quinta-feira, março 28 2024

[Atualização 14:04] A Netflix entrou em contato com o Ligado e informou que a estreia do especial Unbreakable Kimmy Schmidt: Kimmy x Reverendo será adiada no Brasil e ainda não há data confirmada. Segundo a empresa, o atraso se deu por conta da impossibilidade de dublar o título a tempo. A empresa disse que por causa da pandemia de COVID-19, há a necessidade de prevenir a saúde dos dubladores e esclareceu, ainda, que apesar de alguns títulos estarem estreando apenas com a opção legendada, a equipe criativa de Kimmy Schmidt entendeu importante que este título chegue aos territórios de língua não-inglesa dublados e legendados. Por fim, a Netflix informou que ainda hoje a página do título na plataforma será atualizada para constar esta informação.

Abaixo a notícia originalmente publicada.

Até hoje praticamente todas as séries e produções originais da Netflix estrearam simultaneamente em todo o mundo, com raríssimas exceções. Esse, infelizmente, não é o caso do especial interativo de Unbreakable Kimmy Schmidt que já está disponível no exterior a partir desta terça (12/05), 12/05, mas não aqui no Brasil. Acessando a plataforma, há apenas a opção pra ser “notificado” quando o título estiver disponível. Não há data. Por aqui atrações novas estreiam sempre às 5 da manhã da data anunciada.

Já no site de imprensa, é informado que a estreia seria hoje:

Outro fato estranho e que indica que a atração não chegará por aqui hoje é que não há nem trailer disponível no perfil brasileiro da empresa no YouTube. Quem acompanha as estratégias de divulgação da Netflix sabe que a maior parte dos materiais de títulos próprios são divulgados simultaneamente no mundo todo também. Nas estreias do mês, o título não consta:

A última vez que o perfil da @NetflixBrasil no Twitter mencionou sobre a série (e não o especial) foi no dia 1º de abril:

Antes disso, apenas em junho de 2019 o perfil da empresa mencionou o especial, também indicando que estrearia em 2020, sem prazo:

Questionei a assessoria da empresa sobre o motivo da não-aparição do título e aguardamos o posicionamento. Leitores que acionaram o chat da empresa disseram que foram informados que por conta da impossibilidade de dublagem alguns títulos podem atrasar, mas o que temos visto na prática é que as atrações estreiam sem dublagem, apenas com legendas:

Intitulado Kimmy x O Reverendo, o programa trará Kimmy Schmidt (Ellie Kemper, The Office) no que é classificado como “a maior aventura de sua vida”. Ao exemplo de Bandersnatch, o espectador poderá decidir o desenrolar dessa história. No elenco do especial estão: Ellie Kemper, Tituss Burgess, Jane Krakowski, Carol Kane, Daniel Radcliffe, Jon Hamm, Sara Chase, Lauren Adams, Donna Maria, Amy Sedaris, Michael Carlsen, Fred Armisen, Chris Parnell, Jack McBrayer e Johnny Knoxville.