FOTO: TNT / SM PLAY

Por: Bruno Carvalho

Oscar 2019: sai Rubens Ewald Filho e entra Michel Arouca nos comentários da premiação

O YouTuber, podcaster e editor do site Série Maníacos Michel Arouca, é o novo comentarista do Oscar na transmissão oficial televisiva da TNT no Brasil. Arouca, que é publicitário de formação, vinha se especializando neste tipo de transmissão tendo já realizado comentários – sempre muito pertinentes e com muito profissionalismo – no Emmy, Globo de Ouro, Critics Choice Awards e SAG Awards.

Arouca comemorou hoje o novo cargo em seu perfil no Twitter:

Ele substituirá o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, que desde 1985 era o comentarista oficial da premiação máxima do cinema em várias emissoras. Ewald Filho foi bastante criticado em 2018 quando disse que a atriz transexual Daniela Vega “na verdade é um rapaz”. O crítico posteriormente pediu desculpas e a TNT precisou se posicionar publicamente “consertando” as declarações dadas em tela:

“A TNT repudia toda ação e/ou manifestação preconceituosa de qualquer natureza. A marca valoriza, incentiva a respeita a inclusão, a diversidade em todas suas iniciativas para levar o melhor conteúdo e entretenimento para seus fãs. Alinhado a esse propósito, a direção da TNT já conversou com o comentarista Rubens Ewald Filho para evitar que episódios como os comentários feitos durante a transmissão do Oscar no último domingo se repitam, e decidirá nas, próximas semanas, o futuro de sua participação nas transmissões e conteúdos digitais da marca”

TNT Brasil

Rubens também havia dito no ar que a atriz Frances McDormand “não é uma senhora bonita”. Por isso, além do comentário transfóbico, o crítico foi tachado de machista e misógino por espectadores nas redes sociais.

Não foi informado se a troca do comando nos comentários da premiação teve relação direta ou indireta com as declarações do crítico, mas o comunicado de 2018 indica que, de fato, o canal decidiu por trocá-lo por conta dos ocorridos.

A cerimônia de entrega do Oscar 2019 acontecerá domingo, dia 24 de fevereiro às 22h na TNT.

Os comentários estão desativados.

ss