quinta-feira, março 28 2024

Das séries de TV até o cinema, o poker conta com uma enorme presença em toda a cultura popular. O esporte é um dos maiores jogos de todos os tempos e as diferentes emoções envolvidas em uma partida são o combustível perfeito para alguns dos melhores momentos na tela que qualquer um pode encontrar.

Assistir a cenas com disputas de poker bem filmadas pode te fazer rir, chorar ou até mesmo pensar, mas independente da emoção, cada uma delas com certeza ficará marcada na memória. Então, depois de aprender o básico do jogo do poker, não deixe de conferir as incríveis séries e filmes abaixo.

O poker nos filmes

Traduzido para o Brasil com o péssimo título A Mesa do Diabo, o filme de 1965 The Cincinatti Kid é um dos maiores clássico do poker e foi um dos principais responsáveis por introduzir o mundo ao potencial dramático do esporte das cartas.

O filme segue o jovem jogador de cartas The Kid (Steve McQueen) através de Nova Orleans em uma jornada para vencer Lancey Howard (Edward G. Robinson) e conquistar o título de melhor jogador de poker de todos os tempos.

Além da disputa final entre The Kid e Howard, o que faz do longa um dos melhores filmes de poker da história é o elenco. McQueen é um dos maiores atores da sua época e o elenco de apoio, com destaque para o antagonista Robinson, é repleto de personagens que adicionam camadas interessantes de nuances para o longa.

The Cincinatti Kid é um clássico atemporal do esporte das cartas, mas nas últimas décadas poucos filmes fizeram tantas pessoas começaram a se interessar pelo mundo do Texas Hold’em quanto Cartas na Mesa (Rounders).

Lançado em 1998 e estrelado por Matt Damon e Ed Norton, a obra já se tornou um clássico do cinema. Seu título original Rounders se refere a jogadores de poker que viajam de cidade em cidade buscando partidas de poker high stakes e o longa acompanha a saga de Mike McDermott (Damon) e Worm (Norton) fazendo exatamente isso.

Ainda não há outro filme moderno que se compare a ele e a epopeia de poker que Mike e Worm atravessam não é nada menos que épica. O filme também conta com uma participação do astro John Malkovich na pele de Teddy KGB e diversas frases de efeito que fazem com que ele seja imperdível.

Diversas celebridades costumam participar de campeonatos de poker e um fato curioso é que após as filmagens do filme, o ator Damon se tornou uma delas, chegando a aparecer em várias competições profissionais.

No início do artigo mencionamos que o poker poderia fazer rir e quando se fala de comédias com esse esporte como pano de fundo, poucos filmes podem se comparar ao clássico cult The Grand.

O filme é uma mistura de comédia de improvisação com drama e não teve um lançamento nas salas de cinema. Apesar disso, ele pode ser alugado no YouTube e ao longo dos anos conquistou uma legião de fãs com suas tiradas inesperadas.

Repleto de comediantes que jogam poker na vida real, como Cheryl Hines, Woody Harrelson, Ray Romano e David Cross, o filme acompanha diversos membros de uma família jogando poker sem um roteiro definido.

Com exceção de algumas falas dos personagens fora da partida, o diretor Zak Penn escolheu jogar toda a mesa final de verdade, o que fez com que nenhum dos atores soubesse de antemão qual dos personagens venceria e qual seria o final do filme.

Para completar a experiência, o elenco de extras do filme é um show a parte e os cinéfilos podem se deleitar com a presença carismática do lendário cineasta alemão Werner Herzog.

O poker nas séries

Se The Grand é, sem qualquer sombra de dúvida, o maior exemplo de comédia de poker no cinema, o posto de melhor comédia de poker nas séries é uma difícil batalha entre duas grandes séries de sucesso.

Apesar de relativamente desconhecida no Brasil, Curb Your Enthusiasm (Segura a Onda, HBO) é uma das maiores comédias americanas e o episódio em que os personagens do programa, cujo no elenco está Cheryl Hines de The Grand no papel de Cheryl David, esposa do protagonista Larry David, é absolutamente hilário.

A série Friends é unanimidade ao redor do globo e também conta com um episódio sensacional dedicado ao esporte da mente. Nele, a turma se envolve em uma das clássicas disputas de “homens” contra “mulheres” e enquanto Phoebe faz diversas trapalhadas, Rachel demonstra suas habilidades e conquista a vitória para o time feminino.

O poker também aparece em outras séries, incluindo algumas que se passam milhares de anos no futuro. Os tripulantes das naves de Star Trek sempre tiveram uma relação próxima com o poker e o esporte das cartas foi mostrado em diversos episódios desde a série original.

Apesar disso, nenhum deles foi tão tão longe quanto Star Trek: The Next Generation. Em um dos episódios da famosa série, Data, androide interpretado pelo ator Brent Spiner, disputou uma partida com hologramas de algumas das maiores mentes da história, com direito a Albert Einstein, Isaac Newton e Stephen Hawking.

Uma das curiosidades mais legais sobre o episódio é o fato de que o próprio Stephen Hawking apareceu como o seu holograma, um fato que fez com que ele se tornasse a única pessoa da história a aparecer na própria pele na série futurística.

Muitas referências ficaram de fora

O mundo do poker aparece de maneira constante na cultura popular e por isso mesmo é impossível mencionar todas as inúmeras ocasiões em que essa modalidade se fez presente.

Das séries de televisão até os filmes, essas aparições apresentam o jogo para novas gerações de fãs e ajudam a mostrar que as emoções e a cultura do poker vão muito além do esporte.