sexta-feira, março 29 2024

Crimes misteriosos, intrigas, traições e disputas de poder são alguns dos temas das séries de mais sucesso da HBO. Muitas vezes essas questões envolvem a dinâmica de famílias que, longe de serem perfeitas, estão no centro das melhores ficções. A segunda temporada de Sucession está em exibição no canal e traz o drama da família de Logan Roy e seus quatro problemáticos filhos numa disputa por poder, reconhecimento do patriarca e, claro, muito dinheiro. A produção foi indicada ao Emmy 2019 na categoria de Melhor Série, mas não é a primeira a abordar as complicadas relações interpessoais em núcleo familiar.

Alguns dos clãs mais complexos e marcantes da televisão estão com todas as histórias disponíveis na HBO GO:

OS ROY, FUNDADORES E HERDEIROS DE UM IMPÉRIO DE MÍDIA EM “SUCCESSION”

Logan Roy (Brian Cox) e seus quatro filhos – Kendall, Roman, Siobhan e Connor (Jeremy Strong, Kieran Culkin, Sarah Snook e Alan Ruck) – compõem uma poderosa dinastia que controla um dos maiores conglomerados de meios de comunicação e entretenimento do mundo, a Waystar Royco. Sucesssion começa com uma grande pergunta: qual será o futuro do gigante da mídia após a saída do patriarca, que comandou o grupo durante décadas? O público acompanhará a vida de cada membro da família em meio a dramas relacionados a ambição, conveniências e estratégias nas quais o dinheiro e o poder parecem ser mais fortes do que o amor familiar.

Sucession é uma série difícil de classificar. Um drama com tom de comédia que mostra os bastidores profundamente trágicos deste conjunto de personagens que integram a família (biológica e ampliada) dos Roy. Longe do aconchego que se espera de uma família, a série retrata a frieza dos vínculos do patriarca com os filhos, a tensão no relacionamento entre os irmãos distantes e o claro desprezo pelas pessoas de fora. Também vemos a constante luta para pertencer ao clã por parte de personagens marcantes como o primo Greg Hirsch e o cunhado Tom Wambsgans (marido de Siobhan). No último episódio da temporada anterior, Kendall, que tinha iniciado uma guerra contra o pai pela sucessão no grupo, acaba recorrendo a ele em busca de ajuda para esconder um ato imperdoável.

OS SOPRANOS: A FAMÍLIA ESTÁ MESMO EM PRIMEIRO LUGAR? 

A série narra a vida de Tony Soprano (James Gandolfini), um líder da máfia ítalo-norte-americana em Nova Jersey que vive uma luta permanente para encontrar o equilíbrio entre sua vida de criminoso e seu papel como chefe de família.

Ele não é um pai modelo, mas se preocupa com a mulher, os dois filhos e sua mãe, ao mesmo tempo que é um grande líder mafioso que precisa cuidar dos negócios sem abalar a tranquilidade familiar. Família Soprano foi um grande marco da TV e sucesso até hoje.

OS FISHER: UMA FAMÍLIA ENTRE A VIDA E A MORTE EM “SIX FEET UNDER”

Ao longo de cinco maravilhosas temporadas de Six Feet Under (À Sete Palmos), os Fisher, estranhos, excêntricos, frios e calculistas, com seu peculiar humor ácido, enfrentam situações entre a vida e a morte, enquanto administram sua empresa funerária em Los Angeles.

Esta é uma das melhores séries que a TV americana já produziu e que também revelou o talento de Michael C. Hall (Dexter) ao mundo. É simplesmente imperdível e minha série favorita.

POLIGAMIA NA FAMÍLIA HENRICKSON DE “BIG LOVE”

A série Big Love (Amor Imenso) analisa a instituição do casamento por meio desta família atípica e dos segredos que cada personagem vai revelando ao longo da trama.

O finado Bill Paxton interpreta Bill Henrickson, um homem polígamo que enfrenta diversos desafios para satisfazer as necessidades emocionais, românticas e financeiras das suas três mulheres e dos seus sete filhos nos arredores de Salt Lake City.

O PASSADO TRAUMÁTICO DOS PREAKER EM “SHARP OBJECTS”

Camille Preaker (Amy Adams), repórter do jornal St. Louis Chronicle, é enviada ao seu povoado natal, Wind Gap, para cobrir o caso de duas meninas desaparecidas. Por trás desta trama policial, Sharp Objects exibe uma traumática história familiar.

O reencontro de Camille com a mãe, Adora (Patricia Clarkson), o padrasto, Alan Crellin, e a meia-irmã, Amma, traz de volta recordações da infância, como a morte da irmã mais nova, Marian, com sérias consequências para seu presente e seu futuro.

CINCO FAMÍLIAS E UM GRANDE SEGREDO EM “BIG LITTLE LIES”

As histórias das famílias de Celeste Wright (Nicole Kidman), Madeline Mackenzie (Reese Witherspoon), Jane Chapman (Shailene Woodley), Bonnie Carlson (Zoë Kravitz) e Renata Klein (Laura Dern) se entrelaçam em Big Little Lies quando elas começam a esconder um grande segredo.

Por trás desse mistério estão os conflitos familiares destas mães, cujas vidas aparentam ser perfeitas. Mas elas vivem dramas relacionados a infidelidade, peso do dinheiro no casamento, dificuldades da família monoparental e violência de gênero.

OS DANUBIO: UMA BUSCA SEM FIM EM “O JARDIM DE BRONZE”

Fabián Danubio (Joaquín Furriel) viveu durante dez anos com o único objetivo de encontrar sua pequena filha desaparecida. Mas, quando finalmente isso acontece, as coisas não são como ele esperava. O reencontro entre pai e filha traz uma dor profunda em função de traumas e verdades com as quais deverão aprender a conviver. Um vínculo complexo que Fabián está disposto a construir apesar de todos os obstáculos.

OS STARK, OS TARGARYEN, OS LANNISTER E OS BARATHEON VIVEM SUAS PRÓPRIAS GUERRAS EM “GAME OF THRONES”

Grande parte do público se lembra de Game of Thrones pelas épicas batalhas na disputa pelo Trono de Ferro. No entanto, muitas delas foram travadas sem exércitos nem dragões, dentro de cada família, na hora de definir seus líderes, seus legados, sua legitimidade e seus papéis na história dos Sete Reinos.

Nas suas oito temporadas, as casas de Game of Thrones revelaram dramas familiares em torno da aceitação dos filhos pelos pais, amor e rivalidade entre irmãos, o papel das mulheres na tomada de decisões e os filhos fora do casamento. Uma história de alianças e traições em busca de poder, no seio de cada família.