sexta-feira, abril 19 2024

O grupo FOX Latin America Channels lançou ontem (03/04) num evento em São Paulo o FOX+, seu serviço de streaming independente de TV por assinatura e que terá como diferencial a possibilidade de assistir a programação linear da TV pela Internet, além de acesso ao conteúdo on demand.

Com este lançamento, o grupo retoma o direcionamento certo, embora ainda há um longo caminho a percorrer. Há pouco tempo o serviço que hoje conhecemos como FOX Premium, um pacote adicional em planos de TVs por assinatura, chegou ao Brasil como o nome FOX+ com os canais FOX1, FOX Action e FOX Play, depois virou FOX+Premium, aí então FOX Premium TV & App com os canais FOX Premium 1 & 2, além do FOX App. Todas essas mudanças causaram e causam ainda dúvidas nos consumidores.

Ontem, além de assistir à apresentação do lançamento, conversei com executivos e assessores do canais, levei as principais dúvidas que vocês mandaram via Twitter e Instagram durante o evento e pretendo respondê-las aqui neste artigo. Também fiz um hands on na plataforma, que basicamente é a mesma que hoje temos (e que ainda apresenta alguns bugs de login, falhas e travamentos pontuais que os usuários já conhecem). Vamos lá?

O que é o FOX+?

É o serviço de streaming online da FOX que disponibiliza programas, séries, filmes, documentários e outras atrações do catálogo da empresa no formato on demand, e também a transmissão do sinal ao vivo dos 11 canais do grupo: FOX, FX, FOX Life, FOX Premium 1, FOX Premium 2, FOX Sports, FOX Sports 2, NatGeo, NatGeo Wild, NatGeo Kids e BabyTV.

Esses canais poderão ser assistidos online e contarão com funcionalidades como pausa ao vivo e replay.

Quanto custa e como assinar?

O valor da assinatura mensal será de R$ 34,90. A assinatura inicialmente deverá ser feita por meio de um provedor de acesso à Internet banda larga ou celular, tal qual ocorreu com a HBO GO no início. Os principais provedores de banda larga NET Virtua, Claro Internet, Vivo Fibra, Live TIM, Oi Velox e os móveis Claro, TIM, Vivo, Oi, Nextel devem disponibilizar a opção de assinatura até o fim de abril. As formas de pagamento serão informadas por cada operadora.

A FOX informou que *em breve*, porém sem data definida, os consumidores poderão assinar o FOX+ via lojas de aplicativo iOS (Apple) e PlayStore (Google Android).

Quem tem canais FOX na TV por assinatura ou FOX Premium precisa/pode assinar o FOX+?

O VP de Marketing e Trade Marketing da FOX, Sérgio Domanico, me explicou que a empresa agora trabalhará com duas linhas distintas: TV e Internet de forma separada.

O FOX+ destina-se primariamente àqueles que desejam acessar o conteúdo da FOX sem a necessidade de assinar um pacote de TV paga.

Segundo me explicou, quem hoje assina TV com pacotes que contêm canais FOX já tem acesso ao FOX App e poderá ver o conteúdo de seu pacote de TV no app. Porém se o pacote do assinante tiver acesso apenas a determinados canais dos 11, somente os canais que constam no pacote assinado estarão com conteúdos (ao vivo e on demand) disponíveis no App. O mesmo vale para o FOX Premium.

“O que o assinante tem contratado na TV é espelhado no App quando ele logar. Quem tem FOX Premium assinado, acessa o FOX Premium no app da FOX e isso não tem nada a ver com o FOX+, que é um pacote ‘full service’ destinado a quem não tem TV por assinatura. Pra quem assina canais FOX ou FOX Premium na TV, sugiro atualizar o aplicativo para ter acesso às novas funcionalidades, pois muitos ainda não atualizaram”.

Nada impede, contudo, que o assinante de TV por assinatura assine o FOX+ para complementar o pacote ou ter acesso a canais que não possui, mas em muitas vezes isso pode ser redundante. À título comparativo, o acesso ao FOX Premium na NET custa R$ 24,90.

Legion agora faz parte do FOX Premium e FOX+.

Tá, mas o que teremos de conteúdo no FOX+?

Na parte on demand, o FOX+ oferece todo o catálogo do grupo. Séries como The Walking DeadHomelandThe AmericansTrustAtlantaEmpireSWATThis is UsAmerican Crime StoryAmerican Horror StoryWill & GraceLaw & Order: True CrimeArquivo XThe Gifted etc.

Algumas séries possuem todas as temporadas completas para maratonas (o que eles chamam de stacking). Outras ficam disponíveis por um certo tempo após a exibição na TV e depois expiram.

“Estamos trabalhando para que todos os títulos que acrescentarmos no catálogo a partir de agora fiquem disponíveis com todas as temporadas e episódios, porém existem alguns contratos já firmados que não permitem isso atualmente. The Americans é um exemplo: os episódios, por acordo, só ficam na plataforma por um período de tempo após a transmissão na TV e depois expiram. Varia de caso a caso.”, contou Sérgio

Além desses conteúdos de séries o assinante FOX+ terá acesso ao já mencionado conteúdo ao vivo dos canais pela Internet, além de filmes (boa parte mais velhos, de catálogo) e especiais.

Conteúdo esportivo, teremos?

Os canais FOX Sports e FOX Sports 2 serão transmitidos via streaming pelo FOX+ e sem qualquer limitação de conteúdo. Assim, o canal garante a transmissão da Copa Libertadores, a Copa do Mundo FIFA Rússia 2018 e todo e qualquer programa que passar na TV linear, com direito às funções de pausa ao vivo e replay.

Copa do Mundo FIFA Rússia 2018 será transmitida também pelo FOX+

 

Em quantas telas simultâneas posso ver? Teremos perfis de usuário?

Por enquanto a funcionalidade de perfis ainda não existe, até porque não existe algoritmo que personaliza o conteúdo como ocorre com a Netflix. A assinatura do FOX+ dará o direito a cadastro de até 5 dispositivos/telas simultâneas. Atingido o limite o usuário não consegue cadastrar novos dispositivos e precisará remover um para adicionar outro.

Quais dispositivos acessam o FOX+ e FOX App?

Computador (via navegador), Celulares iOS e Android, SmarTVs Samsung, Sony, Philips/AOC e LG com aplicativo FOX, Chromecast, Blu-Ray Player Samsung, Android TV, Apple TV e XBOX One. FOX informou que trabalha para incluir PlayStation na lista.

This is Us: 2ª temporada estreará em 05/05 no canal FOX. Assinantes Premium e FOX+ terão acesso a todos os episódios para maratonar no dia 06/05.

Haverá sinal 4K?

Prometido até o fim de 2018. Pelo que sei a transmissão 4K da Copa do Mundo está garantida apenas pelo app do SporTV nas TVs Samsung.

Tem opção de download de conteúdo para ver off-line?

A opção “download-to-go” que hoje existe na Netflix e Amazon Prime Video estará disponível até o fim de 2018, segundo prometeram no evento.

Posso assinar fora do Brasil?

Não, pois existem limitações territoriais do direito autoral.


Acho que é isso. Se tiverem mais dúvidas insiram nos comentários que levarei ao canal.

Deixe um comentário