas Middleditch), que abre uma start-up dedicada a trazer ao mundo um novo e revolucionário software de compressão. Enquanto permanecem na incubadora do projeto, esta hilária comédia faz graça com eles em vez de fazer graça deles, em situações constrangedoramente elaboradas para extrair o máximo em gargalhadas do espectador. É uma excelente adição ao cardápio de comédias da telinha.

OITNB-Destaque

09. Orange is the New Black (Netflix)

Raramente conseguimos ver uma série que possui uma segunda temporada superior ao seu ano de estreia, justamente porque os roteiristas geralmente colocam tudo que podem no começo e acabam exaurindo boas possibilidades criativas quando da renovação. Felizmente esse não é o caso de Orange is the New Black, que retornou em 2014 melhor do que nunca. Escrita e estrelada por mulheres, a dramédia da Netflix provou porque conquistou milhares de casas e fez as pessoas investirem mais em banda larga do que em canais premium, graças às reveladoras histórias pessoais das detentas, reforçadas pelo elenco mais entrosado da TV hoje. Neste segundo ano, Chapman (Taylor Schilling) está totalmente adaptava à vida na prisão e tudo aquilo que se tornou uma marca registrada voltou potencializado: das situações, digamos, “escatológicas” ao roteiro ousado de Jenji Kohan (Weeds) e à retratação fiel e sem glamourização de ótimas personagens femininas.

theaffair

10. The Affair

Em meio a tantos remakes, versões, continuações e reboots, há a sensação de que a TV americana cada vez mais perdeu o seu potencial em surpreender. Felizmente The Affair chegou em 2014 para dar uma sacudida nos dramas sobre relacionamentos. Embora não inovadora, a narrativa desta série é o destaque, já que conta – em cada um de seus 10 episódios – a mesma história sob dois pontos de vista: o de Alison (Ruth Wilson, Luther) e o de Noah (Dominic West, The Wire) sobre o caso que eles mantém escondido de seus respectivos cônjuges Cole (Joshua Jackson, Fringe) e Helen (Maura Tierney, ER). E mais que um mero romance, The Affair também é uma história de mistério, crime e investigação, o que torna tudo ainda mais interessante. Com atuações fantásticas de todo o elenco, essa foi uma das grandes adições dramáticas do ano, capaz de deixar o espectador na ponta do sofá.

lastweektonight

Como não cabe tudo, aqui vão as menções honrosas para: Last Week Tonight (jornalístico semanal com Jonh Oliver que é melhor que muita comédia e do qual eu falei melhor aqui), Game of Thrones (que apesar de ter feito uma temporada morna e com muito filler, trouxe episódios fortes como o do julgamento de Tyrion e a morte de Oberyn); Louie (por ter mantido o nível de sempre); Community (que retornou às mãos de seu criador, foi injustamente cancelada, mas felizmente renovada pelo Yahoo!); Parks and Recreation (com seu ousado final); Sherlock (teve dois ótimos episódios e um final… inesperado); Fargo (minissérie do FX com um elenco estrelar encabeçado por Billy Bob Thorton e Martin Freeman), The Leftovers (adaptação do livro homônimo com altos e baixos, mas que entregou um final eloquente), Hannibal (que abandonou o procedural em prol de sua mitologia, ainda que com alguns tropeços), Mad Men (que fez uma belíssima “meia-temporada”), The Walking Dead (que voltou a inovar) e 24 Horas: Viva um Novo Dia (que, apesar de ser “mais do mesmo”, trouxe Jack Bauer em 2014)! P.S.: Ainda estou terminando Transparent, mas com certeza essa é uma das boas surpresas de 2014.

Curtiu? Não curtiu? Deixe sua opinião abaixo e monte a SUA lista dos 10+ do ano.

Relacionado:

[As 10 Melhores Séries de 2013]
[As 10 Melhores (e Piores) Séries de 2012]

56 comments

  1. Uma boa lista. Pra mim, The Good Wife é que há melhor na tv (aberta e fechada). Recomendo vivamente que assistam The Honourable Woman, minissérie britânica exibida pela BBC2. A Maggie Gyllenhaal é protagonista e está maravilhosa.

  2. Boa lista! Acredito que hoje em dia você nem precisa mais colocar Game of Thrones em listas assim pq é tirar o lugar de uma série que talvez alguém não conheça pra colocar uma série que todo mundo sabe que é um dos ápices da televisão americana.

