terça-feira, abril 16 2024

Eu cresci na casa ao lado onde viviam o pai e as irmãs de Petra Costa (ElenaOlmo e a Gaivota) em Belo Horizonte. Ela não morava lá, mas seu nome era uma constante nas conversas e ela os visitava ocasionalmente, pois morava fora. Não me esqueço uma ocasião em que assisti com ela e as irmãs a um filme de terror na sala daquela casa antiga na Pampulha. Mal imaginaria eu que Petra se tornaria uma das mais proeminentes documentaristas do país e capaz de capturar com tanta pungência o que está acontecendo com nossa frágil democracia num filme muito mais assustador do que aquele que assistimos.

Democracia em Vertigem não é um documentário sobre o país, mas sim sobre a visãode Petra dos acontecimentos que moldaram a recente política, ameaçando a solidez tão duramente conquistada do nosso Estado Democrático de Direito. Nascida imersa na política (seus pais foram militantes na época da ditadura militar), a cineasta percorre os entremeios de Brasília com uma lente cândida e disposta a aprender e interpretar – sem jamais fazer pré-julgamentos – as transformações sociais dos últimos 10 anos.

O filme não pretende ser uma análise fria e imparcial de fatos, mas sim um retrato intimista da percepção de sua autora com base em seusideais e posicionamentos políticos, que ficam claro para o público, mas que conferem muito mais autenticidade que muitas obras recentes sobre o mesmo tema (falo, claro, da semi-ficcional O Mecanismo, de José Padilha, disponível na mesma plataforma e vendida como “imparcial” por seu realizador). Feito igualmente importante é o registro de momentos-chave da nossa República, como os bastidores do impeachment de Dilma Roussef, a prisão de Lula e a ascensão de Jair Bolsonaro – todos com imagens inéditas, exclusivas e depoimentos destas figuras (que ganham até um agradecimento nos créditos).

Montado à perfeição com imagens históricas, acervo da própria família Costa e entrevistas com políticos e populares, Democracia em Vertigemconta ainda com a narração em off da própria Petra Costa, sem que isso tire o foco do tema central do filme: o rápido declínio de nossa democracia. Mesmo sendo notoriamente de esquerda, a autora não deixa de ressaltar, além da admiração, sua decepção não apenas com Lula e Dilma, como também com o ideal corrompido do partido que por quase 15 anos governou o país, o PT, e que foi grande contribuinte do atual momento político.

Democracia em Vertigem é uma análise cruel e obrigatória para nos ajudar a entender não só o que está ocorrendo, mas também como a subversão de valores, o ódio e a idolatria cega podem caminhar o país a um momento obscuro que, mesmo tão recente, foi inconvenientemente esquecido.