quarta-feira, abril 24 2024

glenntwd

[contém spoilers (?)] Numa das tramas mais óbvias de todos os tempos, a sexta temporada de The Walking Dead introduziu um acontecimento bobo na tentativa de deixar os espectadores em suspense por três semanas para depois revelar uma “surpresa”. Desde o dia em que o episódio da suposta “morte” de Gleen foi ao ar há um mês eu e muitos aqui dissemos: se The Walking Dead queria matar alguém, ela não teria sido tão lacônica. Todo o trabalho de enquadramento daquela cena foi feito para ela ser questionada e, por conta disso, o “mistério” da morte do personagem era algo para ter durado minutos ou, no máximo, um retorno de intervalo. Deixar os espectadores “suspensos” por semanas só pra soltar uma “Pegadinha do Mallandro” foi uma das tentativas mais ingênuas e desesperadas por parte de roteiristas de uma série na tentativa de mantê-la relevante.

The Walking Dead começou a temporada muito bem, com um episódio tenso e grandioso, com o plano de Rick no desfiladeiro bem avançado em flashforwards enquanto víamos relances dos momentos que antecederam toda aquela megalomania zumbi. Mas a série simplesmente decidiu colocar o plano de lado, para envederar numa série de capítulos focados em personagens ou situações desinteressantes. Ora, eu não estava nem um pouco interessado no que Morgan fez ou deixou de fazer enquanto estava fora do grupo. Até mesmo o capítulo envolvendo o Daryl poderia ter sido resumido em um ou dois blocos.

Mas por que a série de maior audiência da TV paga nos EUA está assim? Só podem estar economizando história na tentativa de estender isso para sempre. Renovada ano após ano, o que vemos é um notório cansaço por parte dos roteiristas em criar situações novas ou adaptá-las com propriedade das HQs. O setting também não ajuda, já que a cada dois ou três capítulos novos personagens e antagonistas precisam ser introduzidos para que sejam mortos mais à frente.

A mitologia, em si, está estagnada há tempos. Ninguém mais fala no apocalipse zumbi – encargo que aparentemente eles jogaram pra Fear the Walking Dead – e agora só ficam nessa de “sobrevivência”, reciclando tramas a cada ano que passa. Olha, também está difícil sobreviver todo domingo à noite com esse lenga lenga e artifícios pobres para tentar manter nossa atenção presa, enquanto na verdade estávamos aqui do outro lado da tela fazendo memes.

The Walking Dead: você não precisa disso para se manter relevante. Basta voltar a contar boas histórias em vez de testar nossa paciência de forma infantil e amadora.

33 comments

  1. Infelizmente, é exatamente isso que está acontecendo em TWD. Uma série que começou excelente (onde conquistou uma audiência monstruosa) não precisa desses “artifícios” para se manter viva.

  2. Critica bem mais ou menos em, podiam abordar outros pontos! A série não precisa do apelo apocalipse zumbi, só a sobrevivência já é um plot foda. Acho bacana episódios que focam em personagens secundários, quem não quer saber o porque de cada personagem estar agindo e fazendo o que faz hoje? A única coisa que concordo é que eles não precisam economizar história pois se eles utilizam as HQs como base, a HQ está beeeeeeeem adiantada e tem muito a explorar.

  3. Os roteiristas de twd já mostraram q seguem a linha de preservar os mocinhos e mata-los de uma forma compatível com o hq. Entendo q o drama em cima de situações como essa são necessárias sim porque o público pede por isso (se não pedisse não ia haver tamanha comoção). E quando eu falo em pedir é inconscientemente. Já em relação às tomadas individuais dos personagens, esse é o ponto alto da série. O detalhamento, a humanização e a proximidade que faz com que as pessoas se identifiquem cada um com seu personagem. Twd é o que é por isso. Por tratar de um apocalipse zumbi e ter a capacidade de nos colocar e imaginar nessa situação e fazer com que imaginemos quais atitudes tomariamos caso acontecesse. A magia da série é essa e quem pensa ao contrário são pessoas que gostam de produtos sem humanizacao e profundidade de conteúdo. Para isso existem os filmes de 1h30 de duração.

  4. acho q vc deveria ler os hqs antes de fazer essa critica hein… twd é assim justamente pq nao foca no apocalipse zumbi (nem no que causou nem na cura – tanto que o Kirkman nao quer nem q entrem besse assunto)
    twd eh feito pra focar nos sobreviventes. ponto.

  5. O unico motivo dessa serie estar viva ainda, e por causa da audiencia e porque o canal AMC nao revelou mais nenhum sucesso depois do fim de Breaking Bad e Mad Men.

