quarta-feira, abril 17 2024

got508a

[contém spoilers] Épico. Normalmente, eu não gosto de usar esse termo, mas só assim para descrever Hardhome, o mais recente episódio de Game of Thrones. Após sete episódios focados em desenvolver lentamente (e calmamente) as novas subtramas e personagens, chegou a hora de entrarmos no terceiro ato e no clímax da quinta temporada. E se Hardhome foi “apenas” o oitavo episódio, mal posso esperar para ver o que irá acontecer nos dois capítulos restantes.

Tivemos aqui o uso de uma estrutura narrativa rara na série: gastar a primeira metade com vários núcleos para então gastar a metade final com o núcleo de Jon Snow (o que foi uma decisão acertada). Iniciamos em Meereen, onde Tyrion e Jorah são julgados por Daenerys. E eis que Peter Dinklage finalmente teve a sua chance de brilhar nessa temporada. Não me levem a mal, Dinklage estava excelente como sempre esteve, mas até o momento eu não tinha visto nenhuma cena que me fez pensar: “É por esse episódio que ele será lembrado nas premiações”. Aqui, Tyrion consegue impressionar Daenerys ao dizer verdades duras que ela não queria ouvir, mas precisava escutar. Porém, não posso deixar de questionar o conselho de Tyrion sobre o que fazer com Jorah: por um lado, ele exalta o companheiro ao mesmo tempo em que deixa claro que mata-lo só iria piorar a reputação de Dany.

got508

Porém, ao aconselhar que Dany o exile (novamente), Tyrion demonstra uma faceta fria e questionável (ele teria se livrado de Jorah por saber que ele seria um futuro rival como conselheiro de Daenerys?). Mas divago. O encontro de Tyrion com Daenerys foi realmente uma ótima mudança em relação aos livros, e a dinâmica da dupla rende bons momentos (“Somos duas crianças horríveis de dois pais horríveis”). Tyrion volta a ter um motivo para viver (ajudar Daenerys a tomar o torno e, é claro, no processo retornar aos bastidores do poder) e Dany ganha o melhor conselheiro que ela poderia ter. Fica obvio também que Sor Barristan foi morto para dar lugar à Tyrion, já que ele provavelmente ficaria sobrando no núcleo. Ainda não posso dizer que concordo com a morte prematura do personagem, mas agora entendo melhor as razões dos roteiristas.

Já em Porto Real, o calvário de Cersei permanece. Aqui, a série demonstra mais uma vez um de seus pontos fortes: nos fazer nos importar com personagens desprezíveis quando eles estão em situações vulneráveis. Podemos odiar Cersei desde o primeiro episódio, mas passado a satisfação inicial com a sua humilhação, é impossível não sentir certo desconforto com as cenas nas quais ela chora histericamente ou é forçada a lamber o chão em busca de água. Um sentimento compartilhado com a trama de Theon Greyjoy, que finalmente revela para Sansa a verdade sobre Bran e Rickon. Após tantos tormentos, Sansa finalmente tem um motivo para ficar feliz e esperançosa. E volto a dizer: Sophie Turner e Alfie Allen estão dando o melhor de si nessa temporada. Resta saber o que ambos os personagens irão fazer para virar a situação nos dois episódios finais – assim como Ramsay, que agora deve caminhar para o tão prometido combate com Stannis Baratheon.

got508c

E enquanto Arya permanece em seu aprendizado para se tornar “ninguém”, numa boa montagem que retrata a sua rotina em Braavos, foi realmente o outro irmão Stark que roubou o episódio. Nos livros, Durolar tem uma função importante no quinto livro, mas nunca vemos o lugar: Jon manda outra pessoa em seu lugar (Cotter Pyke, que sequer foi mencionado na série) e só descobre o que aconteceu através de cartas. Mas os roteiristas, em mais um acerto da adaptação, sabem que na mídia audiovisual, é sempre mais recomendável você mostrar a ação ao invés de conta-la. Seria difícil superar as batalhas de Blackwater e da Muralha, mas mesmo sendo consideravelmente mais curto, com apenas 20 minutos, a batalha de Durolar foi irrepressível do ponto de vista técnico e artístico: muito bem dirigido (percebam como a opção de não mostrar os mortos-vivos no início da sequência, antes deles arrombarem os portões, os torna ainda mais ameaçadores; tememos o que não vimos), belissimamente fotografado, e recheado de efeitos visuais e verossímeis o suficiente (bem diferente de um The Mummy da vida, cujas criaturas digitais só te fazem pensar: “Nossa, que efeito ruim”).

