sexta-feira, março 29 2024

A CCXP 19 está chegando e faltam poucas horas para a abertura dos portões da São Paulo Expo. Pela primeira vez a feira tem todos os seus 280.000 ingressos esgotados, que disputarão em 4 dias um espaço de 115 mil metros quadrados e 160 horas de programação. É chamado pelos organizadores de “O maior festival de cultura pop do planeta” e não é por menos: São 80 marcas presentes e mais de 40 delegações vindas de Hollywood para promoverem seus próximos lançamentos. Com cerca de 70% do público vindo de fora de São Paulo, estima-se que a CCXP 19 movimente R$ 265 milhões na economia da cidade e região.

Nesse guia teremos um apanhado do que terá, bem como dicas – pra quem já foi e pra quem está indo pela primeira vez – sobre como acompanhar essa experiência.

Paineis e Artistas Confirmados

São nos três auditórios do evento – Cinemark XD, Prime e Ultra – que acontecerão os painéis, premières e masterclasses. São espaços disputadíssimos, especialmente o auditório Cinemark que, apesar da capacidade de mais de 3 mil assentos, vive quase sempre lotado. Assim como nas maiores Comic Cons do mundo, não há entrada garantida.

O sistema importado da SDCC – precussora do formato – é chamado de “first come, first save“, o que significa que uma vez lotado, só quando pessoas saírem é que novos lugares são liberados. Nem a imprensa tem acesso garantido (apenas ingressos Full e convidados dos estúdios).

Aqui você confere a programação do palco principal do evento dia a dia.

Áreas Temáticas

Além disso, haverá também os espaços dedicados a elementos variados da cultura pop, como a Game Arena (onde acontecem campeonatos de e-Sports e demonstração de games), o Cosplay Universe (que reúne um concurso de cosplayers).

Tem também o Stage Creators (com paineis com YouTubers e influenciadores), Arena Board Games (para os fissurados em jogos e tabuleiros), área de Fotos & Autógrafos (onde o público pode comprar fotos e autoógrafos com os artistas convidados da feira – *não incluindo os de estúdios*) e o maior Artists’ Alley do Hemisfério Sul com quadrinistas famosos e independentes de todo o mundo.

Estandes

Neste ano, como em todos os outros, grandes estúdios, empresas de entretenimento e serviços de streaming prepararam estandes gigantescos e únicos. Na SDCC, por exemplo, todo ano eles reutilizam a mesma estrutura. Aqui, a cada ano há uma disputa “velada” entre as marcas para ver qual entrega a melhor experiência.

Nesse link mostraremos detalhes (após a abertura da feira) do que teremos lá, em especial o estande do patrocinador da nossa cobertura, o Canal AMC, que levará experiências e fará o lançamento global da nova série do universo The Walking Dead intitulada World Beyond – saiba mais.

Comic Con é feita de escolhas – saiba escolher o que fazer!

Em uma Comic Con, assim como em grandes festivais, há uma infinidade de eventos acontecendo simultaneamente. Além dos paineis, áreas temáticas, temos também os estandes com ativações dos estúdios (mais sobre isso à frente) e muita surpresa. Não adianta ir achando que será possível ver tudo e fazer tudo. Você precisa priorizar, planejar e focar nos conteúdos que quer ver, aventurar-se nas filas (que são enormes) ou procurar os sistemas de agendamento para as atrações de cada local, quando disponíveis. Fique de olho no cronograma e sinta o tamanho das filas. Seu ingresso não é uma garantia de que você vai conseguir ver tudo. Garanta-se você. Chegue com antecedência e tenha paciência.

O aplicativo oficial da feira é uma boa forma de ajudar no planejamento, pois ele tem o guia, mapa e cronograma de atrações. Cubro o evento há 5 anos e estive em duas edições da New York Comic-Con e posso dizer: nesse tipo de evento a imprevisibilidade é uma atração à parte. Você pode estar andando e dar de cara com o elenco de uma série ou filme numa ativação ou até pegar um Will Smith andando mascarado no meio do povo.

Deslocamento e Alimentação

Use transporte público para chegar até a feira, pois o São Paulo Expo fica numa rodovia com acesso remoto, o preço do estacionamento é alto e as filas de carros são enormes no entorno, sendo especialmente um inferno pra sair do prédio de garagem (como vou com bastante equipamento, todo ano passo por isso e só piora). A CCXP oferece transporte de van gratuito saindo e voltando ao terminal Jabaquara do Metrô de São Paulo.

Além disso, procure levar snacks e lanches saudáveis, como barrinhas de cereal, sucos, água e similares. Não há opções de alimentação fora da feira e lá dentro a maior parte das comidas e bebidas são extremamente caras (como em festivais de músicas) e com opções em geral pouco saudáveis. Pra quem vai em todos os dias como eu, esteja sempre preparado com um snack na mochila.

Aproveite o Momento

Quando no pavilhão, respeite os demais visitantes, filas, organizadores e os artistas. Participe dos paines e ativações de forma positiva e ordenada, pois isso será em benefício de todos. Se for para a feira com sua galera, saiba que inevitavelmente vocês podem se separar e perder. Por isso, marque locais de encontro, pois nem sempre os celulares funcionam devido a aglomeração de gente e o congestionamento do tráfego de voz e dados das torres.

Outra dica que dou é: guarde seu celular nos paineis e vá curtir o momento (e jamais acenda a tela quando qualquer conteúdo estiver sendo exibido, mesmo que você não esteja filmando). Há seguranças com equipamentos de visão noturna que poderão retirar o infrator dos avisos da sala, pois até hoje nenhum conteúdo exclusivo foi vazado e os organizadores se orgulham disso. Além disso, você nunca mais vai ver aquele filminho gravado à distância que, no fim das contas, só vai servir pra ocupar espaço no seu telefone.

Spoiler Night

Portadores de alguns tipos de ingressos (Epic e Full), imprensa e convidados possuem acesso à Spoiler Night. São 3 horas na quarta à noite que antecede o evento e de lá dá pra ter, ainda que via Internet, um gostinho do que o público vai ter nos dias seguintes. Aproveite este conteúdo gerado pra te ajudar a definir onde e o que ver primeiro, considerando suas preferências pessoais. Nós estaremos lá registrando tudo em nossas redes sociais (@ligadoemserie no Twitter, Facebook, Facebook Stories, Instagram, Instagram Stories e IGTV).

Vai ser a maior Comic Con Experience de todas. Nos vemos lá!