    Eu leio as HQS e acho sim, que a serie esta super enrolada, e esta economizando plot, para se manter por mais tempo. Se vc leu as HQS vc vai concordar comigo.

    Cenas enroladas, historias desinteressantes, e TWD esta longe de ser um produto cheio de profundidade. Quer ver produtos com Humanizaçao assista The sopranos, Breaking bad, The Wire, Olive Kitteridge, Mad Men entre outras.

    E nao estou falando isso porque odeio a serie. Eu gosto de TWD, tanto que compro os blurays, as hqs e os livros. Mas acho que quando começam a te enrolar, com historias sem relevancia alguma a gente tem que admitir.

    A serie nao apresenta nada inovador, desde a 5 temporada, e ela ja começa a mostrar cansaço pelo tempo no ar.

    E outra essa serie nao e propiamente feita pra quem leu os quadrinhos, e sim pra uma massa gigantesca de pessoas, ja que a maioria que assiste, duvido muito que leia as HQS.

    O que sustenta TWD e apenas a audiencia, e nao o seu roteiro primoroso.

  6. Eu como telespectador leigo (por mais que assista mais de 40 séries, não me considero especialista, ou nada do tipo kk) acho que, por mais que alguns episódios serem completamente fillers, esse e outros mistérios são bem legais… To achando a temporada ótima até o momento, com só 2 episódios realmente chatos (5 e 6)…

  7. Essa serie ja esta super enrolada, nem sabem mais o que fazer com ela, e desde a 5 temporada ela esta desse jeito. Nada novo acontece, parece que sempre estou assistindo a mesma historia, mas em locais diferentes.

    O que sustenta TWD e a audiencia, e porque o canal AMC nao revelou nenhum outro sucesso depois de Mad Men e Breaking Bad, porque se fosse depender de roteito ja estava cancelada. O desgaste de series que duram anos, ja esta batendo as portas da serie.

  8. Bruno, dicordo que o plot era “óbvio”. Basta lembrar da situação da Sofia. Desapareceu e apareceu Zumbi. Creio que a série conseguiu colocar a audiência na posição das pessoas em Alexandria, sem ter a certeza do destino de Glen.

  9. Cara, eles não vão falar mais do apocalipse, porque isso não importa. O que eles precisam é sobreviver. E a sexta temporada – na minha opinião – está sendo incrível. Também não achei essa suposta morte do Glenn uma boa. Foi chato e era óbvio que ele tinha sobrevivido. Mas isso não deixa a série pior.

  10. os 2 primeiros episódios foram record de audiência so para constar!!

    e e por isso que estar no ar! nao existe serie, filme, anime e etc, que seja 100% fi el ao os quadrinhos, por que a essa altura ja era para o rick estar maneta e carl caolho!!

  11. Deived se vc leu meu comentario, e ao comentario que respondi direito, eu jamais falei que a serie tem que ser 100% fiel a HQ, tanto que disse, que a serie nao foi feita apenas para quem leu a HQ. Mas disse que eles estao segurando plot, pra se manter dentro da historia da hq, e com isso estao fazendo arcos de historias irritantes e que nao acrescentam em nada na mitologia da serie.

    E como disse, audiencia alta, nao significa qualidade de roteiro, vc mesmo acabou de dizer no seu comentario, que ela se mantem pela audiencia, agora a qualidade que vemos nos episodios a cada semana, ai e uma outra historia.

  12. Cara, não entro no Ligado em Série todos os dias, mas desde o início do ano, vejo que suas críticas em relação a séries tem um argumento muito fiel e seu ponto de vista sempre tem fundamento. Pela primeira vez senti que foi mais um desabafo de fã do que uma crítica, baseada nos seus argumentos. Na minha opinião, dessa vez você não acertou.

  13. Discordo totalmente…

    A produção é boa, a trama é boa, até essa tal “Pegadinha do Malandro” sobre a morte do Gleen mexeu muito com os fãs da serie em rede sociais, agora sobre você achar que os responsáveis pela serie estão enchendo linguiça para a alongar o seriado, deve ser isso mesmo meu caro, quer algo com desfecho rápido, assista um filme curta, pois seriado é pra durar mesmo. #Opinião

    Muito Boa sua page!

  14. Walking Dead é isso, quem leu as HQs ou os livros sabe disso, não é série de ação. Ação tem no Guerra Mundial Z, Resident Evil, etc.

