quinta-feira, abril 25 2024

Os documentários são uma forma de arte que nos permite conhecer histórias reais, emocionantes, inspiradoras, chocantes ou curiosas, que muitas vezes superam a ficção. Felizmente, com o avanço da tecnologia e das plataformas de streaming, o acesso a essas obras se tornou mais fácil e diversificado. Assim, podemos encontrar documentários sobre os mais variados temas e estilos.

Além disso, graças a plataformas como o YouTube, por exemplo, a popularização desse tipo de conteúdo também aumentou. Sem contar nos benefícios de se ter ferramentas de edição como o pacote criativo do CapCut, que permite a qualquer pessoa com um celular na mão gravar e editar documentários com qualidade profissional.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista com 8 documentários que você deveria assistir. Aliás, todos eles estão disponíveis em algum serviço de streaming em 2023, e você pode conferir a lista se ler até o final!

1. Pamela Anderson: Uma História de Amor (2023) é um dos documentários que você deveria assistir

Disponível na Netflix, este documentário conta a trajetória polêmica da atriz e modelo Pamela Anderson, que se tornou um símbolo sexual nos anos 90. Mas também sofreu com o vazamento de uma sextape com o músico Tommy Lee, que afetou sua carreira e sua vida pessoal. 

O filme, dirigido por Ryan White, traz o depoimento da própria Pamela, que assume o controle da narrativa e revela os bastidores dessa história que chocou o mundo do entretenimento.

2. Bill Russell: Lenda da NBA (2023)

Também na Netflix, é uma homenagem a um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, Bill Russell. O qual fez história na NBA com o Boston Celtics, conquistando 11 títulos em 13 temporadas. 

Além de mostrar suas façanhas nas quadras, o filme, dirigido por Sam Pollard, também retrata sua atuação na luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos enfrentando, dessa forma, o racismo e a discriminação.

3. Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria (2023) é outro dos documentários que você deveria assistir

Um dos maiores incêndios já ocorridos no Brasil, que vitimou 240 pessoas em uma boate em Santa Maria no Rio Grande do Sul em 2013, é o tema deste documentário, que está disponível no Globoplay. 

Assim, dirigido por Daniel Dode, a obra reconstitui os fatos que levaram à tragédia, ouve os sobreviventes, os familiares das vítimas, os responsáveis pela boate e as autoridades envolvidas, e questiona a impunidade e a falta de justiça para os culpados.

4. The Beatles: Get Back (2021)

Os fãs dos Beatles podem se deliciar com este documentário, que está disponível no Disney +, e que traz imagens inéditas dos bastidores da gravação do último álbum da banda, Let It Be, em 1969. 

Assim, o filme dirigido por Peter Jackson revela a intimidade, a criatividade, as divergências e a harmonia dos quatro músicos, que se preparam para o lendário show no telhado da Apple Corps, em Londres. Um registro histórico e emocionante de um dos maiores fenômenos da música.

5. A Vida em Um Dia 2020 (2021): um dos documentários que você deveria assistir

Este documentário, que está disponível no YouTube, é uma sequência do filme de 2010. Assim, seu idealizador convidou pessoas do mundo todo a enviarem vídeos registrando um dia de suas vidas. 

Dessa forma, o resultado é uma colagem de imagens que retratam a diversidade, a beleza, a dor, a alegria e a esperança da humanidade, em um ano marcado pela pandemia. Com direção de Kevin Macdonald, essa é uma celebração da vida em todas as suas formas e uma prova de que basta uma câmera, um bom editor de vídeo e histórias genuínas para se obter um belo documentário.

6. Don’t F**k with Cats: Uma Caçada Online (2019)

Disponível na Netflix, esse documentário acompanha um grupo de amadores da Internet que lançam uma caçada por Luka Magnotta. Isso depois que ele ganhou notoriedade internacional em 2010 por compartilhar um vídeo online de si mesmo matando dois gatinhos em uma sacola plástica, sufocando-os com um aspirador de pó.

A saber, Magnotta foi posteriormente condenado por assassinar o estudante internacional chinês Jun Lin, em circunstâncias terríveis, em 2012.

Por tudo isso, esse é um dos documentários que você deveria assistir ainda em 2023.

7. O Dilema das Redes (2020)

Também da Netflix, expõe os perigos e os impactos das redes sociais na sociedade, na política, na economia e na psicologia. O filme, dirigido por Jeff Orlowski, entrevista ex-funcionários de empresas como Facebook, Google, Twitter e Instagram. Os quais revelam os mecanismos de manipulação, vício, desinformação e polarização que são usados para influenciar o comportamento e as opiniões dos usuários.

8. Democracia em Vertigem (2019)

Este documentário é uma análise crítica e pessoal da cineasta Petra Costa sobre o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. Além da crise política e social que se seguiu no Brasil. 

Indicado ao Oscar, Democracia em Vertigem mistura imagens de arquivo, entrevistas e cenas íntimas da diretora, que narra sua visão sobre os acontecimentos, os personagens e as consequências que afetaram a democracia e a história do país.

Como gravar um documentário em casa?

Estes são apenas alguns exemplos de documentários de histórias reais que você deveria assistir, mas existem muitos outros excelentes. E se você se inspirou com essas obras e quer produzir o seu próprio documentário, saiba que hoje em dia isso é possível com ferramentas simples e acessíveis. Como o CapCut Online, que é uma das melhores.

Você pode, por exemplo, gravar um mini documentário dark para o YouTube, falando sobre true crime, que é algo que está super em alta. Ou ainda, fazer um acompanhamento em vídeo de algo interessante, como o desenvolvimento de plantas, animais, e outros roteiros interessantes.

Aliás, além disso ser divertido e artístico, também pode ser uma fonte de renda.

O CapCut Online é um editor e conversor de vídeo online, gratuito e fácil de usar, que permite que você crie vídeos profissionais com imagens, áudio, texto, efeitos e transições. Dessa forma, você pode usar o CapCut Online para editar seus vídeos gravados com o celular, a câmera ou a webcam, por exemplo. E então, transformá-los em documentários incríveis, que podem ser compartilhados nas redes sociais ou em plataformas de streaming.

Com o CapCut Online, você pode contar a sua história, a sua opinião, o seu ponto de vista, o seu testemunho, o seu projeto ou o seu sonho, e mostrar para o mundo o seu talento e a sua criatividade. Portanto, experimente e exercite sua arte!

E agora que você já sabe quais são os documentários que você deveria assistir ainda em 2023, maratone todos eles e depois volte pra contar qual mais gostou!