sexta-feira, março 29 2024

No mês em que comemora 15 anos de produção original na América Latina, a HBO anuncia 15 novos títulos em desenvolvimento no Brasil. O canal produz regionalmente desde 2003, quando gravou Epitafios, sua primeira série na Argentina. De lá para cá, mais de 80 conteúdos originais e coproduções foram realizados na região, entre séries, filmes, documentários e programas especiais, ultrapassando 750 horas de programação.

“Nesse compromisso com a qualidade, damos muito valor à liberdade de criação, o que nos permite reunir as melhores equipes de produção do Brasil para parcerias marcantes e conteúdos memoráveis, como aconteceu em Mandrake, Alice, Filhos do Carnaval, O Negócio, Psi, Magnífica 70, A Vida Secreta dos Casais e muitos outros. E ainda tem muito mais por vir.” conta Roberto Rios, vice-presidente corporativo de Produções Originais da HBO Latin America.

As novas coproduções são séries e documentários que propõem debates sobre assuntos diversos e relevantes como música, personalidades, economia, política, imigração, arquitetura e violência. Veja a lista:

FUNK.DOC – A série documental dirigida por Luiz Bolognesi lança um olhar investigativo sobre o funk carioca para contar sua emocionante e conturbada biografia. Dividida em cinco episódios de 30 minutos, esta coprodução da HBO Latin America, Gullane Entretenimento e Buriti Filmes fala das origens do gênero, sua aproximação com a violência, sua forte carga sexual, a estética musical e poética, e sua expansão para outros países.

CLUBVERSÃO LATINO – “Clubversão” reuniu em duas temporadas grandes artistas brasileiros num estúdio em São Paulo, com a missão de recriar músicas consagradas a cada episódio. Agora, Clubversão Latino – uma produção da HBO Latin America com a Polar Filmes – amplia o horizonte musical e convida cantores e músicos de toda a América Latina para um registro inédito de encontros com artista brasileiros. Ao longo dos 26 episódios, o diretor artístico Fabio Pinczowski recebe músicos latinos que conquistaram notoriedade em seus países – e no mundo – para criarem junto com artistas nacionais, em apenas um dia, uma nova versão de uma música emblemática. Músicos e cantores como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Jards Macalé, Zeca Pagodinho, Daniela Mercury, Zeca Baleiro, Wilson das Neves, Emicida, Zelia Duncan, Geraldo Azevedo, entre outros, fazem parte de um inesquecível e emocionante intercâmbio musical.

REFAVELA 40 – O documentário da HBO Latin America em coprodução com a Conspiração Filmes é uma visita profunda a Refavela, o icônico LP de Gilberto Gil, 40 anos depois de seu lançamento. Nas canções deste álbum, Gil, impulsionado pela experiência marcante de sua viagem à Nigéria, investigou a cultura de raiz africana e a conectou à negritude brasileira, sem abrir mão das questões musicais e existenciais dessa relação entre as duas culturas.

12 MOEDAS – Aos moldes das produções de Michael Moore, o documentário coproduzido com a O2 Filmes parte de um fato curioso: o Brasil já mudou de moeda 12 vezes desde 1822. O longa investigativo, com direção de Renato Rossi, traz informações relevantes do processo de circulação do dinheiro, da influência dos bancos na economia, dos efeitos da inflação e dos juros no mercado financeiro e de como a gerência desses elementos pode enaltecer ou afundar um país.

O PLANO – Dirigido por Felipe Tomazelli e Ricardo Matersen, esse é o primeiro documentário a trazer a história das pessoas que foram atingidas pelo confisco do plano Collor, o maior já realizado por um governo democrático contra seus cidadãos. O principal fio condutor é uma ação penal movida por brasileiros contra os bancos que efetivaram o plano. Um caso jurídico que se alonga por décadas, mas que finalmente dá sinais de resolução. O longa é uma coprodução da HBO Latin America com a Boutique Filmes.

APENAS MENINAS – O longa documental da HBO Latin America e Giros nasceu de uma pesquisa da ONG Promundo e denuncia, por meio do olhar do diretor Belisário Franca, uma prática tão frequente quanto ignorada no Brasil: o casamento infantil. Nosso país é o quarto do mundo com o maior número da incidência desse costume. São mais de 1,3 milhão de jovens de até 18 anos casadas. O casamento infantil é reconhecido internacionalmente como uma violação dos direitos humanos.

EM BUSCA DE ANSELMO – Em coprodução com a Clariô Filmes, o documentário acompanha a jornada do ex-marinheiro José Anselmo dos Santos, mais conhecido como Cabo Anselmo, para resgatar a própria identidade. Figura emblemática no período da ditadura militar brasileira, Anselmo foi protagonista de um dos capítulos mais significativos da luta contra o regime dos generais. Em pouco menos de uma década, ele passou de líder dos marinheiros a traidor dos movimentos de esquerda. Depois de um acordo com os órgãos de segurança, Anselmo delatou dezenas de militantes, que acabaram torturados e executados pelos agentes da repressão, incluindo a própria companheira. Aos 74 anos, seu limbo legal o impede de viver como cidadão. Ele é um homem de carne e osso incapaz de provar a própria existência.