  3. Game of Thrones com muito filler e episódio morno? Sério? Primeiro lugar de muitos sites de séries que não considerou a melhor das quatro temporadas… Mas gosto é gosto.

  4. Não entendi, como assim ficamos sem Community e Louie? Ambas foram ao ar esse ano, com a 5a e 4a temps respectivamente

  5. Cara, é o estresse de fim de ano. Já retifiquei e coloquei elas nas menções honrosas. O que eu quis dizer especialmente com Community e Parks foi que as novas temporadas dessas séries que deveriam começar no Fall foram adiadas pra 2015 (na ordem deveriam estrear no fall). De Louie minha cabeça voltou a 2013 /o. Com a preparação para as premiações e seus calendários malucos, minha cabeça deu um curto. Obrigado pela dica ;)

  6. Homeland (para mim) não teve nem um bom começo, ficou monótono e chato aquela introdução e depois desandou mais ainda.
    Pra mim faltou Orphan Black nessa lista.

  7. Olha só, me convenceram a assistir You’re the Worst! =)
    Se tiver valendo animação, minha série favorita do ano foi Over the Garden Wall, já das live action minha favorita foi a segunda temporada de OITNB.

  8. 4. The Newsroom (HBO) > HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA. Parei aqui. Que LIXO

  9. Transparent realmente merece uma menção honrosa.

    Comecei a assistir só pela curiosidade sobre o tema e descobri uma série ótima. A atuação do Jeffrey Tambor esta incrível e a série é menos comentada do que deveria.

  10. Minha preferida foi Person of Interest. A terceira temporada foi um espetáculo.

  11. Gosto é gosto. Mas acho que faltou pelo menos uma menção honrosa a Person Of Interest, que não é uma série “modinha” e é boa demais!

  12. Orphan Black não foi “esnobada mais uma vez”. Ano passado ela estava na nossa lista pela 1ª temporada (cheque o link ao fim da matéria). E olha, a 2ª temporada foi bem fraca, quem é fã há de admitir.

  13. Ainda não estou em dia com POI, por isso. Como disse acima, não dá pra assistir tudo, mas do que eu assisti, essas foram as 10+ ;)

  14. De longe, a série mais subestimada da atualidade, muito bem intrincada, roteiros redondinhos e ótimas atuações.

  15. Pra fazer lista de melhores séries do ano só com as que uma pessoa assistiu não precisa ser site de séries, né?

  16. Qual parte do “OPINIÃO DO EDITOR” você não entendeu acima?

  17. Acho que só eu achei Mom uma das melhores comédias do ano hahahaha, mas enfim. Acho que faltou Doctor Who também, Capaldi deu um up! na série

  18. The Knick melhor que True Detective e House Of Cards?
    Faltou uma menção honrosa à Sons of anarchy e Masters Of Sex.
    Mas gosto é gosto.

  19. Òtima lista. Vi o primeiro episódio de “True Detective” e é excelente. Muito boas as críticas aqui do site… voltarei mais vezes.

  20. Minha lista, sem ordem:

    True Detective
    Louie (que, pra mim, elevou o nível absurdamente)
    Hannibal
    Orange is The New Black
    Orphan Black
    Sherlock
    Game of Thrones
    Penny Dreadful
    Community
    House of Cards

    Mas também tô atrasada em um monte de coisa.

  21. COM CERTEZA! ESSA 2 TEMPORADA LACROU!! MAS FOI ELEITA A MELHOR SÉRIES DE QUADRINHOS DO ANO!!

  22. Uma lista de top 10 sem Hannibal, depois de uma primorosa segunda temporada, não dá.

  23. sem arrow, the flash e agents of shield? para né…vc é mais um daqueles que acha que super heróis são coisa para criança? pq ruins essas séries não são, muito pelo contrário.

  24. O fato das séries não terem entrado no Top 10 não quer dizer que automaticamente as considero ruins. Apenas não as considero entre as 10 melhores do ano.

