sexta-feira, março 29 2024

Segura a Onda (Curb Your Enthusiasm) é uma série que sobrevive ao teste do tempo. Em sua 10ª temporada, a comédia criada e estrelada por Larry David (Seinfeld) continua exibindo ótima forma, mostrando a contínua desconstrução de seu peculiar, irritante, mas sempre divertido protagonista… Larry David, numa versão não tão ficcional de si mesmo.

Ele é o mestre de criar para si situações cômicas terrivelmente embaraçosas e até mesmo trágicas, como uma espécie de mestre do caos. Repleto de manias e com uma visão particular sobre as relações sociais, David começa o décimo ano de Curb com um de seus mantras: pare de desejar feliz ano novo semanas após o início do novo ano. Ele também nos ensina a tática do “Tchau Festivo” – tática para se livrar de ter que interagir com pessoas indesejadas em festas – e chega ao cúmulo de usar um chapéu MAGA (aquele da campanha de Trump) para evitar dissabores.

Mas talvez o aspecto mais genial de Segura a Onda é a capacidade da série de sintetizar o incômodo de um entusiasta do ócio nos mais diversos aspectos – no macro e no micro -, desde grandes acontecimentos até pequenos detalhes como o de uma mesa bamba. A série também é povoada com os tipos mais divertidos da TV, muitas vezes também interpretando versões de si mesmo, como sua ex-esposa de mentirinha Cheryl Hines ou o ator Ted Danson (The Good Place), seu “atual” rival, e com quem agora forma um triângulo amoroso.

Este ano, Larry retorna mais afiado do que nunca, desta vez abordando o movimento MeToo de forma irreverente, mas nunca desrespeitosa, quando ele mesmo faz uma reanálise de situações cotidianas sob a ótica de uma Los Angeles profundamente afetada pelos malfeitos de abusadores – e brincar com a semelhança de seu amigo Jeff com Harvey Weinstein é apenas a cereja do bolo.

Desde 2000 (a atração possui hiatos de anos, mas a HBO não se atreveria a cancelá-la) Segura a Onda é um dos melhores expoentes do humor involuntário e templo do sarcasmo inconfundível do mestre Larry David.