sexta-feira, março 15 2024

Acontece hoje a cerimônia dos Academy Awards 2020, ou simplesmente Oscar, a partir das 22h00, com transmissão no Brasil ao vivo pela TNT, sem apresentador oficial pelo segundo ano consecutivo. Assim sendo, chegou a hora de realizar as minhas tradicionais previsões finais sobre quais serão os vencedores.

Assim como foi o Oscar 2018, a edição desse ano promete ser previsível. Embora ainda haja um pouco (mas só um pouco) de suspense envolvendo as chances de 1917 e Parasita em Filme e Direção, as categorias de atuações já estão garantidas desde o início da temporada de premiações: Joaquin Phoenix, Renée Zellweger, Brad Pitt e Laura Dern venceram em praticamente todos os principais termômetros do Oscar, o que inevitavelmente tira um pouco da emoção da competição.

Mais uma vez, devo ressaltar, que essas apostas serão feitas baseadas nas premiações dos sindicatos, que são os principais termômetros: PGA (produtores), DGA (diretores), WGA (roteiristas) e SAG (atores).

Melhor Filme

Quem vai vencer: 1917

Quem pode surpreender: Parasita

Explicando a escolha: 1917 é um filme sobre a Primeira Guerra Mundial, comandado pelo cineasta Sam Mendes (já premiado anteriormente por Beleza Americana) e filmado de maneira que simule um único plano-sequência. Mais “papa-Oscar” do que isso, impossível. E o filme venceu o PGA e o DGA, cimentando sua vitória com 90% de certeza. Os 10% de dúvida é pelo fato de Parasita ser um longa aclamado que superou o preconceito contra filmes estrangeiros na categoria principal e que ganhou mais admiração dos votantes no decorrer da temporada, a ponto de vencer o SAG de Melhor Elenco. Infelizmente, a derrota de Roma para Green Book (Jesus amado…) me faz perder muitas das esperanças de que o longa sul-coreano possa surpreender (embora Roma ainda se saísse mais prejudicado pelo fato de muitos membros da Academia terem resistência contra a Netflix). Para os membros mais veteranos e conservadores da Academia, 1917 é sem dúvida uma opção mais acessível (algo que já foi comprovado nos lamentáveis “Brutally Honest Oscar Ballots“).

Qual seria o meu voto: Parasita. Também ficaria feliz com O Irlandês, Era Uma Vez em Hollywood e Jojo Rabbit.

Melhor Diretor

Quem vai vencer: Sam Mendes

Quem pode surpreender: Bong Joon Ho

Explicando a escolha: Além do espetáculo visual de 1917, Sam Mendes também venceu o DGA, o que o torna o favorito. Porém, o amor crescente por Parasita pode causar uma divisão de prêmios, com Filme indo para 1917 e Bong Joon Ho levando Direção (sem contar que Sam Mendes já ganhou anteriormente nessa categoria por Beleza Americana, em 2000).

Qual seria o meu voto: Bong Joon Ho, mas ficarei feliz com a vitória de qualquer um, exceto Todd Phillips (que poderia ter sido facilmente substituído por Greta Gerwig, Taika Waititi ou Pedro Almodovar)

Melhor Ator

Quem vai vencer: Joaquin Phoenix

Quem pode surpreender: Ninguém, para falar a verdade, mas como preciso arriscar um: Adam Driver

Explicando a escolha: Phoenix ganhou tudo até agora e já está mais do que na hora de ganhar um Oscar.

Qual seria o meu voto: Antonio Banderas

Melhor Atriz

Quem vai vencer: Renée Zellweger

Quem pode surpreender: Não vai acontecer, mas se é para arriscar alguém: Scarlett Johansson. Sua indicação dupla prova que é amada por muitos votantes da Academia.

Explicando a escolha: Também venceu tudo até agora.

Qual seria o meu voto: Saoirse Ronan

Melhor Ator Coadjuvante

Quem vai vencer: Brad Pitt

Quem pode surpreender: Joe Pesci

Explicando a escolha: Joe Pesci começou liderando entre as premiações de críticos, mas Pitt foi quem ganhou mais força no decorrer da temporada, venceu o SAG, é amado pela indústria e o fato de não ter vencido até o momento (em uma categoria de atuação, já que venceu Melhor Filme como produtor de 12 Anos de Escravidão) lhe dá uma vantagem contra os seus demais concorrentes (cada um com pelo menos uma vitória no passado).

Quem deveria vencer: Al Pacino

Melhor Atriz Coadjuvante

Quem vai vencer: Laura Dern

Quem pode surpreender: Scarlett Johansson

Explicando a escolha: Adivinhem? Sim, venceu tudo até agora, e assim como Pitt, é uma veterana amada pela indústria.

Quem deveria vencer: Laura Dern

Melhor Roteiro Original

Quem vai vencer: Parasita

Quem pode surpreender: Era Uma Vez em Hollywood

Explicando a escolha: Disputa acirrada entre Parasita Era Uma Vez em Hollywood. Parasita levou o WGA, mas Tarantino não era elegível. Ainda assim, apostarei em Parasita que, comparado com o longa de Tarantino, claramente cresceu na temporada de premiações, ao passo que Tarantino já ganhou dois Oscars por Pulp Fiction e Django Livre.