  25. A minha lista em ordem de preferência (temporada 2014)

    1
    Game of Thrones 4ª Temp
    hbo
    2014

    2
    Fargo 1ª temp
    FX
    2014

    3
    True Detective 1ª temp
    hbo
    2014

    4
    Americans 2º temp
    fx
    2014

    5
    House of Cards 2ªtemp
    netfix
    2014

    6
    Knick 1ª temp
    Cin
    2014

    7
    Affair 1ª temp
    show
    2014

    8
    Ray Donovan 2 temp
    show
    2014

    9
    Fall 2º Temp
    bbc
    2014

    10
    Hannibal 2º Temp
    nbc
    2014

    11
    Masters of Sex 2ª temp
    show
    2014

    12
    Continuum 3ª temp
    showse
    2014

    13
    Community 5 temp
    nbc
    2014

    14
    Outlander 1ª temp
    starz
    2014/15

    15
    Orange is the new black 2ªtemp
    netflix
    2014

    16
    Boadwalk Empire 5ª temp
    hbo
    2014

    17
    Shameless 4ª temp
    show
    2014

    18
    Walking Dead 4ª temp
    amc
    2013/14

    19
    Parks And Recreation 6ª temp
    nbc
    2013/14

    20
    Transparent 1ª temp
    ama
    2014

    21
    Silicon Valley 1º Temp
    hbo
    2014

    22
    Penny Dreadful 1ª temp
    show
    2014

    23
    Homeland 4ª Temp
    show
    2014

    24
    American Horror Story Freak Show
    FX
    2014/15

    25
    24Horas 9ª temp
    Fox
    2014

    26
    Killing 4ª temp
    netflix
    2014

    27
    Once Upon a Time 3ª temp
    abc
    2013/14

    28
    Orphan Black 2º temp
    bbc
    2014

    29
    Manhatan 1ª temp
    WGN
    2014

    30
    Modern Family 4º temp
    abc
    2013/14

    31
    Downton Abbey 5 ª temp

    2014

    32
    Agents Of Shield 1ª temp
    abc
    2013/14

    33
    Greys Anatomy 9ª temp
    abc
    2013/14

    34
    Helix 1ª temp
    sci
    2014

    35
    Extant 1ª temp
    cbs
    2014

    36
    From Dusk Until Down 1ªtemp
    el rei
    2014

    37
    Strain 1º temp
    FX
    2014

    38
    Simpsons 25ª temp
    fox
    2013/14

    39
    The big bang Theory 7ªtemp
    cbs
    2013/14

    40
    True Blood 7ªtemp
    hbo
    2014

  26. De todas listas que vi, esta é sem dúvida a melhor, concordo plenamente, perfeita!

  27. Penny Dreadful foi um arraso, poderia ter entrado na lista. Vikings, Sons Of Anarchy e Outlander também. =D

  28. Hannibal não foi primorosa. Levou metade da temporada para estabelecer o tom na narrativa. Ainda assim adoro a série, tanto que está nas menções honrosas.

  29. Valeu pela dica de You’re The Worst, assisti ontem e a série é sensacional mesmo. Só não sei se o fato de terem mudado a série pro FXX vai garantir a sobrevivência por muito tempo.

  30. Muito legal Silicon Valley entrar na lista. A série é muito boa, com diágolos muito engraçados e foi melhorando até o fim da temporada. Espero que mantenham o nível na segunda.

  31. Louie foi muito boa . Agora tenho uma duvida q não tem mt a ver com o post , alguem recomenda a série blue mountain state ??

  32. Louie (por ter mantido o nível de sempre) […] Louie (sempre excelente). Oops.
    Senti falta de pelo menos uma menção honrosa pra Sons of Anarchy, mas como quase ninguém vê, entendo ):

  33. axo que esta faltando pelo menos na menção honrosa How to get away with murder, achei a série incrivel, e com uma ótima atuação de Viola Davis (em especial o 4º episodio).

  34. Não gosto de comédias. Game of thrones será sempre a número 1 pra mim.

  35. “The Fall” merecia pelo menos um Top 5… e nem foi citada.

  36. Sons of Anarchy e seu final, personagens evoluindo de acordo com o enredo, merecia estar pelo menos nas menções honrosas.

  37. A 2ª temporada de The Americans foi uma das melhores de 2014, inclusive que a maioria listada nesse post. Infelizmente ela não tem muito hype, nem aqui, nem lá fora, mas todos os críticos influentes dos EUA adoram.

    The Knick foi muita boa, principalmente pela produção e direção do Sodenbergh, mas não muito pelo roteiro, que não é lá algo excepcional (como, talvez, True Detective). Porém encontrei problema com a sua defesa dela como melhor do ano exaltando a série por trazer “um primor de produção que hoje está cada vez mais escasso na TV”, sendo que produção é um dos pontos fortes de muita séries ainda na ativa.

Deixe um comentário