quinta-feira, abril 25 2024

hbogo2

Conforme prometido, a HBO lançou hoje a nova versão da HBO GO, sua plataforma de streaming digital. Ao entrar no endereço antigo (hbogo.com.br) e solicitar a tela de login, um link direciona para o novo endereço, que agora é http://br.hbogola.com. Além disso, os assinantes da operadora Vivo já conseguem acessar a plataforma, também disponível para assinantes NET, Claro, Oi e Sky. Curiosamente, eu precisei baixar um novo aplicativo, de nome idêntico ao atual, no smartphone.

operadoras

Por enquanto é necessário ter a assinatura do pacote HBO/MAX nessas operadoras (custa entre 20 e 40 reais), mas o canal promete em breve a possibilidade de contratá-lo “à la carte”, bastando apenas uma assinatura de Internet. Resta saber se no Brasil o serviço estará atrelado a outro, como ocorre nos EUA com o HBO Now pela Apple. Aqui já que o nome NOW está associado à NET/Claro, a HBO GO “à la carte” também se chamará HBO GO.


Westworld: 5 coisas que podemos esperar da nova superprodução da HBO!


luckylouieO serviço reúne grande parte do catálogo da HBO, dos lançamentos (episódios de WestworldMagnífica 70 poderão ser vistos toda semana após a exibição na TV) a produções encerradas, minisséries, especiais, filmes e até mesmo raridades como Lucky Louie, primeira sitcom de Louie C.K.

Se você quer ver ou rever as excelentes The WireThe JinxSix Feet UnderBig LoveIn TreatmentFamília SopranoEntourageMad MenCurb Your EnthusiasmThe LeftoversTrue Detective, True BloodTremeThe KnickThe Newsroom, esse é o lugar. Produções HBO Latin America como MandrakeSr. Ávila, AliceO Negócio também estão todas lá.

Pontos Positivos

Logo ao entrar é possível ver que toda a interface está remodelada, mais dinâmica, rápida e de acesso intuitivo. Além dos destaques de filmes e séries na home, uma barra lateral permite acesso  ágil às principais categorias.

hbogobiglove

A reprodução também melhorou muito. Agora o capítulo começa quase imediatamente após o “play” e a qualidade de imagem chega em HD muito mais rápido do que antes, tanto no computador quanto no celular.

barra

O menu inferior está menos invasivo e mais responsivo. A troca de idioma, tanto de áudio quanto de legendas, é instantânea. Aliás, toda a plataforma parece estar adaptada para qualquer tipo de tela. O ganho de uso no aplicativo mobile é imenso, especialmente se comparada à engessada versão anterior. Lembre que é necessário baixar um novo aplicativo, pois eles não atualizaram o anterior.

hbogoiphone

Pontos Negativos

A comparação com a plataforma já estabelecida da Netflix é inevitável e a nova HBO GO ainda peca em apresentar recursos básicos. A HBO GO não dá sequência a episódios assistidos em maratona, nem sequer “memoriza” em que parte do episódio paramos para continuar a exibição.

Fiz diversos testes aqui assistindo às séries Big Love Lucky Louie e ao final de cada episódio, ela volta para a tela anterior. Se você sai e retorna ao episódio, ele reinicia do zero. A única forma de dar certa continuidade a uma maratona é através do Perfil, onde é possível acessar a aba “Recentemente Assistido” e ver quais foram suas últimas visualizações. De toda forma é um paliativo e confundirá o usuário que não é experiente.

hbo_order_devices

Mas o ponto em que a HBO GO mais peca é a falta de suporte a mais dispositivos como Apple TV, ChromeCast e consoles como PlayStation, XBOX One e Wii. Hoje ele está apenas disponível em dispositivos móveis e XBOX 360. Também é pequena a oferta de SmartTVs que já possuem o app pré-instalado de fábrica, ao contrário do que ocorre com a gigante do streaming.

Veredito

A nova HBO GO 2.0 é um necessário e bem-vindo avanço com relação à plataforma anterior, seja em caso de usabilidade e rapidez, seja no visual. Está realmente muito mais fácil e dinâmico acessar o conteúdo. Além disso, por trazer todo o catálogo da HBO, um dos players líderes na produção de conteúdo premium de séries, filmes e documentários, tê-la sempre à mão é muito bom.

Mas para que a HBO GO se torne um hábito – especialmente quando o serviço for lançado à la carte – precisaremos de mais suporte a dispositivos. Hoje é necessário usar “gambiarras” como ligar o computador à TV ou usar os espelhamentos de tela da Apple ou Google, que não funcionam 100%. Aliás, esse é um gap de vários desses aplicativos “Go” e “Play” e os mesmos problemas também ocorrem com o FOX Play.

hbogosixfeetunder

Se a HBO superar essas limitações, a HBO GO rapidamente crescerá no Brasil e espero que essa nova versão seja o primeiro passo para que isso aconteça. Graças à exclusividade de seu conteúdo, ela pode vir a ser a segunda plataforma de streaming indispensável para o fã de séries.

5 comments

  1. Ótima e esclarecedora análise.

    Quando o HBO GO estiver disponível em mais dispositivos, farei uso dele sem dúvida.

  2. O aspecto visual melhorou muito, mas o carregamento do vídeo ainda é problemático (ao menos pra mim). E logo uma das séries nacionais que eu estava assistindo na versão antiga HBO Go sumiu nesta nova: HQ – Edição Especial.

  3. Estou aguardando HBO GO para suporte de Chomecast. Caso isso aconteça eu tenho disposição de assinar o Streaming deles.

  4. É surreal a HBO não estar disponível em mais dispositivos. Um descaso total.

  5. Eu não consigo de jeito nenhum tirar o menu inferior da tela durante a exibição. Quando assisto no computador, mesmo clicando em qualquer lugar da tela, esse menu fica aparecendo abaixo das legendas. Um horror!! É assim com vc? Se não, o que posso fazer? Obrigada..

Deixe um comentário