quinta-feira, abril 18 2024

netflixtv

Há um número crescente de leitores que comentam comigo e nas redes sociais do Ligado que cancelaram em definitivo seus pacotes de TV paga e passaram a ficar apenas com a Netflix e outros serviços de streaming para prover conteúdo televisivo. Mas às vésperas de 2016, será que isso já é possível? A resposta não é simples e depende de diversos fatores, inclusive os gostos pessoais de todos que moram na mesma casa.

Além da Netflix temos já ativos outros serviços comoa Globo Play, FOX Play e, é claro, a HBO GO. Mas tirando o serviço da Globo que é grátis e oferece TV ao vivo pela Internet para as praças de Rio de Janeiro e São Paulo (sabe-se lá por que cargas d’água não tem pro resto do país), os demais, incluindo os vários outros “play”, requerem uma assinatura de TV paga com os respectivos canais ativos para funcionar. Ou seja, boa parte do mercado de streaming ainda está atrelada à TV tradicional.

A resposta é “não”, se…

Se você gosta de acompanhar qualquer tipo de esporte ou evento ao vivo, não dá pra cortar o cabo. Netflix e congêneres não oferecem esta opção, fora a Globo. Também não é recomendável parar com a TV por assinatura se você é daqueles que gosta de ligar e zapear pelos canais até encontrar algo, seja um documentário, um musical ou um filme pela metade.

Para os ávidos em novidade, a mudança também pode trazer problemas. Agora que boa parte dos canais de séries da TV paga passaram a exibir séries simultaneamente com os EUA, o corte pode incomodar. Além disso, tirando pelas séries originais, o Netflix demora de seis meses a um ano – ou seja, o prazo da exibição da TV paga – para trazer uma temporada de uma série de catálogo. Em todos esses casos, cortar o cabo não é recomendado.

A resposta é “sim”, se…

Para aqueles que não tem absolutamente tempo algum para assistir TV, aí já é caso para se pensar. Mas tem que ser uma pessoa desligada mesmo da programação. Não pode gostar de ver esportes ao vivo, premiações, notícias, nada. Se você é um desses, talvez esteja pagando TV a cabo pra ficar lá encostado e aí pode ser a hora de fazer a mudança. Com relação às séries, ou você desencana e espera a hora que elas apareçam na Netflix, Cracke ou outro serviço similar, ou passará raiva.

É claaaaaaro que tem gente que faz a combinação torrentstreaming, mas aí é algo que não podemos recomendar. Mas também é possível utilizar meios legítimos como servidores DNS que dão acesso a sites de streaming gringos como o Hulu, Amazon Prime Video, streaming próprio dos canais, e assim tem quem já viva sem a TV por assinatura e consiga acesso aos episódios recentes. O Playmo.TV é um desses DNS pagos, que permitem ainda que você escolha qual país quer usar Netflix. Nestes casos, o domínio fluente do inglês é indispensável, pois não há opção de legendas.

O futuro

Eu pessoalmente não consigo fazer a transição para a TV online no momento. Ainda preciso da TV a cabo para prover conteúdo ao vivo, acesso às premiações e às séries com exibição simultânea, mas concordo que o modelo atual está cada dia mais caindo por terra. A oferta de serviços de streaming que são complementares à assinatura tradicional só aumenta e lá nos EUA a HBO, por exemplo, já lançou um serviço stand alone e independente justamente para combater com a gigante de Los Feliz.

A TV online é uma realidade e é uma questão de tempo para que a transição seja cada vez mais frequente. Acredito que ainda em nosso tempo de vida veremos a TV tradicional tornar-se uma opção datada e obsoleta. É inevitável.

netflix

30 comments

  1. Pra mim o que “pega” é exatamente os esportes ao vivo. Como cancelar os canais sportv por exemplo, ainda mais próximo das olímpiadas?? Impossível!!

  2. Também não consigo me desligar da TV. O fator aleatório, comentado no texto, é algo que sinto falta. Nem sempre quero ver algo em específico ou a TV é um passatempo rápido enquanto espero um compromisso ou algo do gênero. nesse momento a TV aleatória ajuda.
    E tem os esportes, eventos

    Mas, claro, o Netflix e o Google Play Filmes são essenciais!

  3. Já faz uns 3-4 anos que eu não possuo mais tv aberta(ou a cabo) no meu quarto. Todo meu conteúdo é de itens que compro ou vejo pela net.
    As vezes vc sente falta de poder ver premiações ou coisas parecidas (Masterchef tem no Youtube), mas no geral nem faz mais sentido eu ter.

  4. Para quem ñ liga muito para esportes, é bem possível. Não cancelei ainda, porque curto telejornais e futebol, apenas isso.

