sexta-feira, março 29 2024

Todo ano publico aqui a lista das 10 melhores séries do ano, segundo o Ligado em Série (aka eu). Escolher os 10+ é um trabalho difícil e penoso, ainda mais se considerarmos que 2016 marcou o recorde de séries originais no ar, superando 2015. Assim, conforme eu sempre ressalvo, é óbvio que muita coisa ficou de fora

Além disso, reforço: esta é uma lista opinativa. É a minha opinião do que eu considero as melhores produções do ano de 2016 na TV. Não estou dizendo que esta é a SUA lista ou a lista que deve ser seguida pelo UNIVERSO. É a minha lista. Ok? Minha. “Ah, faltou tal série“. Sim, pode ser que tenha faltado mesmo, porque como já disse o espaço é pequeno, mas qualquer ausência notada não quer dizer que considero a série ruim. Às vezes não tive tempo de assistir ou ainda estou atrasado. Às vezes é ruim mesmo. Mesmo assim, aproveite o tópico para mandar abaixo quais seriam suas 10 melhores séries de 2016!

Bora!

01. Westworld | HBO

Ah, como estávamos precisando de uma série como Westworld. O drama de Jonathan Nolan e Lisa Joy dificilmente foi unanimidade no mundo das séries, mas inegavelmente foi uma das produções que mais levantou discussões, teorias e questionamentos. Gostando ou não, 2016 não seria o mesmo sem esta série. Westworld é instigante e arrojada, representando o ápice do esforço criativo no ano que passou, seja por parte de roteiristas, produtores e atores, em especial a atuação magnífica de Sir Anthony Hopkins. Grandiosa e ambiciosa, ela certamente nos acompanhará por muitos anos. Westworld foi a melhor série de 2016. Ponto. A HBO queria uma sucessora à altura de Game of Thrones e conseguiu um drama que potencialmente é capaz de superá-la em todos os aspectos, sejam quantitativos e qualitativos. [leia todas as críticas] | 1ª temporada

02. The Americans | FX

O quarto ano de The Americans foi uma das coisas mais sublimes que tivemos em 2016, atingindo níveis dramáticos altíssimos na TV. Cada hora dessa série trouxe uma quantidade absurda de reviravoltas, depois que Paige (Holly Taylor) descobriu que seus pais Philip (Matthew Rhys) e Elizabeth (Keri Russel) são espiões da KGB infiltrados nos EUA no ápice da Guerra Fria. The Americans é uma série indispensável hoje pelo poder que sua história tem de ser ao mesmo tempo um registro histórico e uma alegoria dos tempos atuais, onde a polarização no mundo é a principal pauta. Um trabalho exímio de interpretação – de protagonistas a coadjuvantes e convidados – e de seus realizadores. Foi uma das melhores coisas do ano. | 4ª temporada

03. Game of Thrones | HBO

Eu confesso não ser muito fã das temporadas iniciais de Game of Thrones, embora sempre tenha reconhecido seus méritos criativos e técnicos. Mas se tem uma série que teve uma temporada incrível e que a cada ano se supera, é este drama conduzido por D.B. Weiss e David Benioff com base na obra de George R.R. Martin (aliás, quanto mais distante dos livros ela parece melhorar). Repleta de episódios que já entraram para a lista dos mais memoráveis da história da TV (The DoorBattle of the Bastards), Game of Thrones reinou absoluto na TV enquanto era exibida, especialmente agora em que a produção caminha para a sua inevitável reta final. Foi uma temporada memorável em todos os sete reinos. [leia todas as críticas| 6ª temporada.

