FOTO: REPRODUçãO

Por: Bruno Carvalho

Crítica | Arquivo X retorna com vigor e reverência à série original

xfiles2

A convite do canal FOX, assistimos em primeira mão ao retorno de Arquivo X, uma das séries mais icônicas da história da televisão. Com um tom absolutamente reverencial e que reconhece a importância que esta produção teve na década de 90 e início dos anos 2000, o novo episódio cumpre muito bem o seu papel de reintroduzir a “aura” de celebração do oculto e paranoia à nova geração, sem deixar de lado o fan service bem feito para os mais saudosistas.

My Struggle começa justamente com aquele relato de Mulder (David Duchovny) trazendo um breve resumo dos principais acontecimentos da série até aqui: a abdução de sua irmã, sua busca por respostas e a parceria longeva com Dana Scully (Gillian Anderson), hoje cirurgiã em Washington. Ao serem abordados por um apresentador de TV bem-sucedido e sensacionalista – Tad O’Malley (Joel McHale, excelente)- Mulder e Scully são sugados de volta para este mundo, reabrindo os arquivos X.

xfiles3

Este é claramente um episódio de “mitologia” e não de “monstro da semana”, por óbvio, já que apresenta aquela que pode vir a ser “a maior conspiração da história”, que começou justamente com a queda do disco voador de Roswell na década de 40 e permitiu, segundo as evidências organizadas por O’Malley, que uma poderosa organização (seria o retorno do Sindicato?) estaria prestes a “tomar” o mundo com suas farsas.

E se nos anos 90 muito do que Mulder teorizava já parecia plausível, hoje suas preocupações soam até mesmo legítimas, quando o capítulo aponta como evidências de uma vasta conspiração a vigilância propagada por organizações como a NSA, o uso indiscriminado e irresponsável de drones, o controle genético de alimentos e por aí vai, fazendo com que questionemos até mesmo nossos hábitos rotineiros (basta lembrar que todos temos supercomputadores no bolso, acessíveis pelas maiores corporações do planeta).

xfiles

Com isso, My Struggle abre um campo de possibilidades bastante interessante para ser explorado pelos capítulos seguintes, já que com isso também resgata – ainda que pincelando aqui e ali – vários elementos mitológicos que a série trouxe ao longo de nove temporadas, tendo a tecnologia alienígena como o pano central de tudo graças aos elaborados flashbacks do caso Roswell (aliás, este episódio já faz a melhor representação do incidente em uma produção até hoje) e das evidências que vão surgindo.

Trazendo também Mulder e Scully questionando tudo que aconteceu em suas vidas até hoje graças ao vigor do inquieto personagem de McHale, além de um retorno “esfumaçado” ao final, o episódio 10×01 de Arquivo X mostra que ainda há muitas “verdades” lá fora para serem perseguidas pelos herois. Se por um lado a série clássica envelheceu muito bem e resistiu ao teste do tempo, esta nova versão igualmente não faz feio e prova que a franquia tem fôlego pra muito mais. Tomara que este seja mais que um mero reboot e sirva para ressuscitar de vez esta bela produção da TV.

5star

Arquivo X estreia na FOX Brasil na próxima segunda, 23:59, com dois episódios seguidos (reprise terças às 22h30) e seguirá todas as segundas no mesmo horário com capítulos simultâneos com os EUA.

25 respostas para “Crítica | Arquivo X retorna com vigor e reverência à série original”

  1. vinícius aislan disse:

    ansioso demais!

  2. Pedro Antunes disse:

    Tenho uma dúvida.., Para quem não viu as outras temporadas, é necessário vê-las todas?

  3. João Neto disse:

    Necessariamente todos os 200 e poucos epis n. Há os essenciais pra entender. Ainda dá pra fazer uma maratona! Tem várias listas na net com o nome e número dos episódios essenciais.

  4. Pedro Antunes disse:

    Ok obrigado :) É que ao que parece a série parece ser muito boa mas não me estava a apetecer muito ver 9 temporadas de série… Mas obrigado eu vou procurar

  5. Ayrton Jordan disse:

    “Este é claramente um episódio de “mitologia”…” Já me tremi todo aqui. Ansioso.

  6. Ayrton Jordan disse:

    Se você não conseguir assistir, mesmo as listas dos essenciais tem de 30 a 50 episódios, assiste pelo menos os 2 filmes da série. ;)

  7. Pedro Antunes disse:

    Sim já tinha pensado nisso :) Mas disseram me que um dos filmes foi uma grande decepção .. Mas vou vê-los. Muito obrigado pela sugestão ;)

  8. Jonny disse:

    Yeees! Tô ansioso!

  9. Kuroudo Akabane (DR. Chackal) disse:

    cara, se vc tiver a fox na tua casa, se prepara, q amanha tem a mega maratona do arquivo x, a mega maratona vai durar 24 hrs começando meia noite amanha com os episodios essenciais para as pessoas que não viram as outras temporadas, ao final dessas no dia acabado a maratona vai passar os 2 primeiros episodios da nova temporada

  10. Adriana - disse:

    A verdade ainda está lá fora

  11. Paulo Sergio Pereira disse:

    O que aconteceu com a maratona da fox?

  12. Leonardo Damaso disse:

    Puta M.
    kero mt ver

  13. Leonardo Damaso disse:

    Sem dúvida vc ficara no clima eu assiste recente pela 3x vai fundo

  14. vinland disse:

    Mais apenas assistindo os essenciais, nao fica buraco na historia ?

  15. Master Predator disse:

    Espero q eles deem uma explicação sobre 2012, o ano q devia ter começado a invasão q pelo jeito não ocorreu

  16. Começa 23h59 de domingo.

  17. Paulo Sergio Pereira disse:

    Acabei de descobrir. Quando disseram estreia mundial achei que ia ser junto com os EUA que começa hoje, por isso tava procurando a maratona!

  18. Ayrton Jordan disse:

    Fica viu, esses “essenciais” da FOX vai faltar outros essenciais. Mas tipo assim, de última hora, eu leria um resumão sobre a série (o Omelete fez um excelente, temporada por temporada) e assistiria aos 2 filmes e ao Series Finale. No meu caso, me programei para maratonar toda a série, mas me perdi no tempo. Acabei maratonando, 55 episódios de uma lista de principais (também feito pelo Omelete), sem deixar buracos enormes na trama.

  19. vinland disse:

    Entendi, mas o que vc acha ? Vale a pena assistir essa serie na integra hj em dia ? Como ela esta completa no Netflix pensei em maratonar ela ? Mas fico muito na duvida.

  20. lcp21 disse:

    A estréia foi D++++++++++++++

  21. Lucas Alexandre disse:

    Fiquei muito emocionado e feliz com esse retorno, que venham no minimo mais 9 temporadas.

  22. Ayrton Jordan disse:

    Se você tiver tempo, vale muuito a pena. A série é ótima, e vai te prendendo em cada episódio. Eu tinha a mesma duvida… E maratonei somente 50 episódios, e me apaixonei. Fiquei com pena porque não a assisti por completa, mas já espero ansiosamente minhas próximas férias.

  23. vinland disse:

    O grande problema. TEMPO kkkkkkkkkk. Acho que vou deixar passar em branco mesmo.

  24. Luana Lemos disse:

    Revi a série toda em menos de 1 mês. Aproveitei cada minuto livre e no final de semana assitia uma temporada inteira. Amo muito <3

  25. vinland disse:

    Nossaaaa kkkkkkkkkk, que bom pra vc, mas nao vou encarar nao. kkkkkkkk

Deixe uma resposta

ss