Quem deveria vencer: Parasita, mas ficarei feliz com a vitória de qualquer um exceto 1917, que é um ótimo filme graças ao seu diretor e ao seu elenco, não pelo roteiro.

Melhor Roteiro Adaptado

Quem vai vencer: Jojo Rabbit

Quem pode surpreender: Adoráveis Mulheres

Explicando a escolha: Adoráveis Mulheres parecia ser o favorito no início da temporada, mas eis que na reta final, perdeu o Bafta e o WGA para Jojo Rabbit. Além disso, o filme de Taika Waititi deve se beneficiar aqui com um prêmio de consolação por não levar o Oscar em mais nenhuma categoria (ao passo que Adoráveis Mulheres ainda tem chance em outra categoria que falarei mais adiante…)

Quem deveria vencer: Jojo Rabbit, mas ficarei feliz com a vitória de qualquer um que não seja Coringa (um filme que deve a maior parte de sua força na composição de Joaquin Phoenix)

Melhor Filme de Animação

Quem vai vencer: Toy Story 4

Quem pode surpreender: Klaus

Explicando a escolha: Pixar. O que mais dizer?

Quem deveria vencer: Toy Story 4

Melhor Filme Estrangeiro

Quem vai vencer: Parasita

Quem pode surpreender: Dor e Glória

Explicando a escolha: Preciso explicar? Mesmo?

Quem deveria vencer: Parasita, mas o maravilhoso Dor e Glória também merece muito.

Melhor Fotografia

Quem vai vencer: 1917

Quem pode surpreender: Era Uma Vez em Hollywood

Explicando a escolha: Roger Deakins já foi indicado ao Oscar 15 vezes, tendo finalmente vencido em 2018 por Blade Runner 2049. E todos concordam que boa parte da força de 1917 se deve ao seu trabalho.

Quem deveria vencer: 1917

Melhor Montagem

Quem vai vencer: Parasita

Quem pode surpreender: Ford vs. Ferrari

Explicando a escolha: Uma categoria importante. A montagem é o grande chamariz de Ford vs. Ferrari, mas o longa perdeu o American Cinema Editors Award de Filme Dramático para Parasita (Jojo Rabbit levou na categoria Comédia). 1917 e Era Uma Vez em Hollywood não foram indicados aqui. E ainda que Thelma Schoonmaker seja uma lenda aclamada na indústria, é provável que muitos votantes tenham sido afugentados pela longa duração de O Irlandês. Posso estar cometendo um enorme erro aqui, mas apostarei em Parasita e no amor que o filme recebeu na temporada de premiações, mesmo sabendo que Ford vs. Ferrari tem mais a cara de ter atraído a atenção dos votantes.

Quem deveria vencer: Parasita

Melhor Design de Produção

Quem vai vencer: Era Uma Vez em Hollywood

Quem pode surpreender: 1917

Explicando a escolha: O filme do Tarantino precisa levar outro prêmio além de Ator Coadjuvante, e é óbvio que a Hollywood dos anos 60 deve ser a opção mais atraente para os votantes.

Quem deveria vencer: Era Uma Vez em Hollywood

Melhor Figurino

Quem vai vencer: Adoráveis Mulheres

Quem pode surpreender: Era Uma Vez em Hollywood

Explicando a escolha: Prêmio de consolação para o filme de Greta Gerwig, já que, infelizmente, não vai ganhar mais nada.

Quem deveria vencer: Adoráveis Mulheres

Melhor Maquiagem

Quem vai vencer: O Escândalo

Quem pode surpreender: Coringa

Explicando a escolha: Mais uma transformação impressionante de uma personagem de Charlize Theron.

Quem deveria vencer: O Escândalo

Melhores Efeitos Visuais

Quem vai vencer: 1917

Quem pode surpreender: Vingadores: Ultimato

Explicando a escolha: É embaraçoso que a Marvel Studios ainda não tenha vencido nessa categoria, mas a atenção dos votantes deve ser atraída mais pelos efeitos de 1917, que consegue (na maioria das vezes) manter a ilusão de que o filme é um único plano-sequência.

Quem deveria vencer: 1917

Melhor Trilha Sonora

Quem vai vencer: Coringa

Quem pode surpreender: 1917

Explicando a escolha: A trilha de Coringa é belíssima e venceu na maioria das premiações. Sua única ameaça séria é Thomas Newman, veterano que já foi indicado 15 vezes e ainda não venceu.

Quem deveria vencer: Coringa

Melhor Canção

Quem vai vencer: I’m Gonna Love Me Again (Rocketman)

Quem pode surpreender: Stand Up (Harriet)

Explicando a escolha: O poder de Elton John é inigualável.

Quem deveria vencer:  I’m Gonna Love Me Again (Rocketman)

Melhor Som

Quem vai vencer: 1917

Quem pode surpreender: Ford vs. Ferrari

Explicando a escolha: Um filme de guerra contra um filme de corrida. Aposto no primeiro.

Quem deveria vencer: 1917

Melhor Edição de Som

Quem vai vencer: 1917

Quem pode surpreender: Ford vs. Ferrari

Explicando a escolha: Idem.

Quem deveria vencer: 1917

Melhor Documentário

Quem vai vencer: Honeyland

Quem pode surpreender: American Factory

Explicando a escolha: Honeyland foi indicado em Documentário e Filme Estrangeiro, o que mostra que é amado por boa parte da Academia.

Quem deveria vencer: Democracia em Vertigem