04. Unbreakable Kimmy Schmidt | Netflix

Arrisco dizer que ninguém hoje sabe fazer humor no nível de Tina Fey e enquanto esta realizadora estiver com uma série no ar, esta série merece um espaço cativo em qualquer Top 10 de melhores do ano. Se Unbreakable Kimmy Schmidt teve uma temporada de estreia excelente, foi com este segundo ano que a comédia atingiu níveis de humor orgásmico na TV, contando com um texto afiadíssimo, atuações irreverentes e sempre trazendo referências em lotes impossíveis de se acompanhar. É uma comédia com inúmeras camadas de genialidade, que melhora a cada revisita. | 2ª temporada

05. Better Call Saul | AMC

Lá nos idos de fevereiro, a história da transformação de Jimmy McGill em Saul Goodman tomava forma com a 2ª temporada de Better Call Saul, provando que Vince Gilligan é um dos showrunners com maior domínio técnico de sua obra. É fácil esquecer esta série no meio de tantas outras e depois de tanto tempo, mas esta é a produção que mantém o convidativo universo de Breaking Bad ativo, coeso e conta uma história interessantíssima à medida em que avança. Bob Odenkirk, Jonathan Banks e Michael McKean merecem todas as indicações que virão nos próximos meses de premiação e já não aguento mais esperar pelo terceiro ano. | 2ª temporada.

06. The Good Place | NBC

Da mesma forma como precisávamos de um bom drama como Westworld, estávamos carentes de uma comédia novata que fugisse do lugar-comum. Felizmente ela veio da mente de Michael Schur, especializado em comédias de “ambiente de trabalho”. Mas aqui ele eleva literalmente o nível e ambienta The Good Place no paraíso. A série traz a excelente (sou suspeito pra falar, né?) Kristen Bell e o inigualável Ted Danson numa história divertidíssima que ainda fala sobre auto-conhecimento e a capacidade de superação. O texto é repleto de sacadas, inclusive piadas não apelativas de duplo sentido e que mostra que a TV aberta ainda é capaz de surpreender. [leia a crítica| 1ª temporada

07. Black Mirror | Netflix

Apesar do meme insuportável que a produção gerou, Black Mirror retornou em 2016 como uma das melhores séries no ar, fazendo ainda com que muitas pessoas conhecessem o fenômeno criado por Charlie Broker e Annabel Jones. Ainda que com uma temporada aquém à dos anos anteriores – em especial à de estreia – Black Mirror segue como um exercício interessantíssimo e indispensável sobre o ser-humano através da tecnologia, ou melhor, do emprego desta nos demais aspectos da vida. É uma das melhores e mais relevantes produções da década e seu retorno representou, sem dúvida alguma, um dos pontos altos desse caótico ano de 2016. [leia a crítica] | 3ª temporada

08. This is Us | NBC

Sim, todos nós já vimos séries familiares e dramas com flahbacks flashforwards. Mas ainda que tais recursos estejam mais do que difundidos, This is Us foi a que recentemente melhor os empregou (melhor até que Westworld) para trazer uma série singela, adorável, emocionante e que é capaz de trazer cliffhangers e reviravoltas em praticamente todos os seus episódios exibidos em 2016, sem jamais soar forçada. Ela percorre a vida de uma família comum e que viveu diversas mudanças nos últimos 30 anos. Há anos acredito que eu não colocava mais de uma série de TV aberta em um Top 10 anual e fico feliz de ver que canais como a surrada NBC ainda são capazes de mostrar frescor na seleção de projetos. Que série maravilhosa! [leia a crítica| 1ª temporada

09. The Girlfriend Experience | Starz

Assim que terminei de assistir – em praticamente uma única maratona – esta The Girlfriend Experience – sabia que precisava colocá-la na lista de melhores de 2016. Pouco falada e divulgada, esta foi uma novidade do canal Starz e que no Brasil passou apenas no restrito canal FOX1 quando ele ainda estava em fase de testes (por isso nem comentei aqui). O drama conta a história de uma estudante de direito que decide se tornar uma garota de programa e a série percorre os primeiros meses da garota em sua nova realidade. O que mais me chamou atenção nesta obra baseada no filme homônimo de Steven Soderbergh foi o tom de urgência e perigo que a série emprega, capaz de deixar o espectador constantemente na ponta do sofá. Se você passou por 2016 sem conhecer The Girlfriend Experience, assista e diga aqui embaixo o que achou.

