quinta-feira, março 28 2024

A pergunta que não queria calar para os fãs de Luther desde o final da quarta temporada – de apenas dois episódios, que foram ao ar há exatos 3 anos atrás – finalmente tem resposta! A quinta temporada terá sua estreia no primeiro dia do ano novo, ou seja, já em 1º de janeiro de 2019! Desde que foi anunciada, a novidade mantém a curiosidade nos espectadores que acompanham a série e aguardavam ansiosamente por uma continuação. Protagonizada pelo ator Idris Elba, que também estrela adaptação da obra de Stephen King para o cinema, A Torre Negra, o drama conta a história do brilhante detetive que dá nome à série.

John Luther (Elba) investiga os mais curiosos e bizarros eventos enquanto tenta lidar com os próprios demônios: ele possui um comportamento obsessivo, possessivo e por vezes ainda mais perigoso do que os próprios vilões da história ao ter que lidar com suas manias e fixações – até mesmo ao enfrentar um aterrorizante caso.

A trama se passa na capital britânica e, apesar de o set estar localizado em uma das cidades mais famosas do mundo, o espectador mal pode perceber apenas pela sua ambientação. Isso, pois quase nenhuma das mais famosas atrações e monumentos de Londres – como o Big Ben, a abadia de Westminster ou o Palácio de Buckingham – são rotineiramente mostrados. Em vez disso, a série exibe um lado mais obscuro e underground da capital, o que é totalmente proposital e faz parte da lógica e tom da trama. Para aqueles que não tem paciência para séries longas que possuem diversos episódios em cada temporada, Luther é uma excelente pedida.

A atração da BBC 1 (rede de televisão britânica) criada por Neil Cross está mais para uma “série limitada”: a primeira temporada possui seis episódios, enquanto a segunda e terceira já diminuem para quatro. A quarta “ganha” com apenas dois – para o desespero dos fãs que acompanham a história desde o seu início, em 2010. Pra quem vive na correria e tem pouco tempo de sobra não terá problemas em se atualizar com a trama até o próximo dia 1º.

A série também quebra vários paradigmas, e mesmo se tratando de uma história mais densa, com alguns diálogos pesados e um certo tom de suspense, o ritmo é bem acelerado e exige a atenção do espectador a todo instante. Portanto, para as pessoas que estão cansadas de séries clichês e tramas extremamente fantasiosas no cenário policial, a série tem tudo para prender a atenção e instigar até os mais exigentes espectadores.

Na quinta temporada – que terá também 4 episódios -, podemos esperar um novo pesadelo pairando sob a sombria Londres, o que faz Luther novamente retornar a seu posto de investigador de homicídios. Enquanto os fatos tornam-se cada vez mais monstruosos e públicos, John Luther e sua nova recruta, Catherine Halliday, começam a ser confundidos com as várias pistas que surgem em seu caminho. Isso também significa que a especulação de muitos fãs sobre o retorno de Emma Lane (vivida por Rose Leslie, de Game of Thrones) tem baixa probabilidade de vir a se concretizar.

“Quando um caso o traz mais perto da face do mal, o relutante Luther terá que confrontar seus demônios de um passado recente e decidir quem irá proteger e quem sacrificar. Sendo que seus passos trarão consequências devastadoras para todos ao seu redor, e tudo mudará para sempre”- ou, pelo menos, isso é o que nos promete a sinopse da 5ª temporada, que contará também com a participação da atriz Ruth Wilson, de The Affair.

Dada como vítima na última temporada, o trailer recentemente divulgado revela brevemente (praticamente um flash) o rosto da controversa “parceira” do policial, Alice Morgan, logo no final. Tudo indica que na quinta temporada podemos esperar ainda mais momentos de tensão e aquela imprevisibilidade de Luther (na verdade, isso acontece com quase todos os personagens da série). O telespectador nunca consegue prever quais serão seus próximos passos, ou se ele fará a coisa certa – do nosso ponto de vista de observador externo.

Para os fãs que gostam de um spoiler, o próprio Idris Elba relatou que a trama não acabará na 5ª temporada, porém sua sequência trará algumas mudanças significativas. Elba, no entanto, não deu detalhes se a continuação será no formato da série ou no tão especulado filme inspirado na história, que segundo o ator, está sendo considerado pelo roteirista.

Agora só resta aguardar o que a estreia da nova temporada irá nos proporcionar logo na virada do ano. Para quem ainda não conhece a atração, todas as temporadas anteriores estão disponíveis na Netflix. Pelo que pudemos perceber nos trailers divulgados até agora, novos e mais assustadores casos prometem fazer parte da continuação de uma das séries policiais mais interessantes dos últimos tempos.

Deixe um comentário