sexta-feira, abril 19 2024

Acontece hoje a cerimônia dos Academy Awards 2018, ou simplesmente Oscar, a partir das 22h00, com transmissão no Brasil ao vivo pela TNT, com apresentação de Jimmy Kimmel. Assim sendo, chegou a hora de realizar as minhas tradicionais previsões finais sobre quais serão os vencedores.

No início da temporada de premiações, em meados de dezembro do ano passado, cheguei a suspeitar que essa prometia ser uma temporada imprevisível, já que nos prêmios de associações da crítica, não parecia haver nenhum favorito definido. Três meses depois, como vocês podem muito bem constatar, errei feio: essa promete ser uma das edições mais previsíveis dos últimos anos do Oscar. Nas categorias de atuações, Gary Oldman, Frances McDormand, Sam Rockwell e Allison Janney venceram em praticamente TODOS os principais termômetros do Oscar, ao passo que as vitórias de A Forma da Água e seu diretor Guillermo del Toro também parecem ser inevitáveis. São vitórias merecidas? Sem duvida alguma. Mas não há como admitir que também tira um pouco da emoção e suspense da competição.

Mais uma vez, devo ressaltar, que essas apostas serão feitas baseadas nas premiações dos sindicatos, que são os principais termômetros: PGA, DGA, WGA e SAG.

Melhor Filme

Quem vai vencer: A Forma da Água

Quem pode surpreender: Três Anúncios para um Crime

Explicando a escolha: A Forma da Água tem o maior número de indicações nesse ano (13 ao todo), é um filme querido por todos, difícil de provocar rejeição nos votantes da Academia, e venceu os principais termômetros, o PGA (Sindicato dos Produtores) e DGA (Sindicato dos Diretores). Três Anúncios para um Crime venceu o SAG e o Bafta, mas desde o início da temporada, o filme foi criticado pela maneira como retrata suas personagens femininas (a relação problemática da protagonista vivida pro Frances McDormand com a sua filha antes do assassinato desta) e racismo (particularmente, a sugestão de um arco de redenção para o policial racista interpretado por Sam Rockwell), além de trazer um final inconclusivo que não agrada a todos. Corra também deve estar correndo por fora com muitos votos, graças a sua enorme relevância (e o fato de ser um ótimo filme), mas duvido que nos surpreenda hoje à noite.

Qual seria o meu voto: A Forma da Água

Melhor Diretor

Quem vai vencer: Guillermo del Toro

Quem pode surpreender: Ninguém, para ser sincero, mas como eu tenho que apostar em alguém: Christopher Nolan.

Explicando a escolha: Guillermo del Toro venceu o DGA, é admirado na indústria, e foi esnobado em 2007, quando O Labirinto do Fauno não venceu Melhor Filme Estrangeiro. Christopher Nolan conseguiu sua primeira indicação, mas o consenso geral é que Dunkirk não é o seu melhor filme. Jordan Peele e Greta Gerwig também devem estar recebendo uma quantidade considerável de votos, mas não acredito em nenhuma surpresa. E Paul Thomas Anderson está aí apenas para preencher a quinta vaga.

Qual seria o meu voto: Guillermo del Toro

Melhor Ator

Quem vai vencer: Gary Oldman

Quem pode surpreender: Timothee Chalamet

Explicando a escolha: Gary Oldman é um ator veterano que já tinha recebido uma indicação ao Oscar em 2012 por O Espião que Sabia Demais, venceu o SAG, Bafta, Critics’ Choice Awards, Golden Globes e dezenas de premiações da crítica. O único oponente que tinha algumas chances de surpreender era Timothee Chalamet, que também venceu alguns prêmios da crítica, mas perdeu justamente nos principais termômetros. Em circunstâncias normais, Daniel Day-Lewis também seria beneficiado por ser a sua última atuação antes da aposentadoria, mas o fato dele já ter tido três vitórias no passado complica as suas chances.

Qual seria o meu voto: Daniel Kaluuya

Melhor Atriz

Quem vai vencer: Frances McDormand

Quem pode surpreender: Saoirse Ronan

Explicando a escolha: Assim como Oldman, McDormand é uma veterana que já venceu em 97 por Fargo, tem outras três indicações ao Oscar, e venceu nas mesmas premiações. Sua única forte rival, Saoirse Ronan, também caiu na mesma situação de Chalamet: venceu prêmios da crítica, mas não nos principais termômetros.

Qual seria o meu voto: Frances McDormand

Melhor Ator Coadjuvante

Quem vai vencer: Sam Rockwell

Quem pode surpreender: Willem Dafoe

Explicando a escolha: Rockwell é um veterano que, sabe-se lá como, nunca tinha sido indicado antes pela Academia, e venceu no SAG, Bafta, Critics’ Choice Awards, Golden Globes e… Parece familiar, não? Mas ainda não acabou porque…

Quem deveria vencer: Sam Rockwell

Melhor Atriz Coadjuvante

Quem vai vencer: Allison Janney

Quem pode surpreender: Laurie Metcalf

Explicando a escolha: … Allison Janney é uma veterana AMADA por Hollywood, com 67 prêmios de filmes e TV no decorrer da sua carreira (segundo o IMDB), obteve a sua primeira indicação ao Oscar nesse ano, e também venceu nas mesmas premiações que os três favoritos anteriormente citados.

