quinta-feira, março 28 2024

westworldbernard

Nono capítulo: parece que temos um novo padrão estabelecido pela HBO para uma série explodir nossas cabeças, certo? O que já acontece com Game of Thrones foi adotado em Westworld no capítulo 1×09: The Well-Tempered Clavier. Davi Garcia fará a crítica deste eletrizante penúltimo episódio, mas vamos discorrer aqui sobre as teorias que ele confirma ou praticamente garante.

É claro que teremos muitos spoilers daqui pra frente:

1. As múltiplas linhas do tempo

Lembram-se da foto que o pai da Dolores achou e o deixou completamente bugado a ponto de ser descontinuado pelo suporte técnico de Westworld? Bem, ela confirma a existência de, pelo menos, duas linhas do tempo distintas, e isso abre discussão para avançarmos em outras teorias.

westworld_photo

O retrato da mulher em Times Square é da falecida esposa de William. Note como ele fora encontrado totalmente desgastado e debaixo da terra nas proximidades da casa de Dolores. Não resta dúvidas, então, de que estamos falando de períodos diferentes. O logo do parque, a hostess que hoje é anfitriã, tudo isso confirma a teoria.

2. O Homem de Preto é um membro do Conselho Diretor da DELOS

Essa teoria estava rolando por aí e também foi confirmada pelo episódio. Ele frequenta o parque a pelo menos 30 anos e é tratado como um “hóspede especial” em busca do tal labirinto. É como se ele estivesse atrás de um “modo avançado” de jogo dentre as várias narrativas do parque.

westworld6

Pois bem, a cena em que a Conselheira Charlotte (Tessa Thompson) interrompe a narrativa para conversar com ele sobre a necessidade de interromper os avanços do Dr. Ford (Anthony Hopkins) na construção da nova história deixa claro que ele não apenas é um dos membros do Conselho, como foi instrumental na manutenção do parque “30 anos antes”. Ele é um filantropo muito rico, tal qual um certo conhecido nosso…

3. Bernard é Arnold

Bem, Bernard não é exatamente Arnold, mas é o mais próximo do original que temos. O parceiro do Dr. Ford foi morto por Dolores (o que deve ser o tal incidente!) e o atual chefe executivo do parque Westworld decidiu construir um anfitrião à sua imagem, capaz ainda de executar todos os serviços “sujos” necessários para mantê-lo na posição de comando.

bernarnold

Além disso, o Dr. Ford eliminou qualquer traço de seu parceiro no parque e que poderia fazer com que qualquer um associasse o pacato chefe de comportamento do parque com o falecido sócio-fundador. A cena em questão, inclusive, é a Emmy Tape de Jeffrey Wright.

4. Dolores está revivendo sua jornada com William

The Well-Tempered Clavier trouxe ainda uma das montagens mais espectaculares do ano, indicando que Dolores estava, na verdade, refazendo hoje toda a jornada que ela fez com William anteriormente (30 anos antes?) no processo de se lembrar de tudo que ocorreu. Diferente de Bernard – que estava sendo auxiliado por Ford – a “donzela” demorou para perceber o que ocorre e isso pode ter começado na cena em que o Homem de Preto a leva para dentro de um celeiro. Teria o Conselheiro mexido na programação para forçar a sentiência da anfitriã?

doloreswestworld

Essas teorias acima praticamente confirmam a maior de todas. Embora falta a série deixar isso clarividente, praticamente podemos afirmar que…

5. William é o Homem de Preto; o Homem de Preto é William

Teoria que permeia a série desde o início, a quantidade de evidências que indicam esta direção acumulam a cada capítulo. Impactado pela experiência que teve quando seu cunhado o levou para uma despedida de solteiro em Westworld (a que estamos acompanhando), William passou a ter uma relação muito próxima com o parque, tornando-se um visitante frequente, apoiador e então Conselheiro.

tmg-article_tall

Logo após ser amarrado pelo cunhado no “passado”, vemos ele falando de um “jogo”, o mesmo que o Homem de Preto vem falando. Além disso, os trejeitos de ambos são idênticos (vejam como, no início da série, eles cumprimentam com o chapeu) e possuem uma grande conexão com o parque.

Para corroborar a “mudança” de atitude de William (chapéu branco x chapéu preto), temos a chacina que este fez logo após seu cunhado ter dilacerado Dolores em sua frente. Só falta o décimo episódio para bater esse martelo.

Westworld é a melhor coisa na televisão hoje.

16 comments

  1. Achei que já bateram o martelo sobre a identidade do Homem de Preto… A última cena me pareceu elucidativa nesse sentido quando Dolores encara a porta da igreja e pergunta “William?”, então a porta abre e o Homem de Preto solta “Olá, Dolores!”… Bem, o diálogo aqui reproduzido foi de memória, mas foi algo do tipo.

  2. Também acho que essa cena já deixou claro que eles são a mesma pessoa.

  3. Episódio fodaço de uma série MUITO foda, a única coisa que me incomoda é a Maeve conseguir fazer o que quer em um prédio onde as paredes são todas de vidro. Espero que tudo seja parte da nova narrativa do Ford, afinal ele mostrou que sempre tem tudo sob controle, até quando parece que não tem.

  4. Ainda não me conformo com a cena em que o Logan fala pro Willian que um dos fundadores do parque morreu há 30 anos. Não faz sentido!!!

  5. Na verdade ele não cita tempo, só fala que o sócio do Ford morreu alguns anos atrás. E pelo conteúdo da Dolores ser mais antigo então essa morte é recente em relação ao tempo em que o Willian e o Logan chegam ao parque.

  6. Não sei se só eu notei mas a faca que o william usa é parecida com a do homem de preto, acho que eles são a mesma pessoa

  7. Oi Leonardo, em qual episódio isso ocorre ?
    Vou dar uma olhada pra tentar entender melhor.
    Valeu !

  8. Verdade, revi a cena e ele não cita tempo mesmo. Valeu!!! Arnold morreu na fase de testes, um pouco antes do parque abrir. Será que esse é o grande incidente citado?

  9. Pelo que entendi temos 3 linhas temporais em Westworld:
    1) Antes de abrir o parque, nas primeiras conversas de Arnold com Dolores;
    2) 30 anos atrás na jornada de William, Logan e Dolores;
    3) Momento atual com o Homem de Preto, Maeve e a morte de Bernard.

  10. Westworld é a melhor coisa na televisão hoje.
    CONCORDO PLENAMENTE!

  11. Nunca considerei essa hipótese. Parece que os caras ficam forçando, usando tudo o que aparece para dizer: “olha lá, olha lá, mais uma dica!”. kk

  12. Mas foi isso que aconteceu com todas as outras teorias que foram confirmadas, então muito improvável que não esteja certa.

Deixe um comentário