quinta-feira, abril 25 2024

As séries são fonte de entretenimento, diversão e, muitas vezes, informação. Em alguns dias, nós chegamos em casa após um dia cansativo de trabalho e queremos apenas ver uma boa comédia, em outros, pensamos em acompanhar nossos heróis favoritos. Mas também é comum desejarmos ganhar conhecimento sobre assuntos que nos interessam.

Entre os assuntos preferidos dos fanáticos por série, saúde e rotinas hospitalares são grandes destaques. Títulos como Grey’s Anatomy impressionam pela longevidade, enquanto outros como House, The Good Doctor e Chicago Med somam ou somaram números excepcionais na audiência.

Mas e se em vez da ficção, acompanhássemos a realidade? Todos os títulos citados acima possuem personagens e situações criadas. A realidade também nos dá fantásticas histórias que merecem ser acompanhadas e há séries que as retratam. Veja algumas das melhores séries documentais sobre saúde:

Pandemia

Em tempos de pandemia de COVID-19, essa série documental disponível na Netflix não poderia ficar de fora da nossa lista. Ela não fala apenas sobre o coronavírus, mas sim sobre a constante luta dos médicos e cientistas para combater outros vírus e bactérias com potencial de grande contágio.

“Pandemia” apresenta várias discussões importantes sobre o que envolve as doenças que se tornam pandêmicas. A importância da vacinação, as relações entre ciência e fé e os impactos dos vírus no futuro da humanidade são apenas algumas das mais frequentes.

Operação Enganosa

Não há dúvidas de que a tecnologia é muito benéfica para a medicina. A cada ano, muitas e muitas vidas são salvas devido às inovações que surgem. Porém, alguns procedimentos e tratamentos experimentais trazem prejuízos.

“Operação Enganosa”, série disponível na Netflix, conta as histórias reais das pessoas que foram vítimas de tratamentos, medicamentos ou artefatos não comprovados e que tiveram efeitos bastante negativos. Em episódios, mostra como tudo na medicina precisa ser muito bem estudado.

What the Health

A indústria farmacêutica movimenta bilhões de dólares a cada ano. Ela produz remédios que ajudam a curar as nossas doenças, vitaminas e suplementos que melhoram o nosso corpo e sempre apresenta novas soluções. Mas o quanto está relacionada à alimentação e ao estilo de vida que são justamente o que nos deixam doentes?

“What the Health” investiga se a indústria farmacêutica, a indústria alimentícia e o sistema de saúde estão interligados e podem ser uma grande máquina rodando em conjunto. Esse documentário também está disponível na Netflix.

Vitamin

Uma das mais populares séries da televisão coreana, Vitamin ficou no ar entre 2003 e 2017 e teve um total de 664 episódios. Cada um falava sobre um tema diretamente relacionado à qualidade de vida, seja uma substância ou um método contraceptivo.

A décima segunda temporada, por exemplo, começa com episódios sobre vitaminas para os cabelos e vitaminas para a beleza. Em ambos, cita a importância da vitamina D, que ajuda a fixação do cálcio e do fósforo aos ossos, previne várias doenças e ativa o sistema imunológico.

A Indústria da Cura

Seguindo um modelo similar a “Vitamin”, “A Indústria da Cura”, original da Netflix, observa todos os produtos, substâncias e procedimentos lançados a cada ano e investiga se eles realmente fazem bem ou se apenas são movidos por muita propaganda.

É uma série científica e divertida que traz todos os pormenores sobre os produtos que usamos e, muitas vezes, não trazem efeitos tão bons como prometem.