quinta-feira, março 28 2024

adnight

Sou um grande fã de Marcelo Adnet desde os tempos de MTV. Seu talento cômico inigualável chegou ao ápice com o maravilhoso Tá No Ar: A TV na TV, que se tornou um dos grandes marcos do humor na Rede Globo (se não o maior). Mas esse Adnight mostra que às vezes talento não basta.

O programa, há meses em produção, era a grande aposta da emissora no segmento de talk-show/variedades, embora não quisesse se definir como tal. Foi vendido como a criação autoral máxima de Adnet, que recebeu um cartão black da Globo pra literalmente produzir o programa que ele quisesse. O resultado, no entanto, pecou pela autoindulgência do seu criador que não se colocou na posição do espectador para perguntar: “isso vai ser legal de assistir?”

Sobraram contrarregras para carregar props e faltaram roteiristas pra preencher lacunas de enrolação. Não entendi, inclusive, o que os talentosos Juliano Enrico (do divertido Caravana no Ar), Pedro HMC (do divertido Põe na Roda) e Maurício Cid (do indispensável Não Salvo) fizeram ali, pois o “roteiro” da atração consistiu basicamente em levar elementos da vida do entrevistado – aqui Galvão Bueno – para o palco no meio de algumas músicas. Ele gosta de carros? Coloca ele entrando num carrão. Tem vinícola? Põe o convidado pisando uva e por aí vai. Na semana que vem a gente põe o cenário no chão e constrói tudo customizado para o próximo Global. É essa a ideia? É.

maxresdefault

No meio, um longo e aborrecido quiz nível “Angélica” com amigos do narrador se estendia às 11h20 da noite de uma quinta para revelar que Galvão gosta de carne mal passada e já fez bicos de nem lembro mais o quê. Os textos rebuscados cheio de críticas, sátiras e sacadas geniais do Tá no Ar deram lugar aqui a uma corrida com bichinhos de shopping. Mas por quê? Ah, porque ele narra corridas. Porra, Não Salvo, isso foi coisa sua? Volta pra Internet porque o Felipe Neto tá sozinho aqui sem supervisão!

Novamente (pro fã incondicional do Adnet que vai ler a chamada no Facebook e vai vir aqui xingar): eu GOSTO do cara. Ele e as pessoas que ele geralmente escolhe SABEM fazer coisas geniais. Adnight, infelizmente, não é uma delas. Não é nem legal de assistir. É aborrecido, monótono, arrastado. Não é um talk, game ou variety show. É um nada-show.

É legal que o Adnet pode falar “Twitter”, imitar o Silvio e chamar quem quer na Globo. Mas era muito mais legal quando ele fazia tudo isso dentro de um texto bem elaborado, num programa bem produzido e editado. Adnight, por ora, é o termômetro que evidencia que tá na hora da Globo revogar essa carta branca ilimitada que deu ao humorista e voltar a investir onde ele já mostrou que acerta.

#VoltaTaNoAr…

14 comments

  1. Realmente o programa não agradou. Não sei também se a escolha do convidado de estreia foi lá muito feliz, fato é que definitivamente não rolou.

  2. Foi chato ao extremo, assisti até o fim pq o Adnet é o cara dessa nova geração de comediantes e gosto muito dos trabalhos que ele tem feito, maaaaas, em várias partes ficou parecendo o insosso Tamanho Família do Marcio Garcia que vai ao ar aos domingos, só que um pouquinho pior.

  3. Nossa, tudo o que vc falou é o que mais detesto na tv aberta e nos programas de globo, tsc…

  4. Globo é aniquiladora de comediantes. Engessa os caras e ninguém fica engraçado. Até o Cazé e o Thunderbird que eram o máximo na MTV, foram para Globo e já era..

  5. Simplesmente o Adnet fugiu da casinha depois da briga com o Kiabbo

  6. Eu pensei que ele tinha aprendido depois de “O Dentista Mascarado”.

  7. Passei longe desse programa. O Adnet para mim não tem graça nenhuma. Um babacão.

  8. Gostava de 15 Minutos, Furfles, Comédia e etc. Mas ao chegar na Globo com o Dentista Mascarado foi um fiasco. Com os quadros no Fantástico, pior ainda. E enfim com Tá no Ar ganhou novamente o público por fazer o que sabe. Com essa ideia de talkshow de piadas prontas, retorna a mediocridade do Dentista. Uma pena.

  9. Crítica irreparável, Bruno.
    O curioso é que o Adnet já detinha esta “carta branca” na extinta MTV e comandava programas geniais (v.g., Adnet Viaja e Adnet Ao Vivo).
    Tratando-se, tecnicamente, do maior comunicador brasileiro e um fã declarado do improviso, não consigo acreditar que tenha a assinatura dele esta tosquice de programa…

Deixe um comentário