quinta-feira, abril 18 2024

TheAffair-Destaque

[contém spoilers] A segunda temporada de The Affair estreia oficialmente dia 4 de outubro nos EUA, mas o canal norte-americano Showtime já disponibilizou o primeiro episódio na internet e eu não perdi tempo para assistir. Posso dizer facilmente que a série voltou com muita energia e cheia de vontade de confundir a cabeça dos espectadores. O grande diferencial desse ano é que a roteirista Sarah Treem abriu espaço para contar o lado das histórias das outras duas pessoas muito importantes no contexto todo desse affair: Helen (Maura Tierney) e Cole (Joshua Jackson).

A estrutura narrativa segue a mesma. O capítulo foi dividido em duas partes com as respectivas “versões” dos acontecimentos, que sabemos que nem sempre são totalmente verdadeiros. É de se esperar que, ao longo da temporada, a série jogue muito com essas variáveis, afinal, agora são quatro personagens protagonizando a trama. Nesse primeiro momento, começamos com Noah em sua nova vida após a separação. Ele parece muito desconfortável por estar vivendo em uma casa simples e sem o conforto que estava acostumado, mas ao final de sua parte, percebemos um certo alívio por estar livre das mentiras que o acorrentavam anteriormente, apesar da forte tormenta que está se aproximando – representada muito bem pelas nuvens negras cobrindo o céu enquanto Noah calmamente observava a paisagem.


Oferecimento | The Leftovers na HBO GO!


Engraçado como The Affair brinca com as perspectivas do público. O mais interessante: fica claro que nenhuma pessoa é 100% boa ou ruim, são uma mistura disso, cada um lidando à sua maneira com as adversidades da vida. Tive essa compreensão quando finalmente fomos apresentados ao lado de Helen. Por mais que na primeira temporada eu entendesse o jeito dela, foi somente agora que consegui ter empatia pela situação. Na versão de Noah enxergamos Helen sempre como uma mulher egoísta, mesquinha, que não perde a oportunidade de humilhá-lo. Mas as coisas não são tão assim. Essa visão torta era a projeção da frustração que Noah sente ao lado dela, seja pela função financeira ou pela culpa da traição.

TheAffair-Helen

O drama segue caprichando nos detalhes, seja no figurino ou nos personagens secundários, para mostrar as diferenças entre as realidades de cada um. Na história de Noah, Helen aparece com uma roupa clara, o advogado responsável pela mediação do divórcio é super brincalhão – o que revela como Noah está tranquilo em relação a esse processo. Já na história de Helen, é totalmente o oposto. Ela é vista de preto, representando o luto que está passando, o advogado tem uma postura mais séria e ela demonstra estar bem mais acuada durante a mediação.

The Affair mantém a tradição da temporada passada, e encerra o episódio com cenas do futuro (ainda indefinido), onde as duas histórias se encontram. Noah está na prisão e Helen contrata um grande advogado para tirá-lo dessa situação. O quebra-cabeça ainda está embaralhado demais, e algo me diz que vai ficar mais complexo ainda, pois ainda temos mais duas histórias pela frente: Cole e Alison.

5star

9 comments

  1. Tive a impressao de que a parte da prisao aconteceu antes da primeira parte. Porque no fim da primeira temporada ele é preso. A primeira parte desse episodio parece ter acontecido depois que o caso ja tinha sido resolvido. Quando o Noah diz que não quer mais receber nada dos pais da Helen, quando ela oferece o ap em NY pra ele, ele já tinha recebido a ultima ajuda, que foi pra sair da cadeia (que ainda não sabemos bem como se passou). A verdade é que faz parte do jogo da série nos fazer perguntar sobre a ordem dos acontecimentos.

  2. Pois é, Ana Carolina. A série tá sempre jogando com o público nesse sentido. Porém, eu acho que aqueles momentos ali que eles tão debatendo o divórcio, Noah morando naquela casinha e tal, acho que isso é ANTES da prisão mesmo. Na temporada, quando o Noah é preso no final, ele tá morando no que parece ser um apartamento com a Alison – bem diferente daquela “cabana” que aparece agora na segunda.

  3. Nossa, essa série é boa demais! E eu achei que tinha estreado antes e estava todo animado procurando episódio novo dessa semana :( Mas foi bom perceber que estão ótimos ainda!

  4. Nossa Bruna, você tem completa razão. Eu revi a primeira temporada depois do primeiro episódio porque me dei conta que não tava lembrando o suficiente das reviravoltas. Continua genial, e os primeiros episódios ficam ainda mais geniais depois que você já sabe das revelações dos últimos. Tô te acompanhando aqui e escrevendo sobre a série lá no Séries do Momento.Você vai continuar cobrindo?

  5. Oi Ana!! Vou continuar escrevendo sobre os demais episódios sim. Ainda não consegui assistir ao segundo episódio, mas assim que der já vou me dedicar a crítica! :)

    Vou lá ler seu texto com certeza!

  6. ótimo review Bruna! Ansioso pelos reviews dos epis posteriores!

  7. Adorei o site! Esta série é umas das melhores na atualidade, prende o espectador, e sempre fica uma dúvida no ar!!!

Deixe um comentário