quinta-feira, março 28 2024

Foto: Divulgação/NBC

Acabou a espera e chegou a definição! Grande sensação da temporada passada nos EUA, This is Us desembarca no Brasil no próximo dia 22 de agosto às 22h45 pelo canal FOX Life. A grande novidade é que, no dia seguinte, 23 de agosto, todos os episódios serão disponibilizados de uma vez no FOX App para todos os assinantes.

A estratégia é acertada, visto que com o atraso da estreia por aqui (a 2ª temporada deve chegar no 2º semestre lá fora), não faria sentido fazer o espectador esperar a exibição linear por 18 semanas, quando todos os capítulos estão disponíveis na Internet há um bom tempo.

Com isso a FOX reforça a presença do FOX Life, que recentemente ganhou versão HD em várias operadoras. This is Us recebeu 11 indicações ao Emmy 2017 e a única representante da TV aberta norte-americana no páreo de Melhor Série Dramática.

As chances de ganhar são grandes, pois a série é fenomenal.

This is Us é a prova irrefutável de que um bom roteiro aliado a boas atuações resulta numa excelente série. Mas esta não é apenas a história de uma família como já vimos inúmeras vezes na TV. Ela representa um grande avanço em termos narrativos, que evidencia que o público de séries está mais sofisticado. Isso porque esta criação de Dan Fogelman (Galavant) adota uma estrutura não-linear aliando flashbacksflashforwards de forma orgânica. Não estamos falando do que vimos em LOST, por exemplo, que mostrava suas idas e vindas com efeitos sonoros, embora esta série tenha contribuído significativamente para que este recurso seja mais difundido.

Aqui, a montagem da série adota um papel de quase-protagonista, pois faz uma costura no tempo para contar uma única história, que ainda é repleta de temas relevantes (aceitação, racismo, resiliência…). Assim, não raro vemos um salto de décadas – pra frente e pra trás – ou apenas de alguns meses (e a série jamais usa placas indicativas para explicar isso). Confesso que quando vi determinado personagem empacotando os pertences de um ente querido falecido, rapidamente me questionei: “quando foi que ele morreu, será que me distraí?”, para depois perceber que aquilo nada mais é do que um rápido relance do futuro para a série passar uma mensagem em determinado capítulo. E não se trata de um “spoiler”: o personagem (como todos nós) iria morrer uma hora ou outra, pois essa é a vida. Se isso acontece em 1 mês ou 10 anos não importa, o que importa é que temos uma emocionante história sendo contada de forma brilhante e sem precedentes na TV, embora tematicamente não tenha nada de mais.

3 comments

  1. É uma boa chance pra conhecer a futura Garota Esquilo

  2. Já assisti a 1°temporada. Na verdade devorei todos os episódios quase que de uma vez, só parava pq tinha que dormir…
    Amei esta série

  3. ótimo, mas é preciso além de pagar mais de 200 reais da conta da tv por assinatura, ainda tem que adicionar mais dinheiro ainda para ser Fox Premium…
    vergonha!!!

Deixe um comentário