quinta-feira, março 28 2024

zoom

[contém spoilers] E eis que no episódio mais recente de The Flash, exibido nessa terça-feira (24/02) nos EUA, finalmente foi revelado o grande mistério da segunda temporada: a identidade do principal antagonista, Zoom. E a revelação acabou sendo mais confusa do que realmente chocante. Na última cena do episódio 2×15 King Shark (e que foi ótimo, diga-se de passagem), vimos Zoom em seu esconderijo, segurando o cadáver de Jay Garrick (Teddy Sears) nos braços. Zoom tira a sua máscara, e então descobrimos que o vilão… tem a mesma aparência de Jay Garrick.

Qualquer duvida à respeito da identidade do vilão foi eliminada numa entrevista do co-showrunner Andrew Kreisberg à EW, na qual ele confirma que Zoom é Hunter Zolomon, a.k.a Jay Garrick. Mas como isso é possível? Antes de tudo, temos que lembrar que o episódio da semana passada, Escape from Earth-2, já tinha entregado uma pista que levava a essa conclusão. Durante o seu período no cativeiro de Zoom, o “homem da máscara de ferro” tentou avisar Barry a respeito de Jay – e ele claramente não ficou feliz quando Barry lhe revelou que Jay era seu aliado na Terra-1. Além disso, em um episódio anterior, Jay já tinha revelado, e até mostrado para Caitlin o seu doppelganger na Terra-1: Hunter Zolomon, que nas HQs é o alter-ego de Zoom.

the-flash-season-2-photos-82

Ok… Então teoricamente, poderíamos supor que o Hunter Zolomon que vimos na Terra-1 é Zoom. De alguma forma, Zolomon conseguiu viajar para a Terra-2 e causou destruição por lá, forçando o Jay Garrick da Terra-2 a viajar para a Terra-1 e pedir ajuda de Barry e sua equipe. Zolomon matou Garrick no último episódio, e isso explicaria tudo. Simples, não?

O problema é que a declaração que Kreisberg deu à EW não só fez essa teoria cair por terra, como ainda tornou tudo mais confuso: “Como tudo isso se desenrola e o que está realmente acontecendo, vamos deixar para depois do hiato“, diz Kreisberg. “Mas nós queríamos encerrar essa série de episódios com uma grande revelação, da mesma forma que fizemos no final do episódio 9 da primeira temporada, em que revelamos que Harrison Wells era o homem no traje amarelo. A identidade de Zoom é finalmente revelada”.

O próprio Kreisberg admite que a dinâmica de Zoom/Jay Garrick com o Team Flash é a mesma de Eobard Thawne/Harrison Wells na primeira temporada: “É uma traição ainda maior do que no ano passado, em alguns aspectos, porque todos eles irão perceber que deveriam ter previsto isso. Eles permitiram essa pessoa entrar. Parte da razão pela qual ele foi capaz de fazer isso era porque havia um buraco no centro do grupo, e ele sabia disso. Ele foi capaz de entrar em cena, porque eles queriam isso desesperadamente. Barry estava sentindo saudades do seu mentor, Wells, e Jay surge oferecendo-se para ser seu mentor. Caitlin tinha perdido Ronnie e então surge Jay oferecendo-se para ser seu novo cavalheiro de armadura brilhante. A ironia é que a única pessoa que ficou constantemente falando: ‘Não confiem nesse cara’ foi Harrison Wells, que foi o único no qual eles nunca confiaram. Para nós, isso tudo foi ótimo, uma deliciosa ironia. Isso acontece de uma forma que não os torna estúpidos, pois a razão pela qual ele foi capaz de manipulá-los foi porque ele estava jogando com suas emoções. Não foi por eles serem ingênuos. Eles até tomaram precauções no início – Barry prendeu Jay de imediato – mas todos eles tinham essa necessidade de um centro e uma nova estrela para guiar seus navios. Jay era charmoso, suave e ele foi capaz de manipulá-los dessa forma“.

Ou seja, Kreisberg insinua que Zoom é realmente o Jay que vimos na Terra-1, ajudando Barry e namorando Caitlin. Mas então… Como é possível que Zoom estivesse em dois universos ao mesmo tempo? E como é possível que Zoom/Jay Garrick pudesse ter matado a si mesmo, conforme vimos no final do episódio 2×14?

Quando Harrison Wells viajou para a Terra-1, ele confirmou a história de Jay, de que Zoom estaca atacando o seu universo e de que nem mesmo Garrick era páreo para ele. Isso leva a duas suposições: a primeira é de que Zoom/Jay Garrick são a mesma pessoa e que ele realmente estava conseguindo viajar entre as duas Terras. Isso explicaria a ausência de Garrick em momentos cruciais, como em uma cena do episódio 2×14, em que Caitlin e Iris são atacadas por um poderoso vilão no Star Labs, e Jay, que supostamente estava no local no momento do ocorrido, não as socorreu. Porém, isso ainda não explicaria como foi que vimos Zoom matando Jay Garrick.

O que nos leva à uma teoria mais provável: existem dois Jays Garricks, que estavam trabalhando juntos. Um era o Hunter Zolomon, agindo como Zoom, e o outro seria o Jay que estava fingindo ajudar a equipe do Barry, e assim, espionando-os. Será que os dois estariam alternando os papéis de vez em quando? E quem seria esse segundo Jay? Supondo que esse Zolomon seja da Terra-1, o seu cumplice seria o Jay da Terra-2? Ou mesmo da Terra-3? Ou ainda uma espécie de clone, androide ou metahumano que assume a aparência de outras pessoas? Tudo é possível no Universo DC…

E por que Zoom teria assassinado seu possível cúmplice? Ele assumiu que já não necessitava mais de seus serviços? Ou até mesmo começou a temer que ele estivesse se afeiçoando à Barry e Caitlin, e que poderia traí-lo? Nós vimos o Jay na Terra-1 salvando civis, mas isso também poderia apenas ser parte do plano para conseguir a confiança do Team Flash…

Mas como vimos no final de King Shark, a morte desse segundo Jay “é uma complicação” (nas palavras do próprio Zoom). E isso também não explica quem é o prisioneiro da máscara de ferro. Seria o verdadeiro Jay Garrick da Terra-2? Kreisberg obviamente não quis responder: “Assim que resolvemos um mistério, nós gostamos de criar outro. A identidade do homem da máscara de ferro é, em alguns aspectos, provavelmente uma surpresa ainda maior do que a do Zoom, se você pode imaginar. É um novo mistério que irá puxá-lo ao longo da temporada. Barry jurou que não ia deixá-lo para trás. Algo me diz que Barry vai cumprir essa promessa”.

The Flash entrou em hiato e retornará nos EUA em 22 de março. Será uma longa espera…

No Brasil a série é exibida pela Warner Channel.

2 comments

  1. Será Que o Jay Criou Uma Imagem Atrasada dele Mesmo? Porque eu Lembro Que Na Primeira Temporada o Herrison Wells Criou Uma ”Imagem” Atrasada Dele Mesmo Como O Flash Reverso , Será Que Jay Fez A Mesma Coisa? Afinal Zoom é O Velocista Mais Rápido De Todos Os Mundos .

Deixe um comentário