quarta-feira, março 13 2024

Avenue 5, série de comédia estrelada por Hugh Laurie (House), foi renovada para segunda temporada pela HBO. Depois de uma boa e divertida estreia, tenho notado que os episódios subsequentes não mostraram, ainda, todo o potencial da comédia de Armando Ianucci, seu criador, e que comandou a excepcional comédia Veep.

A história é ambientada 40 anos no futuro, quando as viagens de turismo pelo espaço não são mais ficção científica e, sim, um negócio multimilionário. Apesar da excelente premissa, um dos maiores problemas da série não é seu roteiro, mas sim os personagens e uma patente falta de sinergia do elenco. Hugh Laurie, pra começar, está bem off como o falso capitão Ryan Clark. Não quero dizer que ele é um intérprete ruim, pois não é, mas em seis episódios vejo que ele não encontrou o tom adequado para o personagem.

Algo similar ocorre com Josh Gad (Frozen 2). Ele é um ator com uma grande tendência para o overacting, mas que não se encaixa bem no universo mais sarcástico que Ianucci tende a imprimir em suas séries, fazendo com que ele fique deslocado do restante da narrativa em todas as suas aparições.

Há também escolhas de casting que, agora que tivemos mais tempo para ver suas interações com as tramas e os outros personagens, também não funcionam. Os exponentes são Rebecca Front como a passageira Karen Kelly e Nikki Amuka-Bird, a chefe de controle da Judd, que não possuem uma função clara exceto preencher tempo.

O roteiro é o ponto alto da atração com as tiradas características de Ianucci e sua equipe de roteiristas, que consegue tornar trivial situações que são absurdas – como um segundo presidente dos EUA que é uma inteligência artificial ou uma nuvem de excrementos que exibe a imagem do Papa João Paulo II no exterior da nave. Em termos técnicos, Avenue 5 também se sobressai graças ao design de produção arrojado, efeitos aceitáveis para uma comédia espacial descompromissada e gags recorrentes interessantes, como os anúncios em vídeo de Zach Woods (Silicon Valley).

Não sei, porém, se com esses seis primeiros episódios Avenue 5 merecia uma 2ª temporada. Me pareceu uma decisão apressada da HBO – tal qual como quando renovou Vinyl cedo demais e depois voltou atrás. Espero que seus executivos tenham feito uma aposta boa com o que está por vir e não com o que vimos até agora. Veremos.