10. BoJack Horseman | Netflix

São poucas as séries de comédia que conseguem ser engraçadas como BoJack Horseman. A animação de humor negro da Netflix retornou em 2016 para a sua terceira temporada melhor do que nunca. Insegurança, depressão, vício e auto-destruição são temas fortes que a série aborda com certa leveza, trazendo ainda interessantes discussões sobre assuntos sérios, inclusive aborto e suicídio. Composta por um elenco estelar e extremamente talentoso (liderado pelo sempre ótimo Will Arnett), BoJack Horseman encerra em alta nosso Top 10 de 2016!

Menções Honrosas

2016, claro, foi muito mais que as 10 séries acima citadas e não há espaço para colocar numa lista pequena tudo que teve de bom no ano que passou. De séries veteranas, destaco aqui as excelentes temporadas de Bates Motel (em especial seus últimos episódios), Narcos (com a caçada e morte de Pablo Escobar), Man Seeking Woman (se não conhece, procure), Bloodline Transparent.

Foi também o ano em que Ryan Murphy (realizador que odeio) me provou errado com a pungente The People vs. OJ Simspon: American Crime Story e conquistou merecidos prêmios. Também fiquei muito feliz com séries menores que a Netflix lançou e que falam de relacionamentos interpessoais: Love Flaked.

No Brasil, nada superou pra mim o humor do Tá no Ar: A TV na TV como uma das produções mais irreverentes e engraçadas da telinha.

As Grandes Surpresas de 2016

Mas o destaque absoluto foi Stranger Things, série alçada ao nível de fenômeno mundial poucos dias após a sua estreia e que quase entrou nesse Top 10. Sim, passados seis meses de sua estreia eu concordo que metade do que ela é hoje é formada de hype e nostalgia, mas isso por puro mérito de seus realizadores e do jovem e talentoso elenco, que tive a chance de conhecer pessoalmente durante do TCA 2016 em julho.

Quem também não fez feio foi a ótima ficção The OA, que estreou quase no 45º minuto do segundo tempo e, sem alarde algum, capturou toda atenção desse fim de ano, ofuscando até mesmo o especial de Natal de Sense8, que volta mesmo só em 2017.

Outras excelentes novidades foram The Night Of (HBO) com foco no procedimento jurídico e nos detalhes, além de The X-Files (FOX), esta última “testando” a recepção do público atual à franquia, trazendo um “sampler” do que a série dos anos 90 teve de melhor. Tomara que volte.

A gigante do streaming ampliou ainda mais sua oferta de séries originais, trazendo produções excelentes como The CrownThe Get DownLuke Cage e revivendo a adorável Gilmore Girls com quatro memoráveis episódios e um final, digamos, animador para os fãs.

Fechando a lista de boas novidades, Donald Glover (que saiu de Community lá atrás para se dedicar a um projeto autoral) retornou em 2016 com a afiada Atlanta, mostrando-se como uma das revelações do ano em termos de roteiro, produção e direção e a Fall Season, apesar de constantemente trazer aquela sensação de “mais do mesmo”, conseguiu dar bons frutos como American HousewiveSpeechless, que acompanharei de perto em 2017.

Deixaram a Desejar

Mas nem tudo foram flores em 2016. Confesso que no fim fiquei decepcionado com as temporadas de Mr. Robot (que teve sim seus bons momentos) e UnREAL, certamente aquém às iniciais. Pior ainda foram os 8 primeiros episódios desta temporada de The Walking Dead, que trouxe os episódios mais insuportáveis até agora, mesmo com personagens tão icônicos em tela como Negan e Ezekiel.

Mas nada em 2016 me decepcionou tanto quanto The Good Wife e aquela leva de episódios final que manchou a excelente série que foi desde 2009. Espero, apenas, que The Good Fight venha para redimí-la. Outra que pode ser classificada como uma das decepções do ano é 3%: a primeira série original da Netflix no Brasil não teve o necessário para passar no Processo.


E pra você, quais foram as melhores séries e maiores decepções do ano?

36 comments

  1. Eu gostei bastante da S01 de Unbreakable Kimmy Schmidt, mas a segunda assisti arrastado, valeu pelo Tituss Burgess que tava excelente no papel.