EM NOME DOS PAIS – Aos 12 anos de idade Matheus Leitão Netto ouviu pela primeira vez de seu pai as palavras “perseguição”, “prisão”, “tortura”. Hoje, com 38 anos, o filho dos jornalistas Miriam Leitão e Marcelo Amorim Netto se tornou também um respeitado jornalista investigativo. O passado de seus pais reverberou tanto em sua cabeça que o principal foco da sua atuação profissional é a ditadura brasileira. Em 2003, ganhou o Prêmio Esso com a série de reportagens sobre a Guerrilha do Araguaia (Correio Braziliense). Em 2013, ganhou menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog com a série “Arquivos Ocultos da Ditadura” (Folha de São Paulo). Mas uma história ainda não tinha sido contada: a dos seus pais e dos inúmeros filhos de militantes de esquerda, que, como ele, foram atingidas pela ditadura militar no país. “Em Nome dos Pais” é um documentário investigativo produzido pela HBO Latin America em parceria com a Boutique Filmes, dividido em quatro episódios de uma hora cada.

ROMPENDO O SILÊNCIO – Com direção de Giuliano Cedroni e Marina Person, a série de cinco episódios debruça-se sobre um tema complexo e urgente: a cultura de violência que emerge no ambiente universitário brasileiro e se manifesta de diferentes formas e níveis, indo do mais leve trote e chegando ao estupro e assassinato. A coprodução HBO Latin America e Prodigo Films parte de pesquisas que mostram dados alarmantes a respeito da violência nas instituições, passa pelas histórias de personagens que sofreram abusos e chega até a identificação de possíveis responsáveis.

BERTHA LUTZ – Em clima de investigação, o documentário segue a pesquisa atual da argelina Fatima Sator e da norueguesa Elise Luhr Dietrichson, que estudavam na Universidade de Londres quando tiveram contato com uma série de cartas originais escritas por Bertha em 1945. Ela foi a representante brasileira na conferência que estabeleceu as bases para a formação da Organização das Nações Unidas. As cartas descobertas agora comprovaram outras conclusões da dupla: a de que Bertha foi a responsável por um feito histórico do movimento feminista, ao conseguir vencer uma dura batalha contra representantes de outros países para incluir importantes preceitos na “constituição” da ONU. O documentário é uma coprodução HBO Latin America e Producing Partners.

ELAS NO SINGULAR – A série documental coproduzida pela HBO Latin America, Coiote e Primo Filmes conta a histórias de grandes escritoras brasileiras, desvendando as diferentes personalidades e talentos do universo literário do país. Dirigida por Fabrizia Pinto, a produção desvenda ao público como pensam essas mulheres marcantes e como são as vozes e os rostos por trás de seus livros.

O ELOGIO DA LIBERDADE – A coprodução HBO Latin America e Los Bragas, criada e dirigida pela atriz Bianca Comparato, fala sobre a incansável luta de uma mulher pelo direito de viver sua vida em liberdade. A partir de experiências vividas pela escritora Rosiska Darcy de Oliveira, o documentário de 90 minutos aborda o reflexo dessas vivências em seus livros, e os temas e conceitos criados e discutidos em sua obra. O filme é sobre a luta vitoriosa das mulheres que, no século XX, quebraram um paradigma milenar e mudaram o mundo.

BABEL SP – Com direção de André Amparo, a série documental de sete episódios, com uma hora de duração cada, coproduzida com a Filmegraph Ltda fala sobre o convívio entre refugiados palestinos e brasileiros, anteriormente sem teto, que passam a viver juntos em um prédio ocupado no bairro da Liberdade, região de imigrantes orientais na cidade de São Paulo. O cotidiano dos moradores deste edifício de 11 andares, conhecido como Ocupação Leila Khaled, revela o contraste de costumes, cultura e religião dos palestinos vindos da Síria, Líbano e Egito com os brasileiros de origens diversas que forçosamente deixaram seus lares e regiões de origem.

ARQUIS – A série documental vai além das fronteiras do Brasil para apresentar a vida e a obra dos personagens mais relevantes da arquitetura latino-americana. Em seis episódios, a série viaja por Santiago do Chile, Cidade do México, São Paulo, Medellín, Tijuana, entre outras cidades. A série, uma coprodução HBO Latin America e Itaca Films Brasil, mostra as paixões, inspirações e influências daqueles que imaginam e configuram estes cenários.

DIA UM – O doc-reality em coprodução com a O2 Filmes vai mostrar em dez episódios de 60 minutos personagens reais vivenciando emoções que só a primeira experiência em algo novo pode oferecer. Serão nove episódios contando duas histórias cada e um décimo episódio fazendo uma retrospectiva dos temas abordados, trazendo imagens inéditas de making of. Todo personagem do DIA UM está de frente com algo inédito em sua vida. Algo incrível, incomum, desconhecido, desconfortável, memorável. Vamos perceber como se alternam os sentimentos de alegria e otimismo de cada personagem com insegurança, tensão, medo. Afinal, o primeiro dia nunca é feito de um só sentimento.

Deixe um comentário