sábado, abril 20 2024

A grande sensação da temporada passada nos EUA, This is Us desembarca no Brasil hoje, 22 de agosto às 22h45, pelo canal FOX Life. A novidade é que, no dia seguinte, 23 de agosto, todos os episódios serão disponibilizados de uma vez no FOX App para assinantes FOX Premium.

A estratégia é acertada, visto que com o atraso da estreia por aqui (a 2ª temporada deve chegar no 2º semestre lá fora), não faria sentido fazer o espectador esperar a exibição linear por 18 semanas, quando todos os capítulos estão disponíveis na Internet há um bom tempo.

Com isso a FOX reforça a presença do FOX Life, que recentemente ganhou versão HD em várias operadoras. This is Us recebeu 10 indicações ao Emmy 2017: Melhor Série Dramática, Melhor Ator em Série Dramática (Milo Ventimiglia), Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática (Ron Cephas Jones), Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática (Chrissy Metz), Melhor Ator Convidado em Série Dramática (Denis O’Hare, Brian Tyree Henry e Gerald McRaney), Melhor Elenco e Melhor Maquiagem.

As chances de ganhar são grandes, pois a série é fenomenal.

This is Us é a prova irrefutável de que um bom roteiro aliado a boas atuações resulta numa excelente série. Mas esta não é apenas a história de uma família como já vimos inúmeras vezes na TV. Ela representa um grande avanço em termos narrativos, que evidencia que o público de séries está mais sofisticado. Isso porque esta criação de Dan Fogelman (Galavant) adota uma estrutura não-linear aliando flashbacksflashforwards de forma orgânica. Não estamos falando do que vimos em LOST, por exemplo, que mostrava suas idas e vindas com efeitos sonoros, embora esta série tenha contribuído significativamente para que este recurso seja mais difundido.

Aqui, a montagem da série adota um papel de quase-protagonista, pois faz uma costura no tempo para contar uma única história, que ainda é repleta de temas relevantes (aceitação, racismo, resiliência…). Assim, não raro vemos um salto de décadas – pra frente e pra trás – ou apenas de alguns meses (e a série jamais usa placas indicativas para explicar isso). Confesso que quando vi determinado personagem empacotando os pertences de um ente querido falecido, rapidamente me questionei: “quando foi que ele morreu, será que me distraí?”, para depois perceber que aquilo nada mais é do que um rápido relance do futuro para a série passar uma mensagem em determinado capítulo. E não se trata de um “spoiler”: o personagem (como todos nós) iria morrer uma hora ou outra, pois essa é a vida. Se isso acontece em 1 mês ou 10 anos não importa, o que importa é que temos uma emocionante história sendo contada de forma brilhante e sem precedentes na TV, embora tematicamente não tenha nada de mais.

3 comments

  1. A Fox no Brasil tá uma m****. Eles estão colocando todas as séries boas no FOX premium, canal que você precisa pagar a parte. Ridículo isso da parte deles.

  2. Não perco um capítulo, tocante, humana, boas interpretações, Randall me faz chorar!

Deixe um comentário