walker

E após 20 minutos de tensão interrupta, Game of Thrones encerra o episódio com uma apavorante sequência que deixa um gosto amargo na boca de Jon Snow e do espectador: esse não é um final feliz ou triunfante para Jon. Ele salvou menos pessoas do que ele queria, e agora o exército dos mortos ficou ainda mais gigantesco. Que o povo de Westeros (e os fãs) se preparem. Demorou, mas o inverno finalmente chegou.

5star

64 comments

  1. Vocês tão de brincadeira. Deram spoiler de Game of Thrones na CAPA do site???

    Passei a noite desviando de spoilers em tweets de pessoas sem noção, que não se dão o mínimo de trabalho de colocar pelo menos uma hashtag #GOT antes de falar do episódio. Algo que não iria atrapalhar em absolutamente nada e que é inclusive menor que um aviso de spoiler. Ocupando menos caracteres.

    Após isso tudo, você colocam um SPOILER NA CAPA?

    Gostaria de fazer uma pergunta honesta. Respondam com sinceridade. O que custa NÃO colocar um spoiler na capa? Sério mesmo. Aconteceu a mesma coisa com Grey’s Anatomy e mesmo depois de leitores reclamaram nas redes sociais e no próprio site, o Ligado em Série voltou a fazer a mesma coisa. Poupar os seus leitores de verem spoilers é realmente uma coisa INSIGNIFICANTE para vocês?

    Eu tenho a absoluta certeza de que se vocês tivessem colocado uma foto mais genérica do episódio e não tivesse colocado um título revelador desses (como outros grandes sites de séries fazem), o número de leitores da review seria o mesmo.

    De todos os sites de séries que acompanho, você são os únicos que continuam insistindo em colocar spoiler no título, na capa e no twitter. E o pior, várias vezes já vi leitores reclamando disso e vocês não dão a MÍNIMA. Sempre debochando e fazendo pouco dos leitores que criticam essa prática.

    Igualmente aconteceu no post de Grey’s Anatomy, quando o redator falou para a menina que criticou o spoiler:

    “Diga-nos, por favor, onde está o “spoiler” no título.” e “Aprenda a diferença e seja feliz na Internet ;)”

    É uma verdadeira falta de bom senso e respeito com os seus leitores. Do mesmo jeito que aconteceu com Grey’s Anatomy, eu volto a lhes perguntar. O que custa NÃO divulgar spoiler? É tão simples. Se outros sites são capazes, porque vocês não são?

  2. Essa ditadura do spoiler está um saco!!!! Onde que tem spoiler na capa e no título da notícia???? Onde???

    Tem o nome da batalha de Hadhome que é o título do episódio então você está mesmo xingando os roteiristas.

    Tem a foto de um White Walker que são personagens que já mais do que apareceram na série e não é novidade alguma.concordo que o site deu spoiler de Greys Anatomy, mas isso aqui não é spoiler não sinto-lhe informar.

  3. Meu amigo se você não quer spoiler de Game of Thrones não entra na internet até assistir, ainda mais depois de um episódio como esse.

    Ainda sim a imagem e o título não é spoiler pra quem não viu o episódio. Então ou você viu ou tu é chato mesmo. Ve se cresce.

  4. Eles MOSTRARAM algo que vai acontecer no episódio na capa. Se isso não é spoiler eu não sei mais o que é.

    Ditadura? Sério mesmo? O que custava eles colocarem igual os episódios anteriores. “Crítica | Game of Thrones 5×07: The Gift” e colocarem uma imagem mais genérica. É simplesmente bom senso.

