sexta-feira, março 29 2024

É no cair da noite que a Escola Estadual Carolina Maria de Jesus inicia o segundo turno escolar. Enquanto os alunos que aproveitaram o dia para estudar estão em casa, preparando-se para o descanso, o horário noturno ganha um novo significado para aqueles que, por motivos diversos, tiveram que abandonar a escola quando mais novos. É neste cenário que é ambientada a série Segunda Chamada, nova produção da Globo com a O2 Filmes de Fernando Meirelles (Pico da Neblina).

Carregado de contradições, carências e muitos desafios, o drama pretende retratar as dificuldades do sistema educacional brasileiro, que é um reflexo da realidade das pessoas que trabalham durante o dia e resolvem encarar de frente uma dupla jornada para estudar à noite.

Neste contexto, cinco professores se tornam exemplos para os seus alunos e ganham importância no dia a dia da escola. O diretor Jaci (Paulo Gorgulho); a professora de Língua Portuguesa, Lúcia (Debora Bloch); a professora de História e Geografia, Sônia (Hermila Guedes); a de Matemática, Eliete (Thalita Carauta); e o de Artes, Marco André (Silvio Guindane) são as figuras que sustentam a escola e reacendem a esperança de quem, até então, precisou esperar para voltar a estudar.

Em vídeo exclusivo para o Ligado, a intérprete da personagem Solange (Carol Duarte), falou um pouco sobre a série e sobre sua personagem, que representa tantos brasileiros nesta realidade:

A série estreia nesta terça, 08/10, após Filhos da Pátira, e tem o objetivo de jogar luz sobre um tema que, desde sempre, é de extrema relevância social: o poder transformador da Educação. O nome da escola faz uma linda homenagem a Carolina Maria de Jesus, uma das principais escritoras negras do Brasil que só aprendeu a ler e escrever aos 30 anos.

Assista ao trailer:

Escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini, com Maíra Motta, Giovana Moraes e Victor Atherino, Segunda Chamada conta com a direção artística de Joana Jabace e direção de Breno Moreira, João Gomez e Ricardo Spencer. A criação é de Carla Faour, Julia Spadaccini e Jo Bilac. Além de Débora Bloch, Paulo Gorgulho, Hermila Guedes, Thalita Carauta e Silvio Guindane, a trama ainda tem no elenco os atores Carol Duarte, Felipe Simas, Mariana Nunes, Nanda Costa, Linn da Quebrada, Otávio Müller, Marcos Winter, José Dumont, Caio Blat e Arthur Aguiar, entre outros.