quarta-feira, abril 24 2024

Esta semana noticiamos aqui no Ligado em Série que a HBO Max havia “optado” por não exibir um episódio da atual temporada de Last Week Tonight sobre as eleições brasileiras e com críticas ao governo de Jair Bolsonaro. No programa, o apresentador John Oliver ainda manda, em português, um aviso para os eleitores brasileiros, que acabaram ficando sem o recado.

Hoje (08/10), a Warner Bros. Discovery informou com exclusividade a esta coluna que a empresa reverteu a decisão que, como afirmamos, não viola a Lei Eleitoral brasileira e o episódio já está online para todos os assinantes na HBO Max na plataforma. O comunicado é a seguir reproduzido:

“A Warner Bros Discovery decidiu disponibilizar o 23º episódio da 9ª temporada de Last Week Tonight with John Oliver na HBO Max.”

Warner Bros. Discovery

Embora não tenha dito o motivo, está claro que a auto-censura da empresa não pegou bem, tendo sido alvo de diversas críticas ao longo desta semana, desde que publicamos a matéria. Tanto assinantes e pessoas públicas manifestaram indignação nas redes por conta do ocorrido:

Que bom que a empresa voltou atrás na decisão, mas o ideal é que ela nunca tivesse sido tomada, ainda mais em um período tão crucial para a democracia.