quinta-feira, abril 18 2024

juanpablo

Apesar de Narcos ser uma série apenas baseada em fatos reais, com admitidas adaptações, o filho de Pablo Escobar, Juan Pablo Escobar, hoje residente em Buenos Aires sob o nome Sebastian Marroquin, fez uma análise do que é mostrado na excelente segunda temporada da série da Netflix. O autor do livro Mi Padre e vítima direta dos anos de terror que seu pai causou na Colômbia e no mundo, ele afirmou em uma postagem no Facebook que a série comete “erros gravíssimos” com a história.

Veja a lista:

1. Carlos Henao Q.E.P.D. que era o meu tio materno, não era um traficante de drogas como o pintam na série. Na verdade, foi um grande homem, trabalhador, honesto, nobre e bom pai. Um amigo próximo da minha mãe. Era um arquiteto que ajudou a construir algumas casas, estradas e pontes da Fazenda Napoles de meu pai, mas nunca se envolveu em atividades ilegais. Ele nunca foi condenado na Colômbia ou em qualquer país por qualquer ofensa. Ele era um vendedor de Bíblias, material acrílico e espanadores. Ele sempre pregou a paz, não a guerra. Ele não era um traficante de drogas e a Netflix está difamando sua história com tranquilidade e naturalidade. Henao nunca foi traficante ou viveu em Miami. Ele foi seqüestrado e torturado com Francisco Toro, outro homem inocente e decente. É triste que a Netflix mostrou tantos corpos com cartazes pendurados dos Los Pepes, e se esqueceram de publicar imagens do corpo do meu tio Carlos, torturado do mesmo jeito. Violaram o direito a um bom nome, e a honra de um tio querido e respeitado em toda Medellin. Um homem impecável do início ao fim. [fonte]

2. Meu pai não era um fã do Atlético Nacional, mas sim do Independiente Medellín. Se os roteiristas não sabem o time favorito de Pablo, como ousam ditar o resto da história e vendê-la como verdadeira?

NARCOS_206_00537R

3. La Quica foi preso em Nova York em 24 de setembro de 1991, bem antes da fuga de  meu pai  da Catedral (Julho de 1992). Ele já havia sido preso nos EUA há muito tempo com documentos falsos. Foi injustamente acusado e condenado pela bomba no vôo Avianca no qual mais de 100 passageiros e tripulantes morreram e que se acreditava estar viajando o sucessor de Luis Carlos Galan, César Gaviria. Até o fiscal De Greiff enviou cartas para os EUA em favor de absolvição dele.

4. A Fuga da Catedral: nunca houve um grande confronto ali, apenas uma guarda da prisão morto. Os que ficaram não quiseram o confronto. Meu pai não tinha contactos ou ajuda da lei para escapar. A fuga foi concebida a partir da própria construção da prisão: o meu pai ordenou a deixar alguns tijolos soltos. Ele escapou quando o governo notificou-o de que violaria o acordo nunca o tirariam daquela prisão.

NARCOS_201_00820RC

5. Limón foi empregado do meu tio Roberto. Ele trabalhou para ele como motorista por cerca de 20 anos. Ele não foi contratado no final da história, mas muitos anos antes. Eu o conheci como o motorista que me levava de caminhão até a Catedral para visitar meu pai. Meu tio era colaborador da DEA e o traiu, entregando todo o modus operandi do meu pai para a polícia.

6. Não é verdade que os cartéis de Medellín e Cali negociaram para ficar com Miami e Nova York com o tráfico de drogas. A verdade é que até hoje o mercado de drogas tem um crescimento exponencial. São milhões de consumidores dispostos a pagar o que for preciso para ficarem satisfeitos.

7. A CIA não foi quem propôs os irmãos Castaño a criar o grupo Los Pepes. Foi Fidel Castaño que criou, com a cumplicidade do Cartel de Cali. As autoridades locais e estrangeiras apenas fizeram vista grossa aos milhares de crimes e desaparecidos que Los Pepes cometeram.

8. Minha mãe nunca comprou ou usou uma arma. Tudo dito sobre ela é mentira. Ela nunca nem atirou na vida.

9. Meu pai não matou pessoalmente o Coronel “Carrillo”. Ele fez muitos ataques à polícia da Colômbia e matou mais de 500 policiais em um mês na cidade de Medellín, no fim dos anos 80. Não me orgulho da violência de meu pai, e eu reconheço que ele fez muito mal à polícia e também deu a eles um monte de dinheiro.

