quinta-feira, março 28 2024

Lembro quando, ainda pequeno, assistia à cerimônia do Oscar na TV aberta através do SBT. Durante vários anos os direitos foram pra lá e pra cá, mas sempre passava em algum lugar, mesmo com aquela tradução simultânea obrigatória. Há alguns anos, porém, a Globo mantém uma prática incoerente e que desrespeita o seu espectador. Sistematicamente a premiação da Academia cai em domingos de eliminação de Big Brother ou Carnaval – duas prioridades para a vênus platinada – e o inevitável ocorre: ela sempre atrasa a transmissão ao vivo, tirando todo o propósito da própria premiação.

Esse ano, porém, ela sequer vai se dar ao trabalho de realizar a transmissão ao vivo. Quem não tem TV paga simplesmente não vai poder assistir ao Oscar no domingo. A Globo vai retalhar a premiação como faz com filmes e séries licenciados e passar na segunda-feira de Carnaval à tarde como um especial apresentado por Miguel Falabela.

Os direitos de transmissão custam dinheiro. Ela teve que comprá-los da Academia. Comprar pra não exibir, então, é uma prática ridícula. Por que ela não simplesmente larga esse osso e deixa outro canal fazer as honras, já que claramente isso não é uma prioridade pra ela? O motivo? Grana.

Mesmo com a transmissão fria, ou seja, quando não haverá nenhuma surpresa sobre quem ganhou, a emissora carioca ainda consegue vender cotas de patrocínio. E como é dinheiro que determina tudo, somente quem pode pagar TV conseguirá assistir à premiação mais tradicional do cinema.

Pelo menos na TV paga os direitos são da TNT, que sempre faz um bom trabalho e com direito à uma cobertura decente.

Deixe outra emissora passar isso, Globo.

11 comments

  1. Boa, concordo em tudo, já basta os comentaristas que a globo coloca nas transmissões, e agora nem vamos poder acompanhar a cerimônia no dia, fala sério globo.

  2. Único que era bom veio a falecer que era o José Wilker; mas depois dele ninguém foi capaz disso!

  3. É infelizmente é uma prática ridícula do canal, deveria haver alguma clausulá contratual que proibisse tal forma de exibição. Lembro-me também das tramissões feitas pelo SBT, não só do Oscar como também do Grammy Latino.

  4. A Globo é um canal tosco, assim como todos da tv aberta.

  5. Concordo com tudo!!
    Lembro que o SBT além de transmitir ao vivo com tradução simultânea também reprisava em outro dia com legendas.

  6. Olá. Acho que você está equivocado quanto ao fato da Globo comprar os direitos do Oscar. Na verdade, ela ganha este direito de transmissão de “brinde” com o pacote de filmes que ela negocia com a Disney. (Os direitos de transmissão fora dos EUA pertencem a Disney). Por isto, não custa um centavo sequer a ela.

  7. Gostaria de assistir via streaming TNT Go, mas Não funciona funciona, Emissoras patéticas, irresponsáveis,

Deixe um comentário