  15. E vai terminar com o lugar sendo invadido por zumbis. Ta zzzzzzzzzzz mesmo, e essa Fear the Walking Dead so veio pra piorar a situação

  16. Saber da história do Morgan foi ruim pra vc? Vc sabe que ele é um dos personagens centrais nessa temporada né? Que ele vai ser o causador de várias discussões, duvidas, questões morais e que poderá ser muito interessante. Como não foi legal ver a transformação de um cara que estava totalmente transtornado quando se encontrou com o Rick naquela vez junto com a Michone e o Carl, ah vc tb deve ter achado o episódio filler certo? Como entender o lado do personagem de querer seguir a filosofia de “toda a vida é preciosa” se não tivesse toda aquela história dele? Mano eu não vejo a série diferente não… TWD sempre foi assim, lento, muitas vezes com assuntos desinteressante, mas que fazem parte do dia a dia no mundo de TWD, desenvolvendo aos poucos os relacionamentos, as personalidades de cada personagem. Ou não lembra na segunda temporada na fazenda como era lenta até o estopim com a revelação de sofia? Galera reclama, mas TWD sempre foi assim cara, sempre. Já matou muitos personagens queridos tb… A morte do Glenn poderia ter acontecido com muita facilidade, mas a sobrevivência dele tb era plausível. O melhor a se fazer é vc parar de assistir simplesmente se está incomodando tanto. Eu paro logo quando dá a impressão que está enrolando… Mas se vc é realmente assíduo de séries duvido que o faça.

  17. ahh muito boa sua lógica, ela se manter só pq tem audiência…????? se tem audiência tem gente assistindo e se tem gente vendo pq pq estão gostando…todas as temporada tiveram seus episódios fracos, e sim, o ponto forte de TWD é o drama, tanto na série como na HQ.

    até vc que gosta de friends, pq ela ta sendo reprisada até hj? pq tem audiência…

  18. Já me cansei de TWD desde a temporada passada…

  19. real onde ? primeiro que na minha opniao todas as crianças do mundo ficaram vivas ou imunes porque nao existe criança zumbi . seria bom explorar isso e deixar a serie mais realista .

  20. O seriado, tanto quanto os quadrinhos é lastreada no universo Hobbesiano ( tal que falou que o homem é o lobo do homem, que contrapõe-se ao universo Rousseauniano para quem o homem em estado selvagem é puro e bom)… Para manter a trama, e o drama, é necessário mostrar como cada homem alimenta ou mata seu “wolf” interior. Dai os episódios sobre os personagens nem sempre serem entendidos perfeitamente, o que dá a entender que são mais superficiais. A meu ver o processo é inverso. Concordo que não são os mais legais, mas deve-se levar em conta que desde a segunda temporada em diante, os zumbis estão lá somente para agradar os “teens”. O pessoal que se liga em filosofia política, vê muito mais profundidade. Acho que ainda tem lenha pra queimar. Acho que a aposta é, ao contrario do que pensa o Bruno, tornar a séria mais cult, e menos pop. A conferir.

  21. Traduzindo o título “The Walking Dead… e o nosso desespero para tentar sermos relevantes”

  22. Disse tudo! TWD é um dos conteúdos mais capazes de levantar cliques, logo, o desespero bate. A série permanece com maior audiência dos domingos no prime-time, imbatível, campeã de comentários e com fãs de verdade. Pegar a carona é tentar ser relevante, como a série é.

  23. A questão é, porque eles deveriam ficar tocando todo o tempo no apocalipse zumbi que ocorreu? se nenhum deles tem propriedade para achar uma “cura” ou dar um fim nisso? nem nos quadrinhos isso é relevante e essa é a grande questão, TWD dead nunca foi uma série/quadrinhos sobre zumbis, mas de pessoas e seus conflitos, mostrando que os vivos são tão, ou mais, perigosos que os mortos.

  24. “Uma série sobre pessoas” kkk Isso me faz lembrar de uma outra série.

  25. O seu interesse pelo que aconteceu pelo Morgan é totalmente irrelevante, não deveria ser colocado aí. Foi um bom episódio, aliás (mesmo sendo encheção de linguiça). E sério que você quer plot de apocalipse zumbi depois de TODO ESSE TEMPO? Será que esse plot estar em FTWD faz sentido porque lá eles vão mostrar o apocalipse acontecendo? E sobreviver numa droga de mundo desses é o que? Bobagem? E focar em personagens justamente num plot de sobrevivência não faz sentido? Sério?

    Concordo plenamente que a história do Glenn estar morto ou não foi ridícula, mas deviam botar alguém um pouco menos infantil pra criticar.

  26. Se você quer apocalipse zumbi e muita ação, vai assistir Guerra Mundial Z

  27. Não, cara. Se você olhasse direito, o ângulo revelava que quem estava sendo destroçado era o outro carinha. Foi muito óbvio que era uma jogada pros fãs mais desatentos se desesperarem. Deixar por tanto tempo um suspense que já era meio questionável foi bobagem.

Deixe um comentário