Quem deveria vencer: Laurie Metcalf

Melhor Roteiro Original

Quem vai vencer: Corra

Quem pode surpreender: Três Anúncios para um Crime

Explicando a escolha: Disputa acirrada entre Corra e Três Anúncios para um Crime. Aposto no primeiro, que venceu o WGA e, ao mesmo tempo, servirá como prêmio de consolação por não ganhar mais nada. Além disso, a polêmica em torno da abordagem de Três Anúncios… sobre racismo pode prejudicá-lo.

Quem deveria vencer: Corra

Melhor Roteiro Adaptado

Quem vai vencer: Me Chame Pelo Seu Nome

Quem pode surpreender: Mudbound

Explicando a escolha: A mesma lógica do prêmio de consolação em Roteiro Original também se aplica nesse caso, já que Me Chame Pelo Seu Nome provavelmente não vencerá nas demais categorias.

Quem deveria vencer: Me Chame Pelo Seu Nome

Melhor Filme de Animação

Quem vai vencer: Viva: A Vida é Uma Festa

Quem pode surpreender: Ninguém

Explicando a escolha: Pixar sendo Pixar. Preciso explicar mais?

Quem deveria vencer: Viva: A Vida é Uma Festa

Melhor Filme Estrangeiro

Quem vai vencer: A Fantastic Woman

Quem pode surpreender: Ninguém

Explicando a escolha: Venceu a maioria das premiações.

Quem deveria vencer: Não vi os indicados nesse ano, e por isso eu não votaria.

Melhor Fotografia

Quem vai vencer: Blade Runner 2049

Quem pode surpreender: Dunkirk

Explicando a escolha: Roger Deakins já foi indicado ao Oscar em treze ocasiões anteriores. Ele NUNCA ganhou. Se não vencer nesse ano, ele não vence nunca mais.

Quem deveria vencer: Blade Runner 2049

Melhor Montagem

Quem vai vencer: Dunkirk

Quem pode surpreender: Baby Driver

Explicando a escolha: A montagem do filme do Christopher Nolan é admirável, como sempre podemos esperar do cineasta. Resta saber se o estilo de Edgar Wright pode agradar aos votantes da Academia.

Quem deveria vencer: Baby Driver

Melhor Design de Produção

Quem vai vencer: A Forma da Água

Quem pode surpreender: Blade Runner 2049

Explicando a escolha: Cinco belíssimos trabalhos, mas A Forma da Água precisa vencer outras categorias além de Filme e Direção.

Quem deveria vencer: A Forma da Água

Melhor Figurino

Quem vai vencer: Trama Fantasma

Quem pode surpreender: A Forma da Água

Explicando a escolha: Assistam ao filme e entenderão porque ele merece vencer.

Quem deveria vencer: Trama Fantasma

Melhor Maquiagem

Quem vai vencer: O Destino de uma Nação

Quem pode surpreender: Extraordinário

Explicando a escolha: É o mais chamativo dos indicados, e jamais distrai o espectador ou prejudica a atuação de Oldman.

Quem deveria vencer: O Destino de uma Nação

Melhores Efeitos Visuais

Quem vai vencer: Planeta dos Macacos – A Guerra

Quem pode surpreender: Blade Runner 2049

Explicando a escolha: Os dois filmes anteriores da franquia já tinham sido derrotados por outros candidatos, e considerando que esse deve ser o último da série durante um bom tempo, seria a maneira mais justa de consagrá-la.

Quem deveria vencer: Planeta dos Macacos – A Guerra

Melhor Trilha Sonora

Quem vai vencer: A Forma da água

Quem pode surpreender: Trama Fantasma

Explicando a escolha: É belíssima e a Academia ama Desplat.

Quem deveria vencer: A Forma da Água

Melhor Canção

Quem vai vencer: Remember Me (Viva – A Vida é Uma Festa)

Quem pode surpreender: Ninguém

Explicando a escolha: Caso você não tenha assistido ao filme (Tsc… Você deveria se envergonhar), procure a música na web. E prepare uma caixa de lenços.

Quem deveria vencer: Remember Me (Viva – A Vida é Uma Festa)

Melhor Som

Quem vai vencer: Dunkirk

Quem pode surpreender: Baby Driver

Explicando a escolha: Filmes de guerra sempre chamam a atenção dos votantes nessa categoria.

Quem deveria vencer: Dunkirk

Melhor Edição de Som

Quem vai vencer: Dunkirk

Quem pode surpreender: Baby Driver

Explicando a escolha: Idem.

Quem deveria vencer: Dunkirk

Deixe um comentário