domingo, abril 21 2024

A PETA (People for Ethical Treament of Animals), organização internacional que luta pelos direitos dos animais, enviou hoje uma carta aberta à HBO e ao presidente de programação Casey Bloys detonando a empresa por conta do episódio de ontem de Westworld. No capítulo (leia a crítica) que introduziu o parque indiano The Raj, elefantes reais foram utilizados. Leia abaixo trechos da carta da entidade:

“Animais utilizados em filmes e televisão são constantemente mantidos em confinamentos extremos e desconfortáveis, privados de tudo que é natural e importante para eles, além de estarem sujeitos a métodos abusivos de treinamento, incluindo açoitamentos e uso de choques elétricos, sem os quais eles simplesmente sairiam andando dos sets.

Os especialistas da PETA identificaram um dos elefantes usados em Westworld, que já foi vista levando choques elétricos nas instalações da empresa que fornece os animais, ‘Have Trunk Will Travel’.

A organização já criticou a HBO anteriormente pelo uso de um leão em The Leftovers, um tigre em Vice Principals e um urso em Silicon Valley. Além disso, a entidade que promove a proteção dos direitos dos animais foi instrumental nas denúncias contra o abuso e até mortes de cavalos que aconteceram nos bastidores da série Luck, drama de David Milch que foi cancelado por este motivo.

“Considerando a tecnologia realística e livre de crueldade dos efeitos visuais de hoje, todos os animais nas séries da HBO deveriam ser gerados por computador”

O tigre de bengala visto no episódio foi inteiramente gerado assim e curiosamente os animais vistos na série, em tese, são robôs. Em conversa com a EW, o diretor do capítulo Virtù e Fortuna disse ter deliberadamente escolhido trabalhar com animais:

Encontramos um vale muito bonito pra filmar a cena e trouxemos os elefantes, eu queria aquela cena com as silhuetas dos elefantes”.

O diretor se referia à cena abaixo, que dura apenas alguns segundos em tela:

A HBO americana até o momento não emitiu nenhum comunicado.

Deixe um comentário