  2. Excelente lista, mas a minha preferida sem dúvidas foi The People v. OJ Simpson.

  3. Outra comédia muito boa esse ano foi Veep, na sua quinta temporada. Achei que com a troca de showrruners a coisa ia sair dos trilhos, mas a série acabou tendo uma das suas melhores temporadas (para mim, só não foi melhor que a terceira).

  4. Não gosta de GOT ok
    Babão da globo OK
    Odeia Ryan Murphy ??
    A lista é sua eu sei ,mas BOJACK!?

  5. Sempre tem aquela serie que só você gosta né? Não vejo 12 Monkeys em nenhuma lista e eu gostei bastante! Westworld e GOT não podem faltar em nenhum top 10 na minha opinião.

  6. 1 – Mr. Robot
    2 – Peaky Blinders (série inglesa, acho que sou o único brasileiro que assiste sáporra)
    3 – Game of Thrones
    4 – Banshee
    5 – BoJack Horseman
    6 – This is Us
    7 – Vikings
    8 – House of Cards (FINALMENTE VOLTOU!!!)
    9 – The Night Manager
    10 – Black Mirror

    menções honrosas: Westworld, Veep, Sillicon Valley, Better Things e Atlanta.

  7. Também fiquei muito triste com a sétima temporada de The Good Wife, a série teve 6 temporadas excelentes (5ª impecável) pra chegar na última e cagar. É uma das melhores séries já feitas pra TV aberta agora tá com essa mancha chamada 7ª temporada :(

  8. bojack é bom d+ cara e essa terceira temporada foi muito foda, dá uma chance gdjlgakg

  9. Meu Top 10:

    1 – Mr Robot (Amei a Segunda Temporada)
    2- Westworld
    3- Stranger Things
    4- This is Us (TV Aberta com qualidade de TV por assinatura)
    5- Orphan Black
    6- House of Cards
    7- American Crime Story
    8- Person of Interest ( Sou uma das poucas pessoas que assistiu essa maravilha)
    9- The Good Place
    10- Atlanta
    Menções Honrosas: Especial de Sherlock, Unbreakable Kimmy Schmdit, Gilmore Girls e Better Caul Saul

    Da sua lista: comecei a ver GoT a pouco tempo, ainda não vi The Americans, Girlfriend Experience, Bojack E Black Mirror

  10. 1 – Veep
    2 – House of Cards
    3 – The Americans
    4 – The Young Pope
    5 – American Crime Story
    6 – Masters of Sex
    7 – Westworld
    8 – Atlanta
    9 – Mr.Robot
    10 – The Night Of

  11. É muito bom, acho que não faz muito sucesso no Brasil porque não tá na Netflix. No TV Show Time tem quase 200 mil pessoas acompanhando, acho que é beeem popular na europa.

  12. Melhor serie do ano: Rectify

    Outras que se destacaram em 2016:
    – American Crime Story: The People V. O.J. Simpson

    – Game of thrones

    – This Is Us

    – Black Mirror

    -House of Cards

    – The Night Of
    -Strange Things

    – Penny Dreadful

    -American Crime

    – Bates Motel

    -American Horror Story Roanoke

    -Narcos

    -Masters of Sex

    -WestWorld

    Decepção do ano: a temporada final de Banshee, The Good Wife e o retorno de Arquivo X

