sexta-feira, março 29 2024

Cinco dias já se passaram desde a exibição do episódio final de Game of Thrones, mas as discussões continuam nas redes sociais. O series finale tem apenas 49% de aprovação no Rotten Tomatoes, baseado em 60 críticas positivas e 62 críticas negativas. Já uma pesquisa realizada pelo Hollywood Reporter, que teve a participação de 2.201 adultos das mais variadas idades, gêneros e etnias, apontou que 63% dos espectadores ficaram “muito satisfeitos” ou “satisfeitos” com o finale, enquanto 34% responderam as opções “não gostaram muito” ou “insatisfeitos”.

Um dos defensores é Ronald D. Moore, showrunner das séries Battlestar Gallactica e Outlander, e que já tem experiência no quesito “finais polêmicos de séries” (o próprio George R.R. Martin, autor dos livros nos quais Game of Thrones é baseado, criticou o final de Battlestar Gallactica). Em entrevista ao Slate Magazine, Moore revelou as suas impressões sobre o polêmico final:

“Sinceramente, eu achei que foi ótimo. E você me pode me mencionar. Eu fiquei muito satisfeito como espectador. Eu achei que foi o final perfeito para todos aqueles personagens e eu achei que fez todo o sentido no arco do que eles estavam fazendo. Quando você está fazendo um final de uma série, está pensando nisso pelo menos um ano antes. No mínimo, a última temporada é dominada pelo pensamento sobre como será o fim do jogo, como estamos movendo os personagens e as histórias para chegar a esse ponto final específico? Nada do que aconteceu no final de Game of Thrones não foi pensado, não foi discutido, não faz parte do universo de George Martin. Tudo foi cuidadosamente planejado, e pareceu-me que tudo era consistente com praticamente tudo o que eles estavam fazendo.”

Moore também aproveitou para dar um conselho aos showrunners David Benioff e D.B. Weiss sobre como lidar com a reação dos fãs:

Apenas mantenha sua cabeça erguida. Eu acho que eles criaram e produziram uma das maiores séries de televisão de todos os tempos. E essa será a marca da conquista. Eu acho que as reclamações sobre o final irão desaparecer, e com o passar do tempo, as pessoas vão voltar e assistir a série pela primeira vez, daqui a alguns anos, que nunca experimentaram, e eu não acho que eles vão pensar, “Oh meu Deus, esse não é o fim que eu queria.” Eu acho que eles vão, “Oh, bem, isso faz sentido”. Eu acho que isso irá satisfazer as pessoas. Como escritor e criador, é tudo o que você quer. Você só quer satisfazer o público, e você quer se sentir como se fizéssemos o nosso melhor e nós conseguimos, como eles dizem. E eu acho que eles fizeram. Eu acho que eles fizeram um ótimo trabalho.”