quinta-feira, março 28 2024

60dias

O canal A&E traz de volta à TV esta noite às 23h15 uma das produções mais ousadas da TV: 60 Dias Infiltrados na Prisão. Imagine a situação: você é inocente e foi voluntariamente encarcerado em um presídio de segurança máxima em nome de um experimento social pra lá de controverso.

Esqueça a descontração de Orange is the New Black. A Penitenciária do Condado de Clark, na Indiana, é barra pesada no nível Oz ou Prison Break, mas 60 Dias Infiltrados na Prisão não tem nada de ficção. É tudo real: criminosos de verdade e uma prisão de verdade!

A missão

São oito “Michael Scofields” da vida real que entram lá com um único objetivo: descobrir como as drogas e o contrabando entram na prisão, algo que os guardas correcionais e o sistema de vigilância não conseguem identificar. Lá dentro eles precisam literalmente se “infiltrar” nas gangues e conquistar a confiança de gente muito, mas muito perigosa.

Analeigh, Brian, Chris, Dion, Monalisa, Quintin, Sheri e Ryan abdicaram de suas vidas para passar dois meses inteiros lá dentro, sem qualquer regalia e – pior – correndo riscos a todo tempo.

60dias2

Sigilo absoluto

A produção e até a divulgação do programa foram limitados. A própria existência da série foi mantida em segredo dos prisioneiros, guardas e até da maioria dos oficiais carcerários de Clark. Pouquíssimas pessoas podiam saber exatamente o que estava acontecendo para conferir segurança ao projeto e aos voluntários.

A segunda temporada, inclusive, foi gravada antes mesmo da primeira ir ao ar, para evitar que os presos desconfiassem de alguma coisa. Será que deu certo?

60in_02042016_zd_0656

Experimento sem precedentes

A série do A&E é única no mundo. Nada nesse nível já foi concebido em termos de televisão, representando um dos esforços mais interessantes e avançados nesse quesito. Mas como isso foi possível? Autorizações do uso de imagem foram obtidas pelos prisioneiros, mas eles não sabiam o motivo exato.

Os participantes voluntários foram treinados sobre como agir perto de outros presos e receberam até pseudônimos e uma HISTÓRIA inteira produzida, com detalhes de suas (falsas) condenações, comparsas do lado de fora e tudo mais.

0w9a1335

Resultados reais

Depois da primeira temporada, tivemos a demissão e até a prisão de agentes penitenciário que facilitavam o contrabando na cadeia e até desvendaram qual era a moeda de troca utilizada para conduzir operações ilegais. Os novos episódios que estreiam hoje prometem trazer ainda mais surpresas do submundo do crime.

Veja abaixo a chamada de 60 Dias Infiltrados na Prisão, que estreia esta noite (16/11) às 23h15, com um episódio novo todas as quartas no mesmo horário:

Deixe um comentário