  5. Para min o principal fator é o preço, já faz dois anos que só tenho NetFlix e não poderia estar mais feliz.

  6. Eu abandonei TV aberta e por assinatura, já 3 anos. Tudo que ouço ou vejo é via Internet. Em casa temos aparelho de TV para reproduzir streaming.

  7. não cancelo pq curto os canais infantis (sim rs) e discovery/variedade, netflix pra mim só é bom pq eu não preciso mais baixar as séries

  8. Aqui também, se não fosse as transmissões esportivas eu poderia cancelar a TV a Cabo sem nenhum pesar na consciência.

  9. Tenho certeza que não vai demorar muito pra a TV entrar em extinção, e a TV aberta pra min já se foi a muito tempo.
    Hoje sobrevivo com o pacote básico de TV a cabo e netflix!

  10. Já não assisto a tv aberta,a uns 5 anos,desde então só a tv fechada,mas já temos mais opções,que pode se ter os mesmos serviços e programação por um preço menor.quem sabe,futuramente me disvenculo da tv fechada..

  11. Esse ano vai fazer 3 anos que estou sem TV aberta ou cabo em casa, uso apenas uma Apple Tv ligada ao televisor. Usando Netflix, Cracke e iTunes para streaming, e também consigo acessar outros filmes e séries que estão armazenados no meu computador via Air Video (App). Não acompanho esportes, mas na Apple Tv tem um canal de esportes radicais da Red Bull muito bacana.

  12. Pra mim o que “pega” é a variedade muito fraca de filmes na netflix, além da ausência de séries importantes, como GOT, e a demora pra atualizar as temporadas de algumas séries.

  13. não acredito que uma netflix ou similar substitua uma programadora de tv. sempre digo que antigamente dizia-se que a tv iria acabar com o rádio, hoje tem rádios na tv paga e streaming. do jeito que a netflix é não atinge a maior parte do público, então não, não acabará com a tv paga.

    agora, a tv paga migrar para o streaming, sem ser necessário uma antena? aí eu acho mais futuristacamente falando, provável, eheheh

    a netflix sempre será complementar. mas…. ela pode passar a se chamar netflix tv.

    abs

  14. No meu caso eu tenho em casa o netflix para assistir filmes e séries e o EIPlus com esporte ao vivo. Já tive TV por assinatura mas não durou muito, achei desnecessário.

  15. Eu não gosto muito de esportes mas eu não consigo cancelar por causa das séries que estão vindo simultâneo pra cá é só por isso que eu não cancelo.

  16. eu tambem, quando quero assistir a algum filme recente , faço download ponho em um pendrive e plugo na tv , fim de problemas :)

  17. Digo e repito: o dia que um PFC permitir assinatura sem estar vinculado a assinatura de TV, a TV como conhecemos no Brasil muda, e para melhor!

  18. Uso Netflix com um DNS (no meu Unlocator) e garanto que fico 90% conectado por ele,no meu caso a oferta que a GVT fez é melhor ter Tv a cabo+Internet

  19. Pra mim substitui, pois assisto apenas series e filmes, e alguns documentarios. O que nao tem na Netflix eu baixo. Quando quero ver uma premiaçao, assisto online

  20. além do que o uso de streamings em cidades do interior do país ainda é muito precário devido ao mal sinal de internet…

  21. Para mim o que pega são as séries. Tudo bem que a Netflix tem séries ótimas, mas como assistir The Walking Dead e Game of Thrones, por exemplo, sem TV a cabo? Esperar 1 ano não é uma opção para mim rsrs

  22. TV normal para mim já era a 5 anos .. não tem nada que presta só lixo …

  23. se nao fosse pelo futebol, tambem cancelaria a tv a cabo

  24. Não posso cancelar minha tv por assinatura por causa da internet, o maldito combo.

  25. Cancelei a tv ano passado e assinei a netflix. Mas já estou arrependido , sinto falta da programão ao vivo , dos filmes melhores, po a netflix tem muito filme ruim cara.

  26. Ah pára que você não sabe que dá pra assistir ao vivo em sites de canais ou no outro dia em sites de séries, além do torrent.

  27. Eu tbem acho Bruno, acho que a TV tradicional, aberta, com grade fixa, já começou seu declínio. Mais ainda a TV à cabo, onde vc paga por 200 canais e assiste 10 e todos com grade fixa. O futuro está na transmissão via streaming, mesclando programação ao vivo com on demand, tudo integrado numa única plataforma.

  28. Eu cortei a tv a cabo, Apenas vejo Uol, Terra, Netflix, MSN e fico zapeando pela rede. Caso queira assistir uma programação específica, ligo a tv aberta. Séries vejo por netflix ou pago um canal de séries norte americano. Tv a cabo é cara e sua programação não vale a pena.

Deixe um comentário