  13. 1 The Americans season 4 FX
    2 House of Cards season 4 Netflix
    3 Better Call Saul season 2 AMC
    4 Man um the High Castle seaso 2 Amazon
    6 Orange is the new Black season 4 Netflix
    5 Games of Thrones season 6 HBO
    7 Westworld season 1 HBO
    8 Outlander season 2 Starz
    9 The Night Of Minisserie HBO
    10 Narcos season 2 Netflix
    11 Black Mirror season 3 Channel4
    12 Bojack Horseman season 3 Netflix
    13 Silicon Valley season 3 HBO
    14 Masters of Sex season 4 final Showtime
    15 Mr Robot season 2 USA
    16 Night Manager Minisserie AMC
    17 Stranger Things season 1 Netflix
    18 Daredevil season 2 Netflix
    19 Bloodline season 2 Netflix
    20 Shameless Season 6 Showtime
    21 Humans Seasos 2 Channel4
    22 Penny Dreadful season 3 FINAL Showtime
    23 Colony USA
    24 Fall season 4 BBC
    25 Dark Matter season 2 SyFy
    26 Outcast Cinemax
    27 Unbreakble Kimmy Shimdt season 2 Netflix
    28 Agents of Sheld season 3 ABC
    29 Orphan Black season 4 BBC Can
    36 Vinyl FINAL HBO
    30 Preacher AMC
    31 Fear of The Walking Dead season 2 AMC
    32 Ray Donovan season 4 Showtime
    33 Expanse SyFy
    34 Love Netflix
    35 Path Hulu
    37 11.22.63 Minisserie Hulu
    38 Walking Dead Dead season 6 AMC
    39 Angie Tribeca TBS
    40 Luke cage Netflix
    41 X Files season 10 Fox
    42 Luther Season 4 BBC

  14. Tenho vontade de assistir Peaky Blinders mas nunca dá tempo…

  15. Qualquer lista de melhores series de 2016 que nao inclui Rectify ta fazendo isso errado.

  16. A minha ficou assim:

    1. House of Cards
    2. Westworld
    3. Game of Thrones
    4. Mr. Robot
    5. Penny Dreadful
    6. Stranger Things
    7. Orange is the New Black
    8. Peaky Blinders
    9. Vikings
    10. The Crown

    * Sem assistir Rectify

  17. Peaky Blinders e uma das minhas favoritas. Aquele final da 3 temporada, foi de foder. Como os caras soltam um final daqueles, pra deixar a gente morrendo de ansiedade do outro lado da tela !! ??? kkkkkkkk Pra mim, foi uma das melhores do ano.

  18. GOT
    Westworld
    Peaky Blinders
    The Americans
    The Night Of
    Girls
    The Crown

    Nao vou fazer um top 10, porque pra mim, foram essas as unicas que se destacaram.

    Pra mim a serie que mais me decepcionou esse ano, foi a ultima de Banshee. Que temporada final fraquissima. Pelas excelentes temporadas anteriores, esperava muito mais.

  19. Uma lista de melhores series de 2016 sem Mr. Robot e com Westworld em primeiro lugar não merece atenção.

  20. Bruno, que decepção mesmo foram os últimos episódios de The Good Wife! Amei tanto está série! Não perdia um só capítulo, na Universal! Devia ter largado de vê-la qdo o Wil morreu! Depois foi-se arrastando! Que pena!

  21. Amei: The OA ( já vi 2 vezes, tema quase nunca explorado em séries), Black Mirror ( não achei que baixou o nível não…), stranger things (nostalgia), How to get away with murder ( Achei que não ia sair nada dessa temporada), Vikings ( Ragnar Lodbrok ?❤), GOT( não precisa explicar né?), This is us ( Cara, que série apaixonante ?), Westworld (a abertura já é incrível)…
    Decepcionou: Sense 8 ( eu sei que muitos amaram esse especial, a fotografia tá muito bonita. Mas cara, a história não andou nada, a cena da “suruba” foi forçada demais…), The Walking Dead ( com exceção do Negan que é um personagem incrível, não me prendeu muito não… Mas quem é fã sabe que a série já teve vários períodos assim e depois volta com tudo!), Grey’s Anatomy ( saudades do elenco anterior, agora sobraram poucos pra amar…)…
    Tem outras, mas agora não lembro kkkkkkkkkkkk

  22. esses top 10 só servem pra irmos nos comentários e ver realmente quais são os melhores TOP10 do ano..

  23. essa lista só serve pra vc vir nos comentários e ver realmente quais são os melhores top10 do ano…

  24. concordo em quase tu que vc. so adicionaria, The americans e marco polo

  25. Esqueceram da melhor série GREY´S ANATOMY,é simplesmente M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.A

Deixe um comentário