sexta-feira, março 29 2024

thevoice

Para um fã de séries e de tudo que envolve TV, acompanhar a gravação de um programa é um sonho. O Bruno já esteve nas gravações de Men at Work e dos talk-shows aqui em Los Angeles e contou um pouco sobre como é esse mundo. Hollywood é a capital do entretenimento definitiva e não é incomum por aqui você esbarrar em celebridades ou até almoçar ao lado de uma delas sem querer. Afinal, tudo é feito e produzido aqui.

No último mês de tive a oportunidade de ir assistir às gravações de um episódio de The Voice, o reality-show de competição musical mais popular da atualidade e pude presenciar como “a mágica acontece”. Quando assistimos um episódio na TV, nem imaginamos quanto tempo demora para tudo aquilo ser gravado, mas agora posso garantir que é um processo bem longo.

Conseguir o ticket não é tão complicado Basta entrar no site 1iota Tickets e se inscrever. A partir daí, só resta contar com a sorte: quem se inscreve entra automaticamente numa fila de espera, mas isso não significa muita coisa. A 1iota, empresa que produz o show, disponibiliza os ingressos de acordo com a ordem dos pedidos. Quando chega a sua vez na fila, eles mandam um e-mail, e aí é só confirmar a presença!

Com a confirmação no e-mail, foi só esperar a data marcada. Eles não providenciam nada, você tem que estar em Los Angeles e comparecer no dia. Dois dias antes da gravação eles mandam uma lista de compliance com diversas regras específicas para a gravação, que no caso do The Voice é bem extensa. Normalmente em outras atrações eles apenas orientam a não trazer volumes e deixar o celular desligado ou no carro. Contudo, o reality da NBC é bem meticuloso no que eles exigem, confiram o texto traduzido que eles enviaram:

Requerimentos:

  • Para participar você deve ter 18 anos completos e uma identidade válida ou passaporte. Não há exceção. SÉRIO, você tem que ter 18 anos. Quase 18 não é 18!
  • Todos devem imprimir o PASSE DE ESTACIONAMENTO e colocar na janela do carro para ter acesso ao estacionamento e todos devem imprimir e assinar o TERMO DE CONFIDENCIALIDADE. Se você não tiver esses documentos nós não vamos deixar você entrar.
  • Nosso código de vestimenta é “moderno” e “despojado”. USE CORES ESCURAS. **Use sapatos confortáveis para esperas na fila”. Não pode: roupas de cores brancas sólidas, parcialmente brancas ou camisetas coloridas. Sem cores fortes, bonés ou shorts. NENHUM LOGO OU ESTAMPA DE QUALQUER TIPO. Se você não cumprir com estes requerimentos você não poderá entrar. Traga agasalho mesmo que o dia esteja quente. O estúdio possui ar-condicionado forte e à noite você retornará ao estacionamento em veículos abertos, então nós queremos que você tenha uma jaqueta.

O dia da gravação é super cansativo: no meu caso foram 8 horas. É preciso chegar à Universal City, onde ficam os estúdios da Universal 45 minutos antes do horário de check-in. Como o meu estava marcado pra 10h, cheguei lá 9:15. Eles não permitem de jeito nenhum que o público entre com câmera ou celular, então tive que deixar no carro ou em um dos armários que podem ser alugados na própria Universal City. A exigência de roupas com cores escuras é para que o foco seja somente no palco.

thevoice3

O check-in começou pontualmente e, depois de passar pela segurança, fomos direcionados para uma área restrita, com alguns food-trucks. Eu recomendo comer alguma coisa, porque essa vai ser a única oportunidade de alimentação durante o dia todo. Depois de quase 2 horas de espera, todos são finalmente levados para o soundstage em um daqueles trens que levam os turistas nos tours pelo estúdio. O The Voice é gravado no Stage 12, o maior da Universal, e onde cenas de Back to the Future, Scarface, Psycho e Jurassic Park foram gravadas. Lá são distribuídas pulseiras em três cores diferentes, que servem para organizar a entrada do público, mas aparentemente não têm influência alguma em quem fica mais perto ou mais longe do palco. Porém, como o palco é pequeno, isso não importa, porque qualquer lugar fica relativamente perto dos artistas e dos coaches. Depois disso é mais uma hora de espera até o show finalmente começar.

O episódio que eu fui assistir foi uma das Battle Rounds. Entre cada batalha tinha um intervalo e isso é grande parte do motivo da gravação ser sempre tão longa. O público é avisado que não é permitido ir falar com os coaches, nem pedir autógrafo, mas todos foram muito simpáticos, interagindo com a plateia ao longo do dia. Para que o público pareça sempre animado, um dos produtores serve como uma espécie de animador, mostrando quando é necessário bater palma e levantar.

thevoice2

Algumas curiosidades: em um momento, Adam Levine mencionou os Beatles, e todos os jurados olharam pra ele super espantados. Ele perguntou o motivo, e aparentemente não é permitido mencionar a banda por questões de direitos autorais! Christina Aguilera estava usando um sapato com salto muito alto, e dava pra ver que ela não estava nem um pouco confortável. Toda vez que ela levantava, calçava um sapato sem salto pra conseguir andar. Pharrell era um dos mais atenciosos. Quando um de seus artistas foi eliminado, ele foi até a família e ficou conversando com eles durante todo o intervalo.

Segundo a produção, as primeiras blind auditions começaram em setembro do ano passado e as battle rounds já estavam sendo gravadas há semanas. Ou seja, são quase seis meses entre os primeiros testes e as exibições! No fim da atração eles colocam toda a turma de volta nos trams de volta para o estacionamento (praticamente todo mundo vem de carro porque a Universal City é bem inacessível a pé). Foi uma experiência muito interessante, mas ao mesmo tempo bastante cansativa. Não dá pra ter a menor ideia a quantidade de tempo em que cada uma daquelas pessoas que estão na plateia tem que ficar esperando só para rodarem quarenta e poucos minutos de episódio.

No Brasil a série é exibida pelo canal Sony.

2 comments

  1. Nossa! Quase 6 meses de diferença. Como eles fazem para saber se por acaso uma informação de classificação de um candidato vazou? Tem o termo de confidencialidade, mas são muitas pessoas na platéia. Tenho curiosidade em saber como é esse controle.

  2. Eu consegui uma entrada para a gravação de amanhã e fiquei preocupada com essa questão do celular pq eles avisam para não levar de jeito nenhum e deixar no carro. Como eu vou de taxi fiquei aliviada ao ver no seu texto que existem armários lá. Você se lembra quanto custa o aluguel? Obrigada!

Deixe um comentário