quinta-feira, março 28 2024
Foto: Divulgação/History Channel

Conheci Jay Leno pessoalmente em 2009. À época, eu fui a Los Angeles para participar de um tour de séries e cinema e, num dos dias reservados a uma visita à Sony Pictures, saí do roteiro passeio para me aventurar sozinho na gravação do então novíssimo The Jay Leno Show. O programa era uma espécie de show de variedades que a NBC estrelou na faixa das 22h (usualmente utilizada com séries), já que Jay havia passado o bastão para Conan O’Brien apresentar seu Tonight Show.

Isso, como sabemos, não durou muito e Jay – em meio a muita controvérsia e escrutínio de seus colegas (em especial David Letterman) – voltou ao comando da atração por muitos anos. Hoje o Tonight Show está nas mãos de Jimmy Fallon e Conan foi para a TBS fazer seu programa.

Foto: Arquivo Pessoal/Bruno Carvalho

Jay à época foi extremamente cordial comigo, me convidou até o palco para tirar uma foto. Em troca, levei uma camiseta da seleção brasileira (lembremos que em 2009 o manto não era símbolo de tantos vexames). O mesmo simpático Jay encontrei na entrevista que realizei à convite do Canal History. Com a Guerra do Late Night para trás, ele agora se dedica à sua paixão de sempre, os carros. Em A Garagem de Jay Leno, exibida segundas às 19h, o comediante traz carros raros e a história por trás deles.

Logo de cara, o espanto: após me identificar e contar minha participação no programa, o apresentador não apenas disse que se lembrava de mim, como que guarda a camiseta até hoje. Comentando sobre a produção automobilística na América Latina – assunto do qual ele surpreendentemente domina – ele prontamente lembrou da Puma e Gurgel, antigas montadoras do Brasil.

“Existem muitos engenheiros e artesões de carros, especialmente na Argentina. Latinos tem muito interesse em veículos terrestres e por conta disso eu acho que os melhores carros da próxima geração virão de engenheiros e artesões de carros vindos da América Latina.”

Essa paixão dele é antiga:

“Minha paixão [com carros] começou desde criança, como geralmente acontece com todo mundo. Carros e motocicletas oferecem um senso de velocidade ou escapismo e acredito que isso é algo universal. (…) Eu sonho com carros o tempo todo.”

Questionei a Jay Leno o que ele acha sobre essa onda dos “carros sem motorista” que estão em teste por empresas como Google e Apple. Irônico e sempre irreverente, Leno respondeu:

“Olha, eu ando na auto-estrada em Los Angeles e vejo gente nos celulares, comendo, se maquiando, assistindo a vídeos, então praticamente metade dos carros hoje já estão sem motorista”.

Brincalhão, ele foi mais sério quando o assunto são os chamados “Green Cars”, ou carros ecológicos. Jay comenta  que hoje mesmo os modelos não elétricos ou híbridos já emitem muito menos poluentes do que carros de outrora:

“Quase todos os carros produzidos hoje podem ser considerados um ‘green car’, certamente se comparados com carros antigos. Por exemplo, um Ford 1977 estacionado na rua e desligado poluía mais do que um Ford moderno de hoje na estrada, seja pelo motor e pelos materiais empregados. Então todo carro hoje é ‘green’ e a meta é fazê-los cada vez mais ecológicos até chegarem ao ponto de neutralização total de carbono”

Leno comentou também que na 2ª temporada de A Garagem de Jay Leno teremos muitos convidados especiais como Keanu Reeves (John Wick), Laurence Fishburne (Hannibal), Tim Allen (Last Man Standing), Jerry Seinfeld (Seinfeld) e Nick Cannon (America’s Got Talent).

Perguntei pra ele quem tem mais carros: ele ou Jerry Seinfeld, que também tem uma coleção imensa que ele exibe no talk-show Comedians in Cars Getting Coffee, que passará a ser exibido na Netflix. Jay enfaticamente respondeu:

“O Jerry vendeu um monte deles, então provavelmente eu tenho mais. Não estou me gabando, é só um fato. Ele com certeza tem carros mais valiosos, eu tenho muitos carros baratos, mas porque gosto muito deles.”

Por fim, perguntei se ele consideraria fazer um “especial de comédia” num carro, mas ele disse que não. Que prefere fazer um programa sobre carros, como A Garagem de Jay Leno, que tenha humor.

O programa é exibido todas as segundas, às 19h no Canal History.

Deixe um comentário