quinta-feira, março 28 2024

louie

Finalmente! Depois de 6 anos de sua estreia no canal FX norte-americano, Louie finalmente chegou ao Brasil. A série começou a ser exibida dia 22/11 e é indispensável para todo fã de boas comédias.

Louie é idealizada, produzida, roteirizada, dirigida e montada pelo comediante americano Louis C.K., famoso na cena stand up nova-iorquina e que tem alguns especiais na Netflix. À primeira vista a comédia nos apresenta com um formato bem parecido com o de Seinfeld, mas em estilo mockumentary (e single camera), pois alterna cenas das apresentações do protagonista em clubes de comédia com situações de sua vida.

louie

O estilo lembra também a Curb Your Enthusiasm de Larry David, pois Louis C.K. interpreta a si mesmo numa versão levemente alterada. Mas as semelhanças param aí. Louie é engraçada de uma maneira específica, contida e com carregadas doses humor negro. Louis C.K. é pai de duas filhas pequenas, divorciado e em plena crise de meia idade. Os capítulos iniciais são temáticos, tratando de assuntos como relacionamentos, família, saúde etc. O texto remete ao das comédias britânicas, característico por apresentar piadas implícitas e muitas situações embaraçosas no dia a dia do protagonista com alguns exageros aqui e ali, mas que acabam funcionando no clima de produção independente adotado (Louis C.K. investiu do próprio bolso no piloto da série, que é em parte financiada com recursos do governo de NY).

É uma comédia interessante por apresentar um exercício peculiar do humor (que é seco, menos irreverente e às vezes até ofensivo), mas que no fim das contas acaba funcionando e muito bem. Até o momento já temos 5 temporadas produzidas (uma melhor que a outra) e recentemente o comediante decidiu fazer uma pausa criativa e não sabemos quando a série voltará. Nesse meio tempo ele produziu um show de stand-up e uma sitcom, a Horace and Pete  (que ele vende sem intermediários em seu próprio site) e também produz e roteiriza a comédia Better Things, também do FX, estrelada por sua parceira habitual Pamela Adlon (Californication).

Fique ligado então em Louie, toda terça às 20h20 no Comedy Central, com reprises ao longo da programação e capítulos disponíveis no Comedy Central Play, uma semana após a exibição na TV. Vale muito a pena!

Abaixo uma cena completa da série com participação de David Lynch (!!!!), quando ele é cotado para substituir David Letterman no Late Show:

Deixe um comentário