quinta-feira, março 28 2024

Às 02h06 da manhã da madrugada do último sábado para domingo o site foi hackeado e apagaram tudo que puderam. Pela manhã acordei com leitores mandando prints de que a nossa instalação do WordPress estava zerada. De lá pra cá ficamos eu e mais três devops de sistema, servidor e desenvolvimento para tentar recuperar tudo, pois identificamos que nosso banco de dados também foi comprometido.

O Ligado em Série está no ar há 12 anos. Já tivemos ataques DDoS e Brute Force antes, mas nada nesse nível de comprometer tantos dados. Para piorar, descobrimos que o backup diário que deveria estar sendo feito até estava ligado, mas fazendo backup apenas dos arquivos (e não dos posts, páginas, configurações etc.).

Resultado: perdemos praticamente 5 meses e meio de trabalho e o site retornou ao seu estado de 03/01/2019, última manutenção periódica que demos.

Por isso gostaria de pedir a paciência de vocês nos próximos dias, pois vamos tentar recuperar o que dá. Perdemos notícias, críticas, textos, artigos e muita coisa. Vocês devem encontrar alguns links quebrados também e vamos trabalhar para restaurá-los.

Além do gasto que isso vai nos causar com diagnósticos, migrações e aumento dos protocolos de segurança (que já estão sendo feitos), fica a imensa chateação de ver praticamente meio ano de trabalho indo para o ralo pelo mal feito de gente sem ocupação na Internet.

Se por acaso você possui algum texto ou página do site salvo, envie para [email protected]. Nos ajudará muito.

Peço desculpas a todos em nome do Ligado em Série. :(

4 comments

  1. Tenta usar o cache do google. Seu site tem bastante acesso, eles devem guardar cópias dos artigos públicos.

  2. Que triste, Bruno!

    Não consigo nem imaginar como você e sua equipe devam estar chateados!

    O trabalho do Ligado é sensacional e espero muito que vocês consigam recuperar o máximo possível!

    Mas tentem não deixar isso abalar vocês a ponto de paralizarem. Sigam com conteúdo novo como se nada tivesse acontecido…

    Esse tipo de ataque só mostra a grande relevância que vocês tem no mundo do entretenimento brasileiro!

    Keep up the good work!

    Grande abraço

  3. Fico imaginando que cabeça de m… que faria isso?
    Muita força pra vocês, sites não são só diversão é um trabalho que sustenta famílias.
    Me chateia muito isso.

Deixe um comentário