sexta-feira, março 15 2024

A minissérie Santos Dumont contará em seis episódios a vida do brasileiro considerado “pai da aviação” e a história de suas grandes invenções, estreia neste domingo, 10 de novembro, às 21h, no canal HBO e na HBO GO. Além disso, tratará da grande “controvérsia” relacionada a quem de fato inventou o avião e a rivalidade do brasileiro com os Irmãos Wright, conforme me contou João Pedro Zappa (Dumont) e Roberto Rios (produtor) na entrevista que fiz com eles esta semana:

A produção trará uma reconstrução minuciosa do ambiente do fim do século XIX e início do século XX, e acompanha a trajetória do aviador, desde a infância nos cafezais de sua família no interior de Minas Gerais até os sofisticados salões e aeroclubes de Paris.

Ambientada no Brasil e na França, e com diálogos em português, inglês, espanhol e francês, a minissérie realizada pela HBO em coprodução com a Pindorama Filmes conta a história do brasileiro que personificou grandes transformações da virada do século, e foi aclamado como o primeiro homem a voar em um avião – o 14 Bis.

João Pedro Zappa interpreta o inventor na fase adulta. Na infância ele é vivido pelo ator Guilherme Garcia e, mais velho, por Gilberto Gawronski. O elenco traz ainda Bruna Scavuzzi, Jean Pierre Noher, Lisa Eiras, José Araújo e Miguel Pinheiro, entre outros atores brasileiros e franceses.

Juliana Carneiro da Cunha faz participação especial como a Princesa Isabel, enquanto Fernando Acquarone, que divide a direção com Estêvão Ciavatta, dá vida ao joalheiro francês Louis Cartier, que inventou um relógio especial a pedido de seu amigo aviador. Além do Brasil e de toda a América Latina e do Caribe, a produção tem lançamento confirmado também nos Estados Unidos, Europa e África, totalizando mais de 70 países ao redor do mundo.