quinta-feira, março 28 2024

Um estudo conduzido por universidades e hospitais, com apoio do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH) dos EUA, órgão do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, apontou em estudo publicado na última segunda que a série 13 Reasons Why foi responsável pelo aumento significativo no número de suicídios logo após sua estreia em maio de 2017.

Especialistas de diversos países já haviam alertado acerca dos perigos da série, mesmo ela passando também mensagens positivas sobre bullying, slutshaming e necessidade de prevenção. A Netflix, à época, também encomendou estudos e passou a reforçar os avisos de “gatilho” antes dos episódios e também admitiu que a atração podia não ser adequada a todos os públicos e divulgou o seguinte vídeo:

O grupo mais afetado foi o de jovens do gênero masculino com idades entre 10 e 17 anos, que sofreu aumento de 28,9% em incidentes. O estudo registrou que nos 9 meses após a estreia da série 195 casos adicionais à média histórica foram identificados aumento ocorreu.

Em nota após a divulgação do estudo, a Netflix declarou:

Este é um tema criticamente importante e temos trabalhado duro para garantir que lidamos com essa questão sensível de maneira responsável.

Netflix

Críticas à série sobre a forma com que especificamente o suicídio da personagem Hannah Baker (Katherine Langford) foi tratado e exibido na série, com glamourização excessiva, vieram desde que os episódios foram ao ar. A Organização Mundial da Saúde orienta que tais cenas não sejam exibidas de forma gráfica para um público pré-adolescente e adolescente, que é mais suscetível.

Outro estudo mostrou que a 2ª temporada de 13 Reasons Why pode ter ajudado a conter casos do tipo, pois nos novos episódios o tema é discutido de forma mais responsável, provavelmente após estudos que a própria empresa de streaming.

A Netflix já confirmou a 3ª temporada de 13 Reasons Why, que deve estrear no 2º semestre, mas não abordará mais a história de Hannah Baker e a atriz Katherine Langford também deixou a série.

Assista à nossa entrevista com o elenco da 2ª temporada: