sexta-feira, março 15 2024

Qual é o superpoder da Netflix? Saber qual a próxima série que os espectadores devem assistir, especialmente se é algo que nunca esperariam. Por exemplo: para um entre oito assinantes que assistem às séries da Marvel, conteúdo baseado em quadrinhos era uma novidade antes de descobrirem sua primeira maratona das séries da Marvel na Netflix.

Os espectadores estão encontrando seu caminho para as aventuras de Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro por meio de séries tão diversas quanto o time dos Defensores. E não é por acaso, e sim parte da experiência do usuário – mais de 80% de todas as séries são descobertas por meio de recomendações da Netflix.  

“Na Netflix, sabemos que gêneros são apenas rótulos, e é por isso que trabalhamos arduamente para criar algoritmos que ajudem os assinantes a abandonar noções pré-concebidas e a encontrar histórias que amarão, mesmo em lugares aparentemente improváveis”, disse Todd Yellin, vice-presidente de produto.

Superar uma desconfiança com um gênero não é algo limitado apenas a super-heróis. Um de cada cinco fãs de Stranger Things era novato em terror antes de entrar no Mundo Invertido. Da mesma forma, um entre sete espectadores de Black Mirror não era familiarizado com ficção científica antes de explorar o lado escuro da tecnologia, segundo dados da plataforma.

Analisando as séries que esses novatos no gênero mais assistiram4 antes das quatro produções Marvel, a Netflix descobriu padrões interessantes que atuam como uma iniciação à maratona do Universo Marvel.

Anti-heróis e ambiguidade moral levam os espectadores ao Demolidor.

Histórias que mostram as complicações da vida aumentam o interesse dos espectadores por Demolidor, assim como o tumulto político de House of Cards e as fragilidades da lealdade familiar em Bloodline. O mesmo acontece com personagens que são ao mesmo tempo justiceiro e vilão, como Walter White e seus feitos empreendedores em Breaking Bad e Dexter Morgan e seu heroísmo homicida em Dexter.

Humor afiado, mulheres fortes e crimes sombrios atraem espectadores para Jessica Jones.

A sagacidade de Jessica Jones faz com que valha a pena fazer uma maratona para vê-la. Séries com humor inteligente, como Master of None, Friends e John Mulaney: The Comeback Kid atraem espectadores para Jones e também para histórias com personagens femininas fortes, como Orange is the New Black. Por ela ter um passado como detetive, seriados mergulhados em mundos criminais sombrios também chamam atenção, como o arrepio psicológico de Making a Murderer.

Mundos perigosos e consequências complexas direcionam os espectadores para Luke Cage.

Séries que expõem o lado sombrio da sociedade levam os espectadores a Luke Cage, como a questão da culpa em Amanda Knox e a análise da tecnologia em Black Mirror. Da mesma forma, produções mergulhadas em mundos perigosos, como uma Medellín tomada por cartéis em Narcos e uma Atlanta cheia de zumbis em The Walking Dead, levam os espectadores ao mundo de Cage.

Histórias ousadas de amadurecimento levam os espectadores a Punho de Ferro.

Personagens que superam adversidades não são o único caminho para uma maratona cômica. Séries ousadas sobre amadurecimento como Love, Shameless e 13 Reasons Why levam os espectadores até Danny Rand e sua história de órfão a combatente do crime. A passagem de guerreiro a vitorioso também mexe com espectadores, graças a Ultimate Beastmaster.

Deixe um comentário