    Tão simples.

  5. Sério mesmo? Quer dizer que uma pessoa que não pode assistir o episódio logo na HBO é obrigado a não entrar na internet? A melhor forma não seria todos termos consciência de que nem todo mundo assistiu o episódio ao mesmo tempo, e evitarmos distribuir spoilers ao vento. Sem ao menos um aviso.

  6. Cara, o episódio foi exibido em tempo real no Brasil, tecnicamente não é spoiler.

  7. Tecnicamente? kkkkkkk Essa foi boa. Ou seja, admitiu que foi spoiler. Mas tecnicamente, como o episódio já passou no Brasil e eu não posso pagar HBO para assistir na estréia, não posso classificar como spoiler.

  8. Gente vamos parar a internet até o malucão poder assistir ao episódio. Fecha os comentários moderador!!!

  9. Se você não pode pagar HBO, tá admitindo que vai baixar o episódio. Então quem tá mais errado aqui é você.

  10. Falou o cara que só consome produtos legais. Não baixa nenhum outro seriado, filme ou música. kkkkkkk

  11. Não tem spoiler na imagem. No texto tá avisado então não to entendendo esse mimimi.

    Vamos falar do episódio!???! Então to ADORANDO as mudanças da série em relação aos livros. Pra mim os livros é que tinham que ser escritos como tá a série!

  12. Nossa cara. Isso resume bem a sua pessoa. Eu sou malucão porque exijo o mínimo de respeito como leitor?

    A melhor saída é “parar a internet” ou “fechar os comentários”? O bom senso de não soltar spoiler não seria suficiente?

  13. Vai lá baixar o episódio pra comentar aqui com a gente piratão!

  14. Provavelmente todos vocês que estão reclamando, assistiram na HBO e estão imunes a spoilers. Quem reclama dos que se irritam com spoilers sempre são os que podem assistir logo na estréia. Mas quando passam pro outro lado da mesa, também começam a se irritar.

  15. Falou a menina que só consome produtos legais. KKKKKKKK Piratão é? Você não baixa nenhum outro seriado, filme ou música, não é mesmo? kkkkkkk

  16. Eu também baixei, mas não fui loco de entrar na Internet antes de ver. E essa imagem do White Walker rei já vi em 300 sites não é exclusividade desde aqui e também não vejo spoiler: a imagem não mostra nada do que acontece, só quem aparece e isso todo mundo já sabia pelos primos.

  17. Kkkkk Estou amando tudo isso. Obrigado por fazerem minha manhã mais feliz. Deixei um pessoal irritado! KKKKKKKK

  18. Até ano passado assistia bem depois, mas não ficava mimizento. Se não quer Spoiler segura a emoção e assiste a Globo

  19. Muito foda! Um dos melhores episódios de Game of Thrones, sem dúvida. kkkkkk

  20. Não. Assisto séries no Netflix, filmes no cinema e iTunes e musicas no Spotify, não vem impor seu estilo de vida aqui só pq tá nervosinho com imagem que nem é spoiler. Sou apoiadora da arte e não uma pirata so sorry aqui não!!!!

  21. Eita até curti o comentário! Só pelo nível de hiprocrisia. KKKKKKKK Eu também tenho Netflix e Spotify, mas vamos confessar. A maioria das séries passam com enorme atraso aqui, ou seja, até mesmo quem tem TV a Cabo, BAIXA! KKK Vamos ser hipócritas, mas não tanto.

  22. Mas essa é a questão. Você sabia disso tudo. Do mesmo jeito que há pessoas que não sabiam, como eu. Eles MOSTRARAM algo que vai acontecer no episódio na capa do site. Se isso não é spoiler eu não sei mais o que é. O que custava eles terem um pouco de bom senso com um leitor?

