quinta-feira, abril 25 2024

Há algumas semanas estreou no Amazon Prime Video o reality World’s Toughest Race: Eco-Challenge Fiji. A série apresentada por Bear Grylls (Missão Selvagen) e produzida por Mark Burnett (Survivor), conta a história da mais recente corrida de expedição, na qual 66 equipes de 30 países competiram sem parar por 11 dias através do hostil e irregular terreno da ilha de Fiji, composto por montanhas, florestas, rios e oceanos. 

Mas quem assistir aos episódios esperando apenas um simples reality de aventura e ação, verá muito mais que isso. World’s Toughest Race começa surpreendendo já em seu primeiro capítulo, trazendo histórias de resiliência e superação entre as centenas de participantes, como uma ex-veterana que ficou surda ou um competidor diagnosticado com Alzheimer.

É esse poder narrativo que faz deste um reality diferente de similares, pois conta história intrigantes e emocionantes de “personagens” vindos todos os tipos e cantos do mundo para superar obstáculos naturais e pessoais. Sim, parece difícil que um programa “sem roteiro” possa despertar tamanho sentimento de empatia e emoção pelas grandes e pequenas conquistas dos competidores – e até mesmo com as inevitáveis derrotas -, mas é essa a essência do programa.

Narrado e apresentado pelo sempre carismático Bear Grylls, que dá um tom de humanidade ao desafio, World’s Toughest Race é dramático, visceral e maravilhoso de assistir, além de montado à perfeição com imagens deslumbrantes em 4K da ilha de Fiji e suas belezas naturais. Quando estiver de olho no catálogo Prime Video, não passe direto por este título, pois assim como eu, você vai se surpreender!