quinta-feira, março 28 2024

oscars2016

Acontece amanhã a cerimônia dos Academy Awards 2016, ou simplesmente Oscar, a partir das 22h30, com transmissão no Brasil ao vivo pela TNT, com apresentação de Chris Rock. Durante a tarde, o canal E! fará seu tradicional Live! From the Red Carpet com Ryan Seacrest e Giuliana Rancic começando às 19h30. Assim sendo, chegou a hora de realizar as minhas previsões finais sobre quais serão os vencedores – e garanto a vocês que essa é, sem duvida, a temporada mais imprevisível do Oscar que vimos em muito tempo.

Nós sabemos quem ganhara como Melhor Ator, entre outras categorias, mas em compensação, ninguém tem a menor ideia de quem vencerá Filme e Diretor. Vamos recapitular: desde o início das premiações, Spotlight e The Revenant eram os grandes favoritos. Porém, quase na reta final da temporada, The Big Short surgiu do nada e abocanhou vários prêmios, incluindo o PGA (o mais forte dos termômetros ao Oscar de Melhor Filme). Simultaneamente, The Revenant foi caindo cada vez mais no quesito popularidade, e a sua única vitória “importante” ocorreu no Globo de Ouro (e sim, as aspas significam ironia: como todos nós sabemos, o Globo de Ouro não tem influência alguma no Oscar porque).

Até algumas semanas atrás, eu poderia jurar que a disputa principal seria entre Spotlight e The Big Short… Até que, em mais uma reviravolta inesperada, The Revenant triunfou no DGA (Sindicato dos Diretores) e no BAFTA. E agora, eu já não sei de mais nada.

Melhor Filme

Vai vencer: The Big Short
Quem pode surpreender: The Revenant ou Spotlight

Explicando a escolha: Como eu discuti acima, temos três grandes favoritos. Spotlight venceu o SAG (Sindicato de Atores) e o WGA de Roteiro Original. The Revenant venceu o DGA e o BAFTA (vamos ignorar o Golden Globes), mas vale lembrar que o filme tem uma parcela considerável de detratores. Finalmente, The Big Short venceu o WGA de Roteiro Adaptado e o PGA, que é justamente o termômetro principal nessa categoria. Assim sendo, eu apostaria em The Big Short, mas não ficarei nem um pouco surpreso se eu estiver errado.

Qual seria o meu voto: Max Max: Fury Road

mad max 3

Melhor Diretor

Vai vencer: Alejandro Gonzalez Iñárritu
Quem pode surpreender: George Miller

Explicando a escolha: Eu acredito que a Academia irá dividir os vencedores das categorias principais: Filme deve ir para The Big Short (ou Spotlight) e Direção irá para Iñárritu. Sim, George Miller é um cineasta veterano que entregou um dos filmes mais elogiados do ano, e deve estar recebendo muitos votos, mas não podemos ignorar a vitória de Iñárritu no DGA. O principal fator que pode prejudicar Iñárritu é o fato de que ele já venceu no ano passado por Birdman – e se ele vencer novamente nesse ano, seria o terceiro diretor a conseguir esse feito na Academia (os outros dois foram John Ford e Joseph L. Mankiewicz).

Qual seria o meu voto: George Miller

Melhor Ator

Vai vencer: Leonardo DiCaprio
Quem pode surpreender: Ninguém.

Explicando a escolha: Leonardo DiCaprio é um ator veterano (sim, ele atua desde os anos 90), amado por todos, com uma bela carreira. A Academia quer premiá-lo há anos (já recebeu quatro indicações). E ele venceu tudo até agora.

Qual seria o meu voto: Leonardo DiCaprio

revenant2

Melhor Atriz

Vai vencer: Brie Larson
Quem pode surpreender: Saoirse Ronan

Explicando a escolha: Brie Larson venceu tudo até agora e é improvável que isso ocorra agora na reta final. Porém, se ela perder, com certeza será para Saoirse Ronan, que venceu vários prêmios da crítica. Além disso, nós podemos supor que, na teoria, alguns membros da Academia podem ter considerado Brooklyn um filme bem mais agradável de assistir do que Room, que conta uma história densa e pesada… Mas não creio que isso irá realmente ocorrer.

Qual seria o meu voto: Brie Larson, mas eu também ficaria igualmente feliz com a vitória de Saoirse Ronan.

Melhor Ator Coadjuvante

Vai vencer: Sylvester Stallone
Quem pode surpreender: Mark Rylance (mas é improvável)

Explicando a escolha: Como eu disse no meu texto das previsões iniciais, esse é o tipo de história que a Academia ama; um ator cuja carreira estava no fundo do poço há uns 10 anos atrás, que se reergueu muito bem, voltou a interpretar o personagem que lhe tinha rendido sua única indicação ao Oscar, há quarenta anos, e num filme que foi muito bem recebido pela crítica. Os aplausos que ele recebeu de seus colegas de profissão no Golden Globes e no Critics Choice Awards, somado ao fato que o vencedor no SAG foi justamente Idris Elba, que não foi indicado ao Oscar (Stallone não foi indicado pelo sindicato) só confirmam ainda mais as minhas suspeitas.