    Eu tentei ao máximo me esquivar não entrando no Twitter. Mas não imaginei que iria achar um spoiler em um site especializado de seriados. Que deveriam saber como tratar esse assunto.

  23. Obrigado Seção de Comentários do Ligado em Série. A raiva que eu passei com o spoiler foi IMENSAMENTE compensada por a alegria que essa Seção me causou. Estou amando tudo isso. KKKKKKKKK Nunca ri tanto na vida. Deixei um pessoal irritado! Obrigado por fazerem minha manhã mais feliz.

    Está perdoado, Ligado em Série.

  24. Bom senso seria você assinar o canal em vez de vir torrar a paciência porque você não conseguiu baixar a tempo.

    A HBO já reprisou o episódio duas vezes desde ontem e deixou online pra quem quiser ver na HBO Go.

    E essa imagem do Outro só é spoiler pra quem tá na primeira temporada.

  25. KKKKKKKKK Deixei um pessoal irritado! Os caras tão mais irritados do que eu que levei spoiler. Obrigado por fazerem minha manhã mais feliz. KKKKKK

    Já até perdoei o Ligado em Série. KKKKK

  26. #Textao migrando do facebook pro disqus, Hehehehehe.

  27. Cara não quer ver spoiler não entra na internet ajunta dinheiro e paga uma TV por assinatura inves de ficar aqui chorando igual uma criança (y)

  28. então quer dizer que quem viu é obrigado a não comentar porque outras pessoas podem não ter visto?

  29. E quem disse isso? Reclamei do spoiler que foi colocado na página principal do site. Na capa do post. O spoiler estar DENTRO do post e nos comentários do post não é nenhum problema.

  30. e que olho de thundera é esse que você tem pra adivinhar como foi todo o episódio só por uma foto de um white walker?

  31. Com essa foto e o título “A Batalha da Hardhome” não é preciso ter mais do que meio cérebro para adivinhar.

    Presumir isso é demais pra você? Kkkkkkk

  32. olha meu querido, se você não consegue indentificar que o titulo do episódio e a foto é do ultimo episódio e lê esse tesxo enorme, vc deve ter visto a série toda dormindo e realmente não é fã de GOT.E não consegue identificar algo simples!E não leu o [contém spoilers]
    vc tem sérios problemas amigo, pare de colocar erros nas pessoas se foi vc que leu todo texto sem sequer identificar!Me poupe né, vai olhar desenhos que não tem spoiler!

  33. Foi o melhor episódio de todos os tempos em GOT. Me deixou tenso durante 20 minutos e com imagens que nunca foram vistas nem no cinema. Depois desse episódio vão ter que abrir uma categoria especial para GOT no Oscar, não só por ser um dos melhores produtos audio visuais do ano, ao lado de Demolidor e Mad Max- A Estrada da Fúria, mas porque foi um dos melhores efeitos especiais do ano. Estou chocado, já vi o episódio duas vezes e pretendo ver de novo. Esperando ansioso para o 9° episódio, com show de Gladiadores e possível nova batalha. E pelo arco dramático de um dos personagens, já aposto que ele vai ser a próxima morte impactante da série. Tô ansioso.

  34. E eu disse que li o texto, querida? O spoiler está no título e na foto, os quais estão na CAPA do site. Você não entendeu nada do que disse? Meu deus…

    Interpretação de texto cairia bem. É isso que dá assistir GOT demais e não estudar.

  35. Me senti até o Ed Motta respondendo todo mundo aqui. KKKKKKKKKKK #Ed Motta feelings

  36. Eu já assisti cara! Faz tempo… Desde que saiu a legenda às 8 da manhã! kkkkkk É porque to me divertindo aqui vendo o pessoal irritado me dando ibope. KKKKKK

    PS: Um dos melhores episódios até agora, sem dúvida! :D

  37. Vocês não entenderam… Ele não assistiu na HBO porque ele iria baixar pra assisti mais tarde!
    Acabaram com a graça do cara! kkk!

  38. De acordo com a sua lógica, as imagens promocionais dos próximos episódios são spoilers também?

  39. Sim. E trailer também. Por isso não entro em posts de notícias ou trailers de Game of Thrones. Assim evito ver o que considero spoiler (apesar de você não considerar spoiler não significa que para mim não é).

    O que reclamei foi que o spoiler estava na foto e título do post, logo na “capa” do site. Algo impossível de se esquivar.

    Sempre tomei precauções para não ver o que considero spoiler de GoT. Mas daí entrar em um site de séries que deveria saber lidar com isso (inclusive lidaram com isso muito bem até o episódio passado) e ver um logo de cara…

  40. Entendo o seu ponto de vista. É que se fosse comigo, se eu tivesse visto o título desse post sem ter visto o episódio, consideraria como se fosse mais um detalhe do episódio, revelando que esse núcleo será o mais abordado dentre os outros. Diferente, por exemplo, se no título mencionasse a morte de algum personagem, ou algum fato que mude todo o curso da história. Mas está certo em reclamar, respeito sua opinião já que cada um enxerga de uma maneira diferente.

  41. Por um momento achei que estava a ver uma mistura de Resident Evil com WWZ, mas na Época Medieval…

  42. Por pessoas mais sensatas como você no mundo!

    Admito que exagerei no primeiro comentário, onde reclamei dessa prática do site, porque estava com raiva.

    Em vez de debaterem e tentarem entender o ponto de pensamento do outro (que por vezes, será diferente do seu), as pessoas preferiram me atacar.

  43. Aquelas crianças mortas seriam os filhos que o Craster dava aos Outros?

  44. eu gostei desse episódio, mal posso esperar pelo que á seguir, mas gostaria mesmo é de ver o RAMSAY ser esfolado e virar churrasquinho nas fogueiras da Melisandre!!!!

  45. Ahh pq eu vi não posso falar, ahh pq eu não vi não posso ver nada sobre… Que coisa mais infantil… Que chega até aqui veio porque quis, um título e uma foto não fazem um episódio ou série perde sua atratividade. Se você perde interesse só por ver isso é porque não gosta da série mesmo. Sai dai, eu mesmo vendo os tais Spoliers, em títulos ou fotos, não me afeto em nada, fica algo descontextualizado que só se resolve vendo o episódio, a não ser que você venha ler a matéria e receba o resumo comentado do que aconteceu. Mas enfim, cada doido com sua mania

  46. Comentar o episódio ng quer? Só ficam debatendo se foi spoiler ou não?

  47. Boa análise, mas discordo sobre Tyrion.
    Entendi que ele se via caminhando no fio da navalha em frente a Daenerys. Ele precisava se mostrar um bom conselheiro e reconhecia o valor de Ser Jorah. Ele precisava dizer a Daenerys que ele devia ser forte, mas não queria a morte do cavaleiro. Ele optou por uma espécie de salomônica entre seus interesses – viver e ser conselheiro-, a vida de Jorah e agradar à rainha. O exílio não era o pior, era o menos pior possível diante desse quadro.

  48. Seguinte amigo, eu acho que quem não quer spoiler deve tomar a devida precaução de não ler a review do episodio que não viu. Pode navegar na internet sim, claro, mas se você ta num site e vê um post de uma review sobre um episodio que vc n assistiu, vc ou pula o artigo ou fecha a janela. Simples. O que as pessoas que já viram, e fazem reviews sobre series, não podem fazer é perder tempo por causa de pessoas que não viram. Cê quer ler a review mas não quer spoilers? Leia depois que assistir o episodio. Não obrigado a fazer isso não, assim como quem fez a review não é obrigado a esperar por ninguém. Tudo joia? Fica na paz ta.

  49. [NÃO VAI FALAR DPS Q EU N AVISEI AI PQ JAH NEM SEI MAIS OQ EH CONSIDERADO SPOILER ENTAO OLHA O SPOILER ALERT AI GALERA]

    Ai que mimimi, é spoiler? Não é spoiler? Gente, o ep foi maravilhoso, épico, MELHOR EPISODIO e vcs ao invés de falar sobre o quão FODA foi a batalha, vcs ficam brigando ai por causa disso. Quem viu o spoiler já viu, vai fazer oq, voltar no tempo? Agora já era neh, fazer o que? Uma lastima, mas o que mais interessa é que JON SNOW É FODA, O EP FOI FODA, EFEITOS FODASTICOS E COREOGRAFIA FLAWLESS. 10/10!!! Parabéns atores, dubles, produtores, roteiristas, diretor e coreógrafos.

  50. É triste ver que o Ligado em Série apagou meu comentário. Escrevi uma reclamação que não continha um palavrão se quer. Liberdade de expressão pra que né, Ligado? Melhor ouvir somente vozes que os favorecem.

  51. E o que aconteceu com meu comentário? Tenho a imagem aqui de comentário removido no meu Disqus que posso enviar se vocês tiverem insinuando que foi eu que apaguei. Então quer dizer que posso comentar de novo o mesmo texto e ele não será removido?

  52. Bruno, fui pessoalmente até o Disqus e verifiquei seu comentário foi para a área “pending” por ter recebido muitas negativações. Já reativei. O Ligado em Série não tem a política de apagar comentários de leitores que não contém ofensas, injúria ou difamação. Abs,

  53. Por deus, quanta conversa para pouco assunto. Para começar, se você não viu algo e – qualquer pessoa que pense sabe que há spoiler na internet – por que está aqui, infeliz?
    Ou seja, se está insatisfeito, não entre mais. Ou assista antes e entre depois. Ademais, a Barbara disse algo certo. Ele não deve ter sido o único, e esse site errou ao aprovar tal título.
    Portanto, Bruno, você devia ser mais esperto antes de entrar na internet e, Allan, que escreveu a matéria, devia pensar melhor num título porque, mesmo que outro Bruno infeliz entre no site à procura doutra coisa, evitaria de pessoas lerem spoiler logo no começo. Fim de papo.

  54. aparentemente não.

    os filhos do craster são dados como “oferenda” aos WW.

    aquelas são crianças que morreram pelas mais diversas causas.

  55. “Quanta conversa para pouco assunto”.

    Eu que o diga. Escrevi a reclamação há 2 dias, na madrugada de domingo, e ainda hoje recebo respostas como a sua por email. Que saco. Você está reclamando de “muita conversa para pouco assunto” mas está reverberando a mesma coisa.

    Até quando ainda vai ter gente incomodada com o que falei? Vocês não entendem que existem pessoas com opinões diferentes das suas? Aprendam a conviver com isso!

  56. Bruno, eu não critico sua opinião, mas a sua inteligência, caso não percebeu. Dado que aprovo um pouco do que a Barbara disse, e se leu tudo que escrevi isso ficou claro. Sem querer ofendê-lo, mas à essa altura você já devia saber disso, haverá spoiler na internet, portanto, pense melhor antes de entrar num site desses, você está sujeito a eles quando assim o faz e, como foi a sua eleição, não creio que deveria reclamar tanto por isso. Afinal, ninguém te obrigou a entrar nesse site e, infelizmente, tomar um spoiler na cara. Foi você quem veio, aceite.
    Sobre sua resposta, é óbvio que receberá resposta como as que li até em seu e-mail, em vista que está tão errado quanto quem escreveu e quem validou o título.

  57. eu curti o episódio. ainda acho o 5º o melhor da temporada, entretanto. gosto mais dos com desenvolvimento de personagens e enredo do que batalhas épicas, mesmo elas sendo incríveis. falando do episódio, deu um medão do que está por vir, acho que só um fogo de dragão pra evitar um massacre, mas isso certamente só na próxima temporada (ou na 7ª). louca pra ver o que vai rolar com a cersei e esperando ansiosamente pela revolta/vingança da sansa e da batalha ramsay/stannis. não quis ver trailers dos próximos eps, então to mais ansiosa ainda. :)

Deixe um comentário