quinta-feira, março 14 2024

A mais famosa série da HBO – uma das maiores da história da TV americana – encerrou recentemente sua oitava e última temporada, com 6 episódios com a conclusãp da saga. O planeta parou para assistir aos desenvolvimentos em Westeros, numa trama movimentada, com inúmeros acontecimentos instigantes e reuniões entre personagens que os fãs já esperavam há bastante tempo. Com episódios repletos de sequências magníficas, descobrimos, entre outras coisas, que Sam Tarly, depois de saber que sua família foi morta pelos Dragões de Dany, falou com Bran e revelou a Jon quem ele é na verdade, Aegon, e já foi escolhido por seu Dragão, o que tornou tudo muito mais interessante.

O fato é que Jon sabia das consequências dessa revelação e qualquer passo em falso ou informação desconexa podia causar uma ruína na aliança, o que de fato ocorreu. Daenerys se auto proclamou rainha e todo o seu caminho foi baseado nessa vontade incessante do trono de ferro. A informação de que existe um verdadeiro herdeiro vivo causou atritos sinistros, que encerraram a série de uma maneira que muitos não esperavam, causando reações diversas do público ao redor do mundo.

Pegando o gancho desta temporada sobre essas “reuniões entre personagens”, imagine uma situação hilária acontecendo, como um jogo de poker entre eles, por exemplo? Como seria o desempenho e a estratégia de cada um deles? Bom, nós imaginamos que seria mais ou menos assim:

1. Ned Stark: Por ser honrado e confiável, ele seria um amador clássico, daqueles que pensam que o jogo é mais fácil do que realmente é. Também acha que os jogadores que blefam o estão desrespeitando abertamente. Nesse sentido Ned seria sempre muito prevísivel e provavelmente seria o primeiro jogador a perder todo o seu pote, o que sempre é melhor do que perder a cabeça.

2. Varys: Ele seria um talentoso jogador de poker, com uma mentalidade de estratégia. Ao mesmo tempo, porém, ele aproveitaria todas as oportunidades para enganar seus oponentes. Com a sua rede de pequenos passarinhos espiões, os outros jogadores teriam que esconder muito bem suas cartas, ou Varys iria simplesmente saber o jogo de todo o mundo antes deles mesmos.

3. Cersei Lannister: Essa seria talvez a jogadora mais implacável numa mesa de poker. Primeiro ela começaria por levar todos os outros jogodares a subestimá-la através de sua beleza. No entanto sua sede de poder total cedo se revelaria, e qualquer jogador que ganhasse uma mão estaria em perigo, pois ela é capaz de guardar muito rancor e nunca esquece quem se cruzou no caminho dela. Sua mão preferida seria sem dúvida o poker de Damas, e todas as cartas teriam a sua cara usando a coroa dos 7 reinos de Westeros.

4. Tyrion Lannister: Talvez o maior e mais inteligente estratega de toda a trama, mas sempre subestimado por seus oponentes, principalmente sua irmã Cersei. Tal como em toda a sua vida Tyrion utilizaria isso em seu favor e acabaria levando os outros jogadores a cometer erros em seu favor. Mas isso só poderia acontecer se não houvesse vinho na mesa, ou Tyrion acabaria fazendo all-in com uma mão cheia de nada.

5. Sansa Stark: com o decorrer da série e ficando evidente nesta última temporada, Sansa tornou-se uma das pessoas mais inteligentes dos reinos, e foi uma das que mais evoluiu em Westeros, mudando completamente da menina inocente, deslumbrada e indefesa que conhecemos no início da série. Sansa seria uma estrategista implacável, que não cometeria o erro de mostrar a sua mão cedo demais. Ela começaria por enganar todos na mesa dando a impressão de uma donzela inofensiva, enquanto discretamente planeando como sacar todo o dinheiro dos outros jogadores.

Bom, devaneios à parte, o presidente da HBO, Casey Bloys, confirmou uma técnica antiga que foi usada pela produção de Game of Thrones para a conclusão da série: foram filmados vários finais diferentes, de forma que nem mesmo os protagonistas ou qualquer curioso que estiver de olho nas gravações, saberá qual dos finais é o verdadeiro escolhido pelos roteiristas. Só nos resta aguardar!