Qual seria o meu voto: Sylvester Stallone

creed3

Melhor Atriz Coadjuvante

Vai vencer: Alicia Vikander

Quem pode surpreender: Kate Winslet

Explicando a escolha: Alicia Vikander e Rooney Mara eram as favoritas no início das temporadas da premiação. A primeira acabou vencendo a maioria das premiações, ao passo que a segunda acabou perdendo popularidade para Kate Winslet. Mas Winslet sai prejudicada por já ter vencido anteriormente, e por isso eu aposto em Vikander.

Qual seria o meu voto: Jennifer Jason Leigh

Melhor Roteiro Original

Vai vencer: Spotlight
Quem pode surpreender: Inside Out

Explicando a escolha: Spotlight venceu o WGA e esse pode servir como prêmio de consolação, caso não ganhe mais nada. O seu principal rival é Inside Out, já que a Academia ama a Pixar.

Qual seria o meu voto: Já que The Hateful Eight foi esnobado, o meu voto vai para Inside Out.

Melhor Roteiro Adaptado

Vai vencer: The Big Short
Quem pode surpreender: Room

Explicando a escolha: The Big Short venceu o WGA, e a mesma lógica que expliquei a respeito de Spotlight também se aplica aqui (caso The Big Short perca Filme e Direção para Spotlight ou The Revenant).

Qual seria o meu voto: The Big Short

Melhor Filme de Animação

Vai vencer: Inside Out
Quem pode surpreender: Anomalisa

Explicando a escolha: Pixar. Não preciso dizer mais nada.

Qual seria o meu voto: Inside Out

Inside_Out-Pete_Docter-002

Melhor Filme Estrangeiro

Vai vencer: Son of Saul
Quem pode surpreender: Ninguém.

Explicando a escolha: Son of Saul já está com esse prêmio garantido desde a sua exibição em Cannes.

Qual seria o meu voto: Não vi todos os indicados, e por isso eu não votaria.

Melhor Fotografia

Vai vencer: The Revenant

Quem pode surpreender: Mad Max: Fury Road

Explicando a escolha: A fotografia de The Revenant é impressionante e a Academia ama Emmanuel Lubezki (que venceu nos dois anos anteriores). Mas se perder, vai ser para Mad Max.

Qual seria o meu voto: The Revenant

Melhor Montagem

Vai vencer: Mad Max: Fury Road
Quem pode surpreender: The Big Short

Explicando a escolha: Assistam ao filme e vocês entenderão porque esse prêmio tem que ir para Mad Max.

Qual seria o meu voto: Mad Max: Fury Road

Melhor Design de Produção

Vai vencer: Mad Max: Fury Road
Quem pode surpreender: Bridge of Spies

Explicando a escolha: Cinco belos trabalhos, mas Mad Max deve vencer em quase todas as categorias técnicas, como consolação por não vencer em Filme e Direção.

Qual seria o meu voto: Mad Max: Fury Road

Melhor Figurino

Vai vencer: Cinderella
Quem pode surpreender: Carol

Explicando a escolha: Filmes de fantasia costumam ter uma leve vantagem. E verdade seja dita, os figurinos de Cinderella são belíssimos.

Qual seria o meu voto: Cinderella, embora eu lamente a ausência de Brooklyn, cujos figurinos têm uma enorme importância na jornada da protagonista.

Melhor Maquiagem

Vai vencer: Mad Max: Fury Road

Quem pode surpreender: The Revenant

Explicando a escolha: É o mais chamativo dos indicados.

Qual seria o meu voto: Mad Max: Fury Road

Melhores Efeitos Visuais

Vai vencer: Mad Max: Fury Road
Quem pode surpreender: Star Wars: The Force Awakens ou The Revenant

Explicando a escolha: Star Wars sempre tem uma vantagem nessa categoria, mas não tem como ignorar a excepcional combinação dos efeitos práticos e digitais de Mad Max. O urso de The Revenant também pode surpreender.

Qual seria o meu voto: Mad Max: Fury Road

Melhor Trilha Sonora

Vai vencer: The Hateful Eight
Quem pode surpreender: Carol

Explicando a escolha: No decorrer de seis décadas, o único Oscar que o lendário Ennio Morricone ganhou foi um prêmio Honorário, em 2007. Essa é a maior chance que a Academia tem de limpar essa mancha vergonhosa em sua história.

Qual seria o meu voto: The Hateful Eight

Melhor Canção

Vai vencer: ‘Til it Happens to You (The Hunting Ground)
Quem pode surpreender: The Writing on the Wall (Spectre)

Explicando a escolha: Vou apostar na canção de The Hunting Ground, devido ao apelo de Lady Gaga. Mas a colaboração Sam Smith/James Bond também deve estar recebendo muitos votos.

Qual seria o meu voto: Til it Happens to You (The Hunting Ground)

Melhor Edição de Som

Vai vencer: Mad Max: Fury Road
Quem pode surpreender: The Revenant

Explicando a escolha: Dispensa explicações.

Qual seria o meu voto: Mad Max: Fury Road

Melhor Som

Vai vencer: Mad Max: Fury Road

Quem pode surpreender: The Revenant
Explicando a escolha: Também dispensa explicações.

Qual seria o meu voto: Mad Max Fury Road

Melhor Documentário

Vai vencer: Amy
Quem pode surpreender: The Look of Silence

Explicando a escolha: Venceu a maioria das premiações.

Qual seria o meu voto: Não vi todos os indicados, e por isso eu não votaria.

Deixe um comentário