NARCOS_201_00682RC

10. Aqueles que são profundos conhecedores da história sabe que meu pai errou muito ao ter encomendado a morte daqueles que eram seus sócios, Moncada e Galeano. Estes últimos foram sequestrados pelo cartel de Cali. Meu pai ainda decidiu poupar a vida de Moncada, no último minuto, mas quando veio a ordem para parar seu assassinato, a morte já tinha acontecido. Este foi um dos crimes determinantes na queda e no fim do meu pai.

11. Meu pai, no final de seus dias, estava sozinho. Não estava tão cercado de bandidos como foi retratado.

12. Não vivíamos naquelas casas chiques após a fuga da Catedral. Nós vivíamos escondidos em favelas, não em mansões.

13. A história de como “Leon” foi preso em Miami é uma mentira. Ele não viveu em os EUA. E foi um serviçal absolutamente fiel e corajoso do meu pai. Ele morreu depois de ser sequestrado e torturado pelos Castaño em Medellín. Ele caiu lutando em nome do meu pai, nunca o entregou como a série mostra.

14. Meu pai nunca ameaçou a cidade de Cali . Ele emitiu uma declaração dizendo que sua esposa e alguns de seus familiares também foram nativos da área. Por isso, disse no comunicado que não tinha nada contra os cidadãos, apenas contra o Cartel, seus rivais.

15. Ricardo Prisco já estava morto quando ele é retratado em Narcos. Era um homem bom que foi estigmatizado pelas ações de Pablo, mas não era um bandido. Ricardo morreu muito antes na vida real.

narcos_season_2

16. Meu pai nunca atacou a filha de Gilberto Rodriguez em seu casamento ou em qualquer outro momento da sua vida. Nem qualquer membro da sua família. Esse foi o pacto de não tocar nas famílias. Meu pai cumpriu o pacto, eles não, quando colocaram uma bomba no edifício Monaco em que estava a minha família.

17. Meu pai nunca nos obrigou a ficar com ele na clandestinidade com ele. Meu pai queria que a gente tivesse educação e oportunidades que ele não teve.

18. Estivemos somente em uma única troca de tiros com meu pai, mas não como a mostrada na série. No meu livro eu realmente conto como foram esses fatos.

19. Os ataques do meu pai às drogarias ocorreram em 1988 e 1989, não em 1993 como é mostrado na série. Erraram bastante na cronologia aí, não?

20. Minha avó paterna traiu meu pai e aliou-se com seu filho mais velho Roberto, negociando com Los Pepes. Eu queria ter tido a avó tranquila que é mostrada na série.

21. Minha avó paterna nunca viajou com a gente para a Alemanha ou para lugar algum.

NARCOS_208_01845RC

22. De Greiff e o Ministério Público da Colômbia nunca quiseram ajudar a minha família como a série retrata. Eles viviam infiltrados por gente do Cartel de Cali em busca de informações sobre meu pai.

23. Minha mãe nunca falou com a jornalista virginia Valejjo, que foi amante do meu pai. Eles também não se encontravam há mais de 10 anos.

24. Meu pai nunca nos enviou um telefone no hotel Tequendama. A gente usava o do próprio hotel. “O telefone é a morte”, disse meu pai por toda uma vida. Por isso eu sei que meu pai se suicidou do jeito que ele me disse que faria dezenas de vezes. Portanto, eu não fiquei surpreso que o tiro que o matou foi a partir de sua própria mão e uma pistola, dois milímetros de distância de onde eu sempre jurou que iria atirar. Não foi a polícia que o matou.

25. Nenhum jornalista foi morto fora do Tequendama Hotel.

26. Meu pai nunca abusou de seus pais, muito menos do jeito que mostram aquela conversa com meu avô. Nunca houve uma conversa naquele tom ou daquele tipo.

27. Depois que meu pai morreu, minha mãe foi convocada para uma reunião com o Cartel de Cali, na cidade, e havia mais de 40 grandes chefes do crime da Colômbia no momento. Quem salvou a vida dela e foi assassinado depois foi Miguel Rodriguez, e não Gilberto.

28. Minha avó paterna e meus tios que traíram meu pai no fim das contas.

Para Juan Pablo, a lista de erros da 1ª temporada é imensamente maior e ele não quis nem começar a escrevê-la. Ele sugere que as pessoas leiam seu livro Mi Padre para um relato mais apurado do que ele chama de “a verdade”.

Deixe um comentário