quinta-feira, março 28 2024

É interessante que após o sucesso estrondoso e reconhecimento crítico de Veep, Armando Iannucci venha com uma série tão diferente de sua criação original. Avenue 5, comédia que estreia neste domingo (19/01) à 0h na HBO, contudo, tem indistintamente o carregado toque de cinismo da série política estrelada por Julia Louis-Dreyfus, mas numa ambientação totalmente inusitada.

A produção traz Hugh Laurie (House, Veep) como Ryan Clark, capitão do cruzeiro espacial Avenue 5 num futuro distante. Repleto de comodidades de luxo, buffets gourmet, spa, deck de observação e aulas de ioga, a embarcação também é povoada com os tipos mais estúpidos do universo, a começar pelo próprio Ryan (e sua peruca), pelo excêntrico dono da empresa Herman Judd (Josh Gad, The Comedians) e pelo peculiar auxiliar de serviços Matt Spencer (Zach Woods, Silicon Valley).

A trama tem início in media res numa viagem de oito semanas em torno de Saturno, quando uma falha técnica no sistema de gravidade produz um atraso de três anos na jornada e uma infinidade de hilárias gags físicas, evidenciando o total despreparo de toda a tripulação para lidar com o ocorrido e o começo de uma revolta dos passageiros liderada pela indignada Kelly (Rebecca Front, Humans).

Com diálogos rápidos e um roteiro cheio de sacadas cômicas com jogos de palavras que funcionam em sua maior parte (um pouco prejudicado pelas barreiras linguísticas) Avenue 5 ainda evoca um tom parodial com séries que se passam em embarcações espaciais gigantes, como Star Trek e Battlestar Galactica, mas criando uma identidade própria graças ao humor completamente nonsense e sem limites.

É certo que algumas piadas são repetidas mais do que deveriam (como a do delay e a dos caixões que passam a orbitar a nave – tem que ver pra entender), mas no geral a comédia entretém pelo constante absurdo de suas situações, trazendo diversão